Introdução
Trazemos hoje a análise da ASRock TRX40 Creator, placa-mãe topo de linha soquete sTRX4 baseada no novo chipset TRX40, para processadores Ryzen Threadripper de terceira geração e voltada a criadores de conteúdo.
Os processadores Ryzen Threadripper são os modelos da AMD para o mercado HEDT (high-end desktop), ou seja, são voltados para aplicações profissionais que necessitam de alto desempenho. Os Ryzen Threadripper de primeira (leia o teste aqui) e de segunda geração utilizam placas-mãe soquete TR4 (como esta), que trazem o chipset AMD X399. Recentemente, a AMD lançou os Ryzen Threadripper de terceira geração, fabricados em processo de 7 nm, só que eles não são compatíveis com as placas-mãe utilizadas pelos modelos anteriores.
Os novos Ryzen Threadripper, de terceira geração, utilizam o soquete sTRX4 e o chipset TRX40. O soquete sTRX4, apesar de ser mecanicamente igual ao soquete TR4, tem (segundo a AMD) uma pinagem diferente, de forma que processadores TR4 não são compatíveis com placas-mãe sTRX4, e vice-versa.
A principal novidade do chipset TRX40 é o suporte a PCI Express 4.0, a exemplo do que já vimos no chipset X570. O sistema todo (processador e chipset) oferece 88 pistas PCI Express 4.0, 12 portas USB 3.2 Gen 2 (de 10 Gbit/s) e até 20 portas SATA.
A comunicação entre o chipset e o processador se dá por meio de oito pistas PCI Express 4.0.
Você pode conferir a placa-mãe ASRock TRX40 Creator na Figura 1. Ela usa o padrão ATX, medindo 305 x 244 mm.
Figura 1: placa-mãe ASRock TRX40 Creator
Respostas recomendadas