Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-Mãe MSI 845PE Max2


     45.481 visualizações    Placas-mãe    0 comentários
Placa-Mãe MSI 845PE Max2
Produto Recomendado

Overclock

Por conta do super dissipador de calor usado sobre o chipset da placa-mãe, desconfiávamos que essa placa-mãe seria excelente para overclock - o que mostrou ser verdade.

Ela permite ter o seu clock externo configurado em incrementos de 1 MHz até 200 MHz, além de ter opções de aumento da tensão de alimentação do processador (de 1,750 V a 1,1850 V em incrementos de 0,025 V), aumento da tensão de alimentação da memória RAM (2,5 V, 2,6 V, 2,7 V e 2,8 V) e também o aumento da tensão de alimentação do barramento AGP (1,5 V, 1,6 V, 1,7 V e 1,8 V).

Ela tem ainda uma opção sensacional que fixa o clock dos barramentos PCI e AGP em seus clocks padrão (33 MHz e 66 MHz, respectivamente), aumentando a possibilidade de sucesso do overclock. Vários fabricantes usam um gerador de clock único e o clock dos barramentos PCI e AGP são obtidos dividindo-se por um fator o clock do barramento externo. Quando fazemos o overclock em placas-mães assim fabricadas, o clock do PCI e do AGP aumentam automaticamente proporcionalmente ao aumento dado no clock externo do processador. Com isso, muitas vezes o overclock não dá certo porque o barramento PCI ou o AGP não estão conseguindo operar a uma taxa muito maior que a sua taxa padrão. Essa função, portanto, aumenta as chances de sucesso do overclock por manter os barramentos AGP e PCI em seus clocks padrão.

De primeira conseguimos colocar nosso processador rodando externamente a 134 MHz (internamente a 2.010 MHz), uma maravilha. Mas dessa vez fomos mais longe, pois conseguimos colocar o clock em até 140 MHz, mas a máquina travava. Investigando melhor a situação, descobrimos que o problema era superaquecimento do processador. Com o nosso cooler ADDA B66-1, a temperatura do processador saltava de 59º C para 67º C com ele rodando a 134 MHz! Experimentamos, então, instalar um cooler de alto desempenho: o AVC Sunflower, que tem a base de cobre e é redondo. Com o cooler da AVC, a temperatura com o processador rodando a seu clock normal (100 MHz) caiu para 48º C e quando fizemos o overclock, a temperatura do bicho só subiu 1º C, impressionante (veja que no cooler da ADDA a temperatura subiu 10º C com o overclock!). Esses resultados nos estimularam a escrever um teste sobre esse cooler. Com esse cooler, conseguimos colocar o nosso processador rodando externamente a 139 MHz (2.085 MHz internamente) na maior moleza. Acima disso, a máquina travava.

Lembramos que, como sempre, não forçamos a barra e, portanto, é possível que você consiga obter resultados ainda melhores do que os nossos. Sugerimos que você solte o cooler do chipset e remova a fita térmica existente e coloque pasta térmica no lugar. Só isso já deve ajudar bastante.

 


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Não há comentários para mostrar.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!