Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Teste de Memórias Flash USB – Maio de 2006

       
 51.183 Visualizações    Testes  
 2 comentários

Desta vez adicionamos cinco novos modelos (David 100 da Geil, Super Stick da Kingmax, DataTraveller Elite e DataTraveller U3 Smart da Kingston e Rally da OCZ) ao nosso teste e agora podemos comparar a diferença entre nove memórias flash USB. Confira!

Teste de Memórias Flash USB – Maio de 2006
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

As memórias flash USB já fazem parte de nossas vidas. Pequenas e com capacidades maiores do que a dos disquetes, estes dispositivos são perfeitos para substituírem os disquetes. Desta vez adicionamos cinco novos modelos ao nosso teste anterior e agora temos nove memórias flash USB diferentes para comparar. Os novos modelos testados foram: David 100 da Geil, Super Stick da Kingmax, DataTraveller Elite e DataTraveller U3 Smart da Kingston e Rally da OCZ. Quem é o vencedor?

Aqui está a lista completa das memórias flash USB que incluímos neste teste:

Todos os modelos testados são USB 2.0 e você pode estar se perguntando qual é a diferença entre eles além de suas capacidades. Bem, existem muitas diferenças. Os modelos da Geil e da OCZ utilizam tecnologia dual channel e por isso devem obter um desempenho maior do que os outros modelos (veremos se isto é ou não verdade).

O David 100 da Geil tem também um dispositivo que recolhe o conector USB, protegendo-o contra danos quando o dispositivo é transportado, veja na Figura 1. Isto é uma grande idéia, apesar de em nossa experiência termos quebrado o conector USB da nossa memória USB enquanto ela estava conectada ao computador, não enquanto ela era transportada.

Teste de Memórias Flash USB – Maio de 2006
Figura 1: David 100 da Geil.

O modelo da Kingmax, até onde temos conhecimento, é a menor memória flash USB do mundo e é realmente à prova d’água. Ela é tão pequena que o seu tamanho é praticamente o mesmo de um clipe de papel. Ela não é apenas pequena, mas também muito fina.

Teste de Memórias Flash USB – Maio de 2006
Figura 2: Super Stick da Kingmax.

A Flash Voyager da Corsair também é à prova d’água, mas você se lembra o que aconteceu com ela depois de um tempo. Como o modelo da Kingmax usa um tipo de conector diferente, achamos que ele não terá o destino fatídico que teve nosso Flash Voyager. Na verdade, o modelo da Kingmax é o único modelo que parece ser realmente inquebrável.

Enquanto que o DataTraveller 2.0 da Kingston é uma memória flash USB comum, o Data Traveller Elite vem com um sistema interno de criptografia baseada em hardware (AES de 128 bits), sendo um excelente produto se você quer transportar dados confidenciais. Você precisa usar um programa de criptografia da Kingston, o TravelerSafe+, para criptografar seus dados. Se você não usar este programa, o DataTraveler Elite funcionará como uma memória flash USB comum.

Já o DataTraveller U3 Smart traz algo diferente: ele é considerado uma “memória inteligente”, usando tecnologia U3 (veja http://www.u3.com). Esta tecnologia permite a você transportar o programa necessário para trabalhar com seus arquivos automaticamente na memória. Assim, quando você abre seus arquivos em um computador diferente, você será capaz de trabalhar com eles mesmo que o programa necessário para editá-lo não esteja instalado neste computador. Realmente interessante.

Teste de Memórias Flash USB – Maio de 2006
Figura 3: DataTraveller U3 Smart da Kingston.

Veremos agora o desempenho das memórias flash USB selecionadas. Para ler mais sobre os outros modelos, veja nosso teste de memórias flash USB publicado em setembro de 2005.

Editado por

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Artigos similares


Comentários de usuários




Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×