As placas-mães mais novas, sobretudo as topo de linha, estão começando a vir com alguns recursos que possivelmente ficarão cada vez mais comuns.
Primeiro desses novos recursos é o slot ACR (Advanced Communications Riser). Trata-se de uma nova versão do já conhecidos slot AMR (Audio Modem Riser). É um slot para a inserção de placas de modem, áudio e rede que utilizam a tecnologia HSP (Host Signal Processing), onde o processamento da placa periférica não é feito pelo próprio dispositivo, mas sim pelo processador da máquina. Esse slot está localizado na borda das placas-mães mais novas e placas AMR antigas podem ser instaladas nele sem problemas. Como você confere na foto, este slot é fisicamente parecido com o PCI, porém por causa de sua localização e da existência de um chanfrado interno, placas PCI não conseguem ser encaixadas nesse slot.
Figura 1: Slot ACR.
O segundo novo recurso atende pelo nome de SCR ou Smart Card Reader. Trata-se de um leitor de Smart Card, aquele tipo de cartão que tem um chip dentro dele (ex: o cartão usado pelo Smart Club). Ao que tudo indica, os fabricantes estão apostando na popularização desse tipo de leitor para aumentar a confiança em transações na Internet ou mesmo permitir o débito em cartões de débito do tipo Smart Card. Algumas placas-mães estão vindo com o dispositivo completo, como é o caso da placa-mãe SY-K7V Dragon Plus! da Soyo. No caso dessa placa-mãe, o dispositivo é encaixado em uma das baias de 5 1/4" do gabinete do micro e ainda possui duas portas USB. Em outras placas-mães, como é o caso da ASUS P4S333, o dispositivo é opcional, porém a placa-mãe já tem o hardware necessário para o seu uso.
Figura 2: Leitor de Smart Card que vem junto com a placa-mãe SY-K7V Dragon Plus! da Soyo.
Essa placa da ASUS tem ainda interface para outros dois tipos de cartão de memória: SD (Secure Digital) e MS (Memory Stick), que são cartões de memória usados para o armazenamento de arquivos. Funciona como se fosse um drive de disquete: você copia os arquivos para o cartão de memória e o cartão pode ser lido em qualquer outro micro que tenha o mesmo dispositivo acoplado. Vários especialistas acreditam que dentro em breve os micros não virão com drive de disquete e passarão a contar com dispositivos desse tipo para a troca de arquivos entre computadores, já que têm uma capacidade de armazenamento muito maior e hoje em dia os disquetes estão ficando muito pequeno para os arquivos de dados que são gerados no dia-a-dia.
Figura 3: Detalhe da placa-mãe ASUS P4S333 onde vemos os conectores para MS, SD e SCR.
Respostas recomendadas
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora