Introdução
Com o preço dos cartuchos de tinta atingindo a casa das centenas de reais, vários usuários passaram a apelar para soluções alternativas, como a compra de cartuchos similares (cartuchos fabricados por um fabricante diferente do original porém compatível com a impressora), cartuchos recarregados (cartuchos originais gastos recarregados com tinta nova) ou a recarga propriamente dita, feita em casa, que consiste em recarregar manualmente o cartucho de tinta com tinta nova. Esse último procedimento é o mais barato e o que apresenta a maior economia para o usuário - desde que o procedimento seja bem-feito.
O grande problema é recarregar os cartuchos de impressoras Epson. Os cartuchos originais das impressoras Epson possuem um pequeno circuito integrado de memória que funciona como um contador. A impressora, à medida que o cartucho vai sendo usado, atualiza essa pequena memória. Quando o cartucho acaba, esse circuito "sabe" que a tinta acabou. Simplesmente colocar mais tinta no cartucho não torna o cartucho pronto para uso, visto que o seu chip estará indicando que o cartucho está vazio.
Outro problema que ocorre é que a memória do cartucho pode indicar que o cartucho acabou mas pode haver ainda um pouco de tinta nele. Com isso, muitas vezes podemos jogar o cartucho fora contendo ainda um pouco de tinta.
Para que você consiga recarregar em casa um cartucho da Epson, você terá de "zerar" o chip contador do cartucho, para que o cartucho "saiba" que ele está cheio. Isso pode ser feito de duas formas: através de um dispositivo especial ou através de software.
O dispositivo especial chama-se Epson Chip Resetter ou simplesmente SK168 e custa US$ 6,95. Trata-se de um aparelho onde você encaixa o cartucho e, poucos segundos depois, o chip do cartucho está resetado. Esse aparelho é vendido em http://www.inksupply.com/product-details.cfm?pn=SK168. Note que se você comprar esse aparelho pela Internet você terá de pagar imposto de importação ao recebê-lo (a alíquota é de 60%). Mesmo assim vale a pena, pois vimos esse aparelho sendo vendido no Brasil por R$ 145.
A solução por software é a melhor, porque é de graça. O software para "zerar" os cartuchos da Epson pode ser baixado em http://www.ssclg.com/epsone.shtml. Esse software é capaz de "zerar" a memória dos cartuchos da maioria das impressoras jato de tinta da Epson (no site indicado há uma lista completa de impressoras reconhecidas pelo programa). O programa é facílimo de ser usado, mas tome cuidado pois no Windows 2000 e no XP ele só consegue zerar impressoras USB. Para as impressoras de porta paralela, você terá de usar o programa no Windows 9x/ME.
Preste atenção pois há alguns espertinhos no mercado vendendo esse programa (que é grátis) por aí.
Respostas recomendadas
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora