Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Placa-Mãe Gigabyte GA-7S748-L

       
 73.835 Visualizações    Testes  
 0 comentários

Teste com a placa-mãe Gigabyte GA-7S748-L, baseada no chipset SiS 748, para a plataforma soquete 462.

Placa-Mãe Gigabyte GA-7S748-L

Introdução

A Gigabyte GA-7S748-L é uma placa-mãe voltada ao mercado de PCs baratos, porém com a qualidade Gigabyte. Ela usa o chipset topo do linha da SiS para a plataforma soquete 462, o SiS 748, que oficialmente suporta o barramento de 200 MHz (400 MHz DDR) usado pelo Athlon XP (3200+) e não tem vídeo on-board.

Tínhamos grande interesse neste teste por que é uma oportunidade de ver como se sai o chipset SiS 748 equipando uma placa de um fabricante topo de linha como a Gigabyte. Até agora só avaliamos o SiS 748 com placas de fabricantes de baixo custo – AsRock K7S8X R3 e PCChips Tidalwave W30 – e nestes testes o SiS 748 não foi muito bem.

Como é uma placa mãe básica, não estão presentes recursos extras tais como portas Serial ATA, FireWire ou rede Gigabit.

Uma boa notícia é que a Digitron (http://www.digitron.com.br) está fabricando esta placa no Brasil. Portanto é mais fácil conseguir esta placa a um custo inferior e 100% legalizada, contando com garantia muito maior e mais agilidade na troca de placas defeituosas (RMA).

Placa-Mãe Gigabyte GA-7S748-L
Figura 1: Placa mãe Gigabyte GA-7S748-L.

O visual da GA-7S748-L é simples mas atraente. A placa tem a cor azul, padrão da Gigabyte, os slots de memória são na cor lilás e o slot AGP é verde limão. O chipset SiS 748 é resfriado por um dissipador de alumínio passivo (isto é, sem ventoinha), na cor dourada.

Placa-Mãe Gigabyte GA-7S748-L
Figura 2: Dissipador passivo do chipset SiS 748.

A GA-7S748-L tem três soquetes DDR-DIMM, aceitando até 3 GB de memória DDR400/PC3200. Ela tem slot AGP 8x, cinco slots PCI, seis portas USB 2.0 (quatro soldadas sobre a placa e duas extras disponíveis através de cabo adaptador que acompanha a placa), rede on-board (chip Realtek RTL8201BL) e som on-board de seis canais decodificado pelo codec Realtek ALC655, que tem uma excelente relação sinal/ruído de 90 dB e possui a tecnologia “Jack Sensing Support” que auxilia o usuário na ligação dos conectores de áudio (o sistema reconfigura os plugues do som on-board de acordo com o plugue que foi encaixado; se o usuário encaixar as caixas de som na entrada de microfone, por exemplo, o sistema automaticamente reconfigura a entrada de microfone para ser a saída de linha). Também possui entrada e saída SPDIF através de cabo adaptador opcional. Suas portas IDE são ATA-133.

Placa-Mãe Gigabyte GA-7S748-L
Figura 3: Adaptador USB.

Os conectores do painel frontal desta placa-mãe segue o padrão das demais placas-mães da Gigabyte, isto é, são coloridos, facilitando a identificação dos plugues na hora da montagem do micro.

Acompanha a placa um CD, com os utilitários e drivers, e o antivírus Norton Internet Security 2004 OEM (90 dias de duração).

 

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Artigos similares


Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×