O ST Simulator
Carros são sinônimo de tecnologia. Com este pensamento em mente, aceitamos o convite da Ford para participar do Salão do Automóvel de Detroit, o NAIAS (North American International Autoshow). Vimos, naturalmente, um desfile das novidades da indústria automobilística, com grande enfoque nos modelos híbridos e elétricos. Mas nosso olhar sempre esteve voltado para o hardware, para a interação computador/veículo e, claro, para os videogames. Pois encontramos a encruzilhada desses três temas nos simuladores presentes na feira e em outro instalado na própria sede da Ford.
Dentro do salão, esbarramos com o ST Simulator, usado para test-drive virtual dos modelos Focus ST e Fiesta ST, da Ford. O aparelho conta com um trio de monitores e assentos montados sobre um aparato hidráulico que responde aos movimentos do volante e dos pedais. A volta pelo circuito virtual inclui várias curvas, especialmente uma traiçoeira no final do percurso que tira qualquer um da pista – não fomos os únicos a rodar, das várias pessoas que formavam a fila para o brinquedo. Ao sair da simulação, ficou aquela vontade de montar uma engenhoca dessas para aposentar o Gran Turismo no PlayStation 3, mas o preço salgado de 300 mil dólares acabou com nosso sonho.
Figura 1: ST Simulator da Ford
Figura 2: Visão lateral
Ao contrário do Virttex, o supersimulador que abordaremos adiante, o objetivo do ST Simulator não é aperfeiçoar as técnicas de direção e segurança dos motoristas, e sim adoçar a boca dos clientes. “Sabemos que nossos consumidores adoram videogame”, diz a gerente da marketing da linha ST da Ford, Lisa Schoder. “O simulador é programado com as especificações reais do veículo para que as pessoas experimentem a dinâmica de seu desempenho”.
Pelo resto do evento, ainda vimos outros simuladores e cabines de direção, como o Eco Assist Challenge da Honda e o Lacrosse eAssist da Buick. Ambos tinham propostas mais didáticas sobre sistemas de economia de combustível das montadoras. Eles variavam entre vídeos demonstrativos e joguinhos cujo objetivo era obter a melhor relação de quilometragem por combustível consumido. Depois da adrenalina do ST Simulator, aprender sobre economia verde pareceu um tanto enfadonho
Figura 3: Ao volante do Lacrosse eAssist da Buick
Fora do NAIAS é que encontramos o verdadeiro casamento entre tecnologia e automobilística, o sistema Virttex.
Respostas recomendadas
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora