Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-mãe ASRock B365M Phantom Gaming 4

       
 8.768 Visualizações    Primeiras Impressões  
 2 comentários

Confira a ASRock B365M Phantom Gaming 4, placa-mãe intermediária para processadores Intel Core i de oitava e nona geração, baseada no novo chipset B365.

Placa-mãe ASRock B365M Phantom Gaming 4
Rafael Coelho Editor-chefe do Clube do Hardware

Conclusões

O lançamento do chipset B365 da Intel é curioso, por se tratar de um movimento para trás, voltando ao processo de 22 nm, mas faz sentido se pensarmos na necessidade de aumentar a produção de processadores. Na indústria de semicondutores, montar uma nova linha de produção é caríssimo, e é mais lógico aproveitar uma linha em vias de ser desativada para produzir produtos menos críticos. Assim, o que parece ter sido feito é continuar fabricando um chipset anterior (provavelmente o H270) renomeado e montado em placas-mãe compatíveis com os processadores Coffee Lake.

Se partirmos do pressuposto que as placas-mãe baseadas no B365 custarão o mesmo que as B360, esse "novo" chipset pode trazer vantagens ao usuário, já que o B365 traz oito pistas PCI Express 3.0 a mais que o B360 (o que permite um maior número de slots M.2 e controladores extras) e também o suporte a RAID. A desvantagem deste chipset é a ausência de portas USB 3.1 geração 2 nativas, mas isto pode ser contornado no projeto da placa-mãe, inserindo um chip de outro fabricante para suprir estas portas.

Em relação à ASRock B365M Phantom Gaming 4, trata-se de uma placa-mãe intermediária com bons recursos e excelente relação custo/benefício, que traz um circuito de áudio que parece ser de alta qualidade (não entendemos o porquê da Realtek não divulgar as especificações de seus chips novos), dois slots M.2 para SSDs e mais um para placas Wi-Fi, quatro soquetes de memória, suporte a RAID e um sistema de iluminação RGB. O grande ponto fraco desta placa-mãe é, como já comentamos, a ausência de portas USB 3.1 geração 2.

De qualquer forma, se você está procurando uma placa-mãe robusta e com boa relação custo/benefício para montar um computador para jogos ou trabalho baseado em um processador Intel Core i de oitava ou nona geração, e não tem necessidade de portas USB 3.1 geração 2 nem vai fazer overclock, a ASRock B365M Phantom Gaming 4 é uma boa opção.

Compartilhar

  • Curtir 3


  Denunciar Artigo

Artigos similares


Comentários de usuários


Olha, se tivesse suporte para OC, seria uma escolha excelente para montar um sistema mid/high, pois tem suporte a RAID, coisa que os B360 não tem. Sei lá... ficou meio no limbo esta especificação. 

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá ai para quem procura uma boa placa-mãe com qualidade de construção e recursos e não pretende colocar cpu da linha "K"  é uma boa escolha

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Junte-se à conversa

Você pode postar agora e cadastrar-se depois. Se você tem uma conta, faça o login para postar.

Visitante
Adicionar um comentário

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Só é possível ter até 75 emoticons.

×   O link foi automaticamente convertido para mostrar o conteúdo.   Clique aqui para mostrá-lo como link comum

×   Seu texto anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

GRÁTIS: minicurso “Como ganhar dinheiro montando computadores”

Gabriel TorresGabriel Torres, fundador e editor executivo do Clube do Hardware, acaba de lançar um minicurso totalmente gratuito: "Como ganhar dinheiro montando computadores".

Você aprenderá sobre o quanto pode ganhar, como cobrar, como lidar com a concorrência, como se tornar um profissional altamente qualificado e muito mais!

Inscreva-se agora!