A Placa-mãe (Cont.)
O coração do Playstation 3 são os seus dois processadores: o Cell Broadband Engine (CXD2989), que é o processador genérico, e o RSX Reality Synthesizer (CXD2982), que é o chip gráfico.
Figura 25: Cell Broadband Engine, o processador.
Figura 26: RSX Reality Synthesizer, o chip gráfico.
O Playstation 3 usa dois tipos de memória. Ele tem 256 MB XDR para a memória RAM principal e 256 MB GDDR3 para a memória de vídeo, que está embutida no chip gráfico.
XDR é uma arquitetura de memória desenvolvida pela Rambus que transmite uma pequena quantidade de bits por pulso de clock, mas a um clock elevado, resultando em uma alta taxa de transferência (clique aqui para aprender mais sobre esta tecnologia). O Playstation 3 usa quatro chips Samsung K4Y50164UE-JCB3 que trabalham a 3,2 GHz. Cada chip transfere 16 bits por pulso de clock, fazendo com que a transferência de dados entre o processador e as memórias seja feita a 64 bits por pulso de clock (16 bits x 4 chips). Isto equivale a uma taxa de transferência máxima teórica de 25,6 GB/s (3.2 GHz x 64 bits / 8). Cada chip armazena 512 Mbits de informação, ou seja, 64 MB e, portanto, quatro chips perfazem os 256 MB de memória RAM.
Figura 27: Um dos chips de memória XDR do Playstation 3.
Outros chips usados na placa-mãe do Playstation 3 são os seguintes:
- Sony CXM4024
- Sony CXR714120
- Sony CXD2984
- Flash RAM: Spansion S29GL128N (128 Mbits, 16 MB)
- Ponte Serial ATA: Marvell 88SA8040
- Controlador Gigabit Ethernet: Marvell 88E6106
- Controlador HDMI: Silicon Image Vastlane Sil9132
- Gerador de clock (1): ICS 1493BG
- Gerador de clock (2): ICS 9249AGLF
- On Semiconductor NCP5399
Respostas recomendadas
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora