Introdução
As memórias flash USB já fazem parte de nossas vidas. Pequenas e com capacidades maiores do que a dos disquetes, estes dispositivos são perfeitos para substituírem os disquetes. Desta vez adicionamos quatro novos modelos ao nosso teste anterior e agora temos 13 memórias flash USB em nosso comparativo. Os novos modelos testados são: Xporter XT da Patriot, ToughDrive da ATP, Flash Readout da Corsair e o Roadster da OCZ. Quem é o vencedor?
Aqui está a lista completa das memórias flash USB que incluímos neste teste:
- ToughDrive 1 GB da ATP
- Flash Readout 1 GB da Corsair
- Flash Voyager 512 MB da Corsair
- David 100 256 MB da Geil
- Super Stick 256 MB da Kingmax
- DataTraveller 2.0 512 MB da Kingston
- DataTaveller Elite 2 GB da Kingston
- DataTraveller U3 Smart 1 GB da Kingston
- Mega Flash 128 MB da MSI
- Rally 512 MB da OCZ
- Rally 2 GB da OCZ
- Roadster 1 GB da OCZ
- Xporter XT 2 GB da Patriot
Todos os modelos testados são USB 2.0 e você pode estar se perguntando qual é a diferença entre eles além de suas capacidades. Bem, existem muitas diferenças. Os modelos David 100 da Geil, Rally da OCZ, Xporter XT da Patriot e ToughDrive da ATP utilizam tecnologia dual channel e por isso devem obter um desempenho maior do que os outros modelos (veremos se isto é ou não verdade). Além disto, essas quatro empresas afirmam ter a memória flash USB mais rápida do mercado. Neste teste verificaremos qual produto é realmente o mais rápido do mercado.
O Xporter XT da Patriot e o ToughDrive da ATP possuem uma proteção de borracha, o que faz com que essas memórias sejam a prova d’água e de choque, imitando a idéia introduzida pela Corsair com a Flash Voyager há pouco mais de um ano. Mas lembre-se do final fatídico que teve nossa memória Flash Voyager.
Figura 1: Xporter XT 2 GB da Patriot.
Figura 2: ToughDrive 1 GB da ATP.
O Roadster da OCZ não compete no quesito desempenho, mas sim no quesito portabilidade. Esta é uma das menores memórias flash USB disponíveis no mercado. Para reduzir o tamanho do seu produto a OCZ soldou seu chip de memória flash dentro do conector USB. O corpo plástico que você vê é na verdade somente uma proteção.
Figura 3: Roadster da OCZ, fechada.
Figura 4: Roadster da OCZ, aberta.
O Flash Readout da Corsair também não compete no quesito desempenho, mas sim no quesito inovação. Ela é a primeira memória flash a ter um display LCD que mostra a quantidade de espaço disponível na unidade, em MB. Você pode também personalizar seu rótulo simplesmente renomeando o volume da unidade no Windows. Esta memória também mostra um gráfico de torta com a quantidade de espaço livre. O mais bacana é que este display não requer bateria para funcionar e mantém-se ligado até mesmo quando a memória não está conectada ao micro.
Figura 5: Flash Readout da Corsair.
Veremos agora o desempenho das memórias flash USB selecionadas. Para ler mais sobre os outros modelos, veja nosso teste de memórias flash USB publicado em maio de 2006.
Respostas recomendadas