Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Placa-Mãe ECS 915P-A

       
 79.619 Visualizações    Testes  
 3 comentários

Testamos a placa-mãe ECS 915P-A, baseada no chipset i915P, para processadores Pentium 4 soquete 775, e que tem tanto slot PCI Express x16 quanto AGP. Confira!

Placa-Mãe ECS 915P-A

Introdução

A ECS, empresa dona da marca PCChips e segunda maior fabricante de placas-mães do mundo, vem se destacando no mercado de placas-mães. Enquanto a PCChips continua com seus negócios focados em placas de baixo custo – você não encontrará placas PCChips com chipsets topo de linha como o nForce4 ou Intel i925X – a ECS por sua vez está começando a investir no mercado de alto desempenho oferecendo placas sofisticadas com chipsets topo de linha a preço baixo. Seu alvo é o mercado norte-americano, onde a ECS já começa a chamar a atenção.

Nós já tivemos a oportunidade de testar duas placas topo de linha da ECS (KV2 Extreme e KN1 Extreme) e as placas se saíram muito bem em nossos testes. Recebemos para testes a 915P-A, que não é topo de linha mas vem com a promessa de facilitar o upgrade de quem tinha um Pentium 4 mais antigo e quer aproveitar suas memórias e placa de vídeo antigas em seu novo micro. Vamos ver como ela se sai em nossos testes.

A 915P-A como o nome diz, é baseada no chipset Intel i915P que é o chipset básico da Intel para o soquete LGA775 sem vídeo on-board. Ela suporta processadores Pentium 4 série 5XX, 6XX e Celeron D com barramento externo de 533 e 800 MHz.


Figura 1: Placa-mãe ECS 915P-A.

O visual da 915P-A é discreto, mas muito bonito. A placa tem a cor roxa padrão das placas ECS mais simples e os slots de memória são roxos e azuis indicando o tipo de memória usada (DDR ou DDR2). O chipset i915P é resfriado por um grande dissipador de alumínio passivo (isto é, sem ventoinha) prateado semelhante ao usados nas placas da própria Intel e AsRock.


Figura 2: Dissipador de calor passivo do chipset i915P.

A placa conta também com mais um dissipador de calor passivo de alumínio que resfria a ponte sul Intel ICH6.

A ECS usou toda a versatilidade do chipset i915P e na 915P-A é possível utilizar tanto memórias DDR quanto memórias DDR2. Ela conta com 4 soquetes de memória DIMM aceitando até 2 GB de memória. Ela tem dois soquetes na cor roxa para memórias DDR2 400 ou 533 e dois soquetes na cor azul para memórias DDR 333 ou 400. Obviamente não é possível utilizar memórias DDR ao mesmo tempo com memórias DDR2.

Na parte de suporte a armazenamento a 915P-A conta com o suporte padrão da Intel para esta plataforma, utilizando a ponte sul Intel 82801FB I/O Controller Hub 6 (ICH6), que se resume a uma porta IDE ATA-100 e quatro portas Serial ATA-150 sem suporte a RAID mas com suporte ao NCQ (Native Command Queuing), leia nosso artigo sobre o assunto.

Não existem portas IDE PATA adicionais trazendo problemas para quem ainda possui discos rígidos IDE e gravadores e leitores de CD ou DVD.


Figura 3: Quatro portas Serial ATA-150 e uma porta IDE ATA-100.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Na página 5.

Foi usada uma 6600GT PCI-e para testes com o slot PCI-E e uma 6600GT AGP para testes com slot AGP / AGP Pro.

Postado Originalmente por Trunkeira@23 de novembro de 2005, 22:00

Hm... Não diz qual Placa de video PCI-E foi usada nos testes! Será que alguem saberia informar?

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×