Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste da Fonte de Alimentação Fractal Design Tesla R2 650 W


     28.571 visualizações    Energia    2 comentários
Teste da Fonte de Alimentação Fractal Design Tesla R2 650 W
Produto Recomendado

Análise do Secundário

Como era de se esperar em uma fonte de alimentação de alta eficiência, a Fractal Design Tesla R2 650 W usa um projeto síncrono, onde os retificadores Schottky foram substituídos por transistores MOSFET. Além disso, esta fonte também utiliza um projeto DC-DC no seu secundário, o que significa que ela é basicamente uma fonte de +12 V com as saídas de +5 V e +3,3 V sendo produzidas por duas fontes de alimentação menores conectadas ao barramento de +12 V principal. Ambos os projetos são usados para aumentar a eficiência da fonte.

A saída de +12 V usa quatro transistores MOSFET IPP041N04N, cada um suportando até 80 A a 100° C em modo contínuo ou até 400 A a 25° C em modo pulsante, com um RDS(on) máximo de 4,1 mΩ. A Rosewill FORTRESS-650 usa quatro transistores IPP023N04N G, que oferecem um limite de corrente mais alto e um RDS(on) mais baixo.

Fractal Design Tesla R2 650w
Figura 16: Os transistores de +12 V

Como foi explicado, as saídas de +5 V e de +3,3 V são produzidas por dois conversores DC-DC, localizados em uma placa soldada à placa do circuito impresso principal. Cada conversor é controlado por um circuito integrado CAT7523 e usa um par de transistores IPD031N03L, cada um suportando até 90 A a 100° C em modo contínuo ou até 400 A a 25° C em modo pulsante, com um RDS(on) máximo de 3,1 mΩ.

Fractal Design Tesla R2 650w
Figura 17: Os conversores DC-DC

Fractal Design Tesla R2 650w
Figura 18: Os conversores DC-DC

As saídas desta fonte de alimentação são monitoradas por um circuito integrado GR8313, que suporta apenas proteções contra sobretensão (OVP) e subtensão (UVP).

Fractal Design Tesla R2 650w
Figura 19: Circuito de monitoramento

Esta fonte de alimentação usa uma combinação de capacitores sólidos e eletrolíticos no seu secundário. Os capacitores eletrolíticos são da Teapo e rotulados a 105° C, como de costume. Os capacitores sólidos são da CapXon. A Rosewill FORTRESS-650 usa capacitores japoneses aqui.

Fractal Design Tesla R2 650wFigura 20: Capacitores


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Primeiramente, estou muito feliz em saber que finalmente, a Fractal Design irá começar suas operações aqui no Brasil. Ela possui excelentes gabinetes, principalmente para aqueles que gostam de silêncio. Parabéns ao importador que concluir essa parceria com esta empresa.

Quanto a fonte, esperava o ótimo desempenho em regulação de tensão, melhor que as fontes 80plus Gold que temos aqui no Brasil, mas achei o ripple um pouco alto mesmo nas linhas que não são as de +12V. Talvez, com capacitores japoneses, os valores ficariam mais baixos. Mas ainda assim, a plataforma da ATNG é um potencial concorrente das Seasonic KM (2) da Seasonic X/Corsair AX e Super Flower Golden Green das NZXT Hale 90. Só peço pro importador, pelo amor de deus, esqueçam a potencialite aguda e tragam a versão de 500W desta fonte. Configurações com duas HD 7870 rodam tranquilamente nessas condições...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente o incentivo fiscal para empresas de hardware e software para PCs/Consoles/Portateis no Brasil, praticamente é nulo, espero que a Fractal Design consigo entrar no mercado nacional, pois, isso será vantajoso além de nós usaer bem como para nossa economia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!