Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  

Placa-Mãe AsRock M266A

       
 73.546 Visualizações    Testes  
 1 comentário

Teste com a placa-mãe AsRock M266A, baseada no chipset VIA P4M266A, para a plataforma soquete 478.

Placa-Mãe AsRock M266A
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

A AsRock é uma marca de placas-mães criada recentemente pela ASUS para a fabricação de placas-mães de baixo custo. É mais ou menos a mesma divisão que a ECS tem com a PCChips (a ECS é a dona da PCChips, sendo que a ECS normalmente comercializa sob sua marca placas-mães com uma qualidade um pouco melhor). Na caixa de algumas placas-mães da AsRock há escrito "MoBoStar" e algumas pessoas poderão equivocadamente achar que essa é a sua marca.

A M266A é uma das placas-mães mais baratas que você encontrará para o Pentium 4 e para o Celeron, custando na faixa de US$ 56 nos EUA.

Sendo uma placa-mãe voltada para o mercado ultra-popular, obviamente ela tem vídeo on-board, baseado no chipset VIA P4M266A. Mesmo tendo vídeo on-board, ela tem slot AGP, permitindo que você instale uma placa de vídeo "de verdade" no futuro. Esse slot AGP é, no entanto, 4x. Outra vantagem dessa placa-mãe é a existência tanto de soquetes DDR-DIMM (para memórias DDR-SDRAM) quanto de soquetes DIMM (para memórias SDRAM). Com isso é possível dar uma sobrevida aos módulos DIMM que você porventura tenha. Apesar de suportar memórias DDR, ela só suporta memórias até DDR266/PC2100 (ela aceita módulos acima deste padrão, porém serão reconhecidos como sendo PC2100). A placa tem dois soquetes de cada e é sempre bom lembrar que você só poderá usar um ou outro tipo de memória, e nunca os dois tipos ao mesmo tempo. A capacidade máxima de memória dessa placa-mãe é de 2 GB.

 



Figura 1: Placa-mãe AsRock M266A.

Por outro lado, as portas IDE dessa placa-mãe são ATA-133, certamente uma vantagem. Ela tem rede e som on-board, este é de dois canais, produzido pelo chipset e auxiliado pelo codec VIA VT1612.

A placa tem um slot AMR e vem com um modem AMR junto. O conector da porta serial é preso ao modem AMR. O problema ao nosso ver é que o plugue da porta serial não é próximo ao slot AMR - pelo contrário, fica do outro lado da placa-mãe. Com isso, quando conectamos o plugue da porta serial um flat cable cruza de ponta a ponta da placa-mãe, o que pode atrapalhar. Vemos esse problema na Figura 2.

 



Figura 2: Modem AMR e cabo da porta serial.

Por curiosidade removemos o dissipador do chipset e havia pasta térmica entre o chipset e o seu dissipador de calor. Ponto para a AsRock, já que a maioria dos fabricantes opta pelo uso de fita térmica, que nem sempre oferece a melhor dissipação de calor entre o chipset e o seu dissipador.

 



Figura 3: Detalhe da pasta térmica do dissipador de calor do chipset.

O manual da M266A é editado em português, o que facilita a vida de muitos técnicos que não sabem ler inglês.

O conector de alimentação dessa placa é ATX comum, fazendo com que essa placa-mãe possa ser instalada em qualquer tipo de gabinete ATX.

Antes de irmos aos nossos testes, vamos recapitular as principais características desta placa-mãe.

 

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Artigos similares


Comentários de usuários


Guest Marcelo e Tamara

· Oculto

tenho uma asrock 945gcm-s e através dela nao consigo instalar meu sistema operacional nem o 7 nem o xp apresentam erros como de paramero com falha ou algo do tip gostaria de saber se alguem ja viu isso e se podem me ajudar a prosseguir. obg um ótimo diia

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×