Introdução
As memórias flash USB já fazem parte de nossas vidas. Pequenas e com capacidades maiores do que a dos disquetes, estes dispositivos são perfeitos para substituírem as antigas unidades de disquete. Prenda uma memória dessas ao seu chaveiro e você terá um meio perfeito de levar dados para lá e para cá, especialmente quando você for a lugares onde você acha que não precisará de um (como naquela festa na beira da piscina na casa do seu melhor amigo – com certeza você vai querer ver as fotos ao final da festa).
Com capacidades cada vez maiores, uma questão vem à tona: e a velocidade? Todos os discos USB possuem a mesma velocidade de transferência? Nesse teste selecionamos quatro modelos de empresas bastante conhecidas para uma bateria de testes: Corsair, Kingston, MSI e OCZ.
Figura 1: Modelos selecionados para o nosso teste.
Testamos os seguintes modelos:
- Flash Voyager 512 MB da Corsair;
- DataTraveler 2.0 512 MB da Kingston;
- Mega Flash 128 MB da MSI;
- Rally 512 MB da OCZ.
Você pode estar se perguntado o motivo pelo qual incluímos o modelo da MSI em nosso teste. O motivo é que queríamos uma memória flash USB “normal” com capacidade pequena em nosso teste, dando a você a possibilidade de comparar a diferença de desempenho entre uma memória USB “comum” e uma de alta velocidade.
Todos os modelos testados são USB 2.0, por isso você deve conectá-los a uma porta USB 2.0 para obter o máximo desempenho possível.
Nota: Após a publicação desse teste descobrimos que o modelo da Kingston está fora de linha. A Kingston ficou de nos enviar a sua mais nova memória flash USB que, segundo ela, possui um excelente desempenho. Vamos aguardar para ver.
Respostas recomendadas
Não há comentários para mostrar.