Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Placa-Mãe MSI K8N Neo2 Platinum

       
 134.597 Visualizações    Testes  
 48 comentários

Teste com a Placa-Mãe MSI K8N Neo2 Platinum, baseada no chipset NVIDIA nForce 3 Ultra, para a plataforma soquete 939.

Placa-Mãe MSI K8N Neo2 Platinum

Introdução

A K8N Neo 2 Platinum é a placa-mãe topo de linha da MSI para processadores Athlon 64 de 939 pinos com barramento AGP. Ela é a única placa da MSI que utiliza o chipset nForce3 Ultra, sendo chamada internamente de MS-7025.

Placa-Mãe MSI K8N Neo2 Platinum
Figura 1: MSI K8N Neo 2 Platinum.

A MSI caprichou no visual das placas mãe da série Platinum. A placa tem a cor preta, os soquetes de memória são na cor verde e roxo, diferenciando os canais da memória, e os conectores Serial ATA são na cor laranja. O chipset nForce 3 Ultra é resfriado por um dissipador de alumínio ativo (isto é, com ventoinha) na cor dourada.

Placa-Mãe MSI K8N Neo2 Platinum
Figura 2: Dissipador de calor ativo do chipset nForce3 Ultra.

O diferencial de algumas placas-mães da MSI para as suas concorrentes é o uso do recurso de overclock dinâmico. O recurso de overclock dinâmico é controlado pelo chip Core Cell da MSI e faz com que o clock externo seja aumentado de acordo com a demanda. O nível de overclock é configurado no setup e pode ser escolhido um dos seguintes níveis: soldado (1%), sargento (3%), capitão (5%), coronel (7%), general (9%) e comandante (11%). Infelizmente a placa testada só ficou estável utilizando o nível soldado (1%) e por isso não testamos esta placa utilizando o recurso de overclock dinâmico já que a diferença de desempenho foi mínima.

Placa-Mãe MSI K8N Neo2 Platinum
Figura 3: Chip Core Cell, responsável pelo overclock dinâmico.

Diferentemente dos outros modelos da MSI, que testamos, a K8N Neo 2 Platinum não veio com dissipadores de calor sobre os transistores MOSFET do regulador de voltagem da placa.

O layout da K8N Neo2 Platinum é similar ao da K8N Neo Platinum (para processadores soquete 754) e é diferente de outras placas mãe; nela soquetes de memória ficam em uma posição em que a instalação dos módulos de memória não é atrapalhada pela placa de vídeo, só que, por causa disso, o soquete do processador fica muito próximo ao slot AGP, impedindo o uso de coolers maiores como o Zalman CNPS7700. Outro aspecto negativo é que os conectores de força, IDE e disco flexível ficam muito próximos, dificultando a organização dos cabos.

A grande diferença das placas soquete 939 para as placas com soquete 754 é o uso do esquema DDR Dual Channel, onde a memória é acessada a 128 bits e não a 64 bits, dobrando a taxa de transferência máxima teórica. No caso de usarmos módulos DDR400, a taxa máxima pula de 3.200 MB/s para 6.400 MB/s. Para isso, é necessário usar pelo menos 2 módulos de memória e instalar cada módulo em um canal diferente. Essa placa é um pouco diferente das placas soquete 939 que testamos. Nela os canais de memórias são representados pelas cores verde (A) e roxo (B), ou seja, para ativar o esquema DDR dual channel é necessário instalar um módulo no soquete verde e outro no soquete roxo, e não nos soquetes de mesma cor, como ocorre em outras placas-mães. Portanto, atenção.

Placa-Mãe MSI K8N Neo2 Platinum
Figura 4: Detalhe dos soquetes de memória da K8N Neo2 Platinum.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Artigos similares


Comentários de usuários




Achei muito interessantes esse teste com a K8N Neo2 Platinum , comparativo com as demais placas com o chipset nForce3 Ultra, os teste foram bem elaborados e bem explicados pela equipe do Clube do Hardware, dando resultados quase idênticos às placas com esse chipset, Já as demais ficarão em desvantagens em alguns testes, Praticamente fiquei sem nenhuma duvida, achei o preço dela até acessível, mas como tem que comprar um athlon 64 para ela, acabei desistindo, meu salário é que não ta dando acesso ao equipamento. com certeza um Belo Top de linha recomendo.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente placa, a não ser pelo preço, pois além de pagar caro na placa o Athlon 939 pinos é bem caro também, foi uma falacia da AMD não colocar o dual chanel nos processadores de 754 pinos, pois possuo um Athlon XP que ja tem o recurso, mas ai depende do chipset.....outra coisa é não haver slots pci express x16/x1 e memórias ddr2, só da mesmo se for upgrade e quiser aproveitar sua velha placa de video agp e as memórias. sem ofensas, não recomendaria.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu recomendaria esta placa.

Tanto que vou compra-la....

E acho que não se deve deixar de comprar pela falta de alguns recursos, por que sempre sairão novos recursos que deixaram outros um pouco mais antigos, mas não quer dizerer que deixam de ser bons.

Acho ideal comprar sempre o que já não é mais novidade, mas que não é tão antigo, por que assim você paga preços menores por produtos de alta qualidade.

Mas quem tiver dinheiro sobrando, vale a pena sim...investir em outras placas com mais recursos...

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom o teste, mas poderiam testar o modelo K8NEO4 Platinum que tem nforce4 ultra já. No início da matéria diz que é a placa top de linha para AMD 939, isso não é verdade não. Espero que logo o clubedohardware começe a testar placas com nforce4 e com SLI. Valeu!!!

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fico uma duvida minha no ar, possuo uma destas na ver:1, e ja li varios comentarios de que as portas sata 1 e2 dela não seriam "travadas" ou seja o pci-lock não esta funcional nestas portas por erro no projeto do PCB da mesma somente as 3 e 4 teriam o pci-lock funional alguem sabe se o problema foi resolvido ou continua ?

[ ]'s

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Postado Originalmente por CCS1201@16 de março de 2005, 13:56

Fico uma duvida minha no ar, possuo uma destas na ver:1, e ja li varios comentarios de que as portas sata 1 e2 dela não seriam "travadas" ou seja o pci-lock não esta funcional nestas portas por erro no projeto do PCB da mesma somente as 3 e 4 teriam o pci-lock funional alguem sabe se o problema foi resolvido ou continua ?

[ ]'s

A princípio ainda não foi corrigido, mudar o projeto de uma placa é algo complicado e com as atenções voltadas para o Nforce 4 acredito que não será corrigido.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Postado Originalmente por Gregori@16 de março de 2005, 14:30

A princípio ainda não foi corrigido,  mudar o projeto de uma placa é algo complicado e com as atenções voltadas para o Nforce 4 acredito que não será corrigido.

Era o que eu imaginava quando fo fazer over vou ter que espetar meus HDs na sata 3 e 4 então, porque oh lugarzinho ruim que foram escolher pra por os conectores ta loco.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho essa placa.

Honesto que fiquei bastante satisfeito com ela.

Cheia de recursos, bonita e sem contar o fato de ser soquete 939.

Digo isso porque eu sabia que quando fosse mudar de plataforma, pulando de cabeça no A64, eu queria ir para esse soquete.

Nunca botei fé no soquete 754, pois ao meu entender ele foi apenas utilizado para introduzir o Athlon64 no mercado... Acho honestamente que não terá muita vida útil.

De qualquer forma, gostaria de aproveitar o tópico e levantar algumas coisas boas e ruins que senti dessa placa:

PRÓS:

1) Bastante completa, com extras que enchem os olhos, como os cabos satas, IDE e floppy rounded, código post...

2) Faz raid com HDs Sata e IDE.

3) O som realtek (ALC850) de oito canais é excelente. Inclusive conta até com sistema EAX para games.

4) Tem controle de rotação do fan do chipset.

5) Overclock pode ser feito por utilitário próprio (Core Center)

6) Os cabos satas são grandes o bastante para poder usar os conectores próximos ao AGP (sata 3 e 4).

7) Ao contrário do que li em alguns lugares, é extremamente fácil tirar o back plate que vem com ela... Aqui apenas encostei o cabo de uma chave de fenda (parte traseira, onde se pega a chave) na porca que fica para fora na frente e empurrei para que o mesmo se descolasse da parte de trás da placa...

Operação rápida e extremamente simples, sem dano algum à placa.

CONTRAS:

1) Posição do soquete não é boa, diminuindo bastante o tipo de cooler que pode ser usado com ela.

2) As portas sata 1 e 2 não são PCI-Lock.

3) As portas sata 3 e 4 são PCI-Lock, mas a posição delas é horrivel, ficando bem em cima do slot AGP (como pode ser visto na foto abaixo - de cor laranja):

7025.jpg

4) Aqui as vezes costuma dar um pauzinho de inicialização com o HD Sata... Para resolver precisa deixar o raid ativado, mesmo que não esteja usando.

5) Na bios, ao alterar o HTT não pode pressionar ENTER para escolher, pois o setup trava... Só pode alterar pelo PgUp e PgDown.

6) O vcore não é estável... Aqui eu cheguei a setar para teste 1.55v + 10%, onde deveria dar 1,705v e no windows, tanto no CoreCell, SpeedFan e no CPUz, aparecia como 1,58v!!! Lamentável...

7) Em estabilidade de over eu considero a placa não muito estável quando se trata de altos overclocks. Aqui o máximo estável (para rodar benchs) foi 2.540Mhz, usando a configuração da minha assinatura + um ventilador arno do lado.

Bom... é isso aí...

Realmente não existe equipamento perfeito, ou seja, sempre fica alguma coisinha a desejar.

De qualquer forma não posso dizer que a placa não é estável... Usando o meu Athlon64 3000+ até 2.4Ghz, consegui estabilidade total para o dia-a-dia, inclusive passando em testes do prime95 por mais de 6 horas. Acima disso é que não consegui me dar bem. Só que mantenho-o a 2.2Ghz por achar que não precise mais do que isso para internet, pacote office, etc...

Pode ser que isso seja atribuído às minhas memórias, pois elas não seriam as melhores para overclock.

O processador não acredito que tenha culpa, pois aqui rodo estável diariamente no clock citado (2.2Ghz) a 1.4v e nunca vi um reboot.

É uma placa sólida, mas tem suas limitações para overs pesados...

Além de ser um produto recomendado pelo Clube do Hardware, a K8N Neo2 Platinum foi eleita a melhor placa mãe para o soquete 939 equipado com slot AGP, por alguns sites especializados:

Anandtech gold_award.jpg

Hot Hardware HH-EC2.jpg

Clique nas imagens para conferir estes testes também.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alow Galera! :D

Realmente é uma Placa muito Interessante. Porém a minha preferência é pela ASUS A8V Deluxe. Será que eu estou certo? Andei olhando as configurações e algumas pessoas preferem a ASUS A8V Deluxe. B)

E aí Será que a A8V Deluxe da ASUS é melhor mesmo?

Poderia ter colocado ela na Análise também. :D

Valeu, espero opiniões

Marcos(Brig.FaroFino)

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Postado Originalmente por Brigadeiro FaroFino@16 de março de 2005, 17:57

Alow Galera!  :D

Realmente é uma Placa muito Interessante. Porém a minha preferência é pela ASUS A8V Deluxe. Será que eu estou certo? Andei olhando as configurações e algumas pessoas preferem a ASUS A8V Deluxe.  B)

E aí Será que a A8V Deluxe da ASUS é melhor mesmo?

Poderia ter colocado ela na Análise também.  :D

Valeu, espero opiniões

Marcos(Brig.FaroFino)

Eu tive uma antes desta MSI, e posso te dizer que o desepnho geral a praticamente o mesmo, porém na controladora SATA ai o bicho pega eu aqui com raid 0 estou fazendo algo em torno dos 110MB/s na ASUS e fazia 85 MB/s + ou - antes tive uma Neo Platinum 754 e quando migrei pra plataforma 939 com a A8V Dlx foi a primeira coisa que senti o o baixo desempenho dela em raid tanto na controladora Via quanto a Promisse, que por sinal e mais lenta que a VT8237.

Fora isso é uma placa-mãe muito estavel.

[ ]'s

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe a minha ingenuidade mas não consegui achar alguma informação sobre isso alguem poderia me dizer se esta placa funciona com o AMD Athlon 64 FX-55

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Postado Originalmente por THNXCYRAX@19 de março de 2005, 02:46

Desculpe a minha ingenuidade mas não consegui achar alguma informação sobre isso alguem poderia me dizer se esta placa funciona com o AMD Athlon 64 FX-55

Sim, pois o FX utiliza o soquete 939.

[ ]'s

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ela é sim Top de linha da MSI tendo slot AGP

Já estamos recebendo placas PCI-E e logo logo publicaremos os testes.

Postado Originalmente por felipebacha@16 de março de 2005, 07:59

Eu recomendaria esta placa.

Tanto que vou compra-la....

E acho que não se deve deixar de comprar pela falta de alguns recursos, por que sempre sairão novos recursos que deixaram outros um pouco mais antigos, mas não quer dizerer que deixam de ser bons.

Acho ideal comprar sempre o que já não é mais novidade, mas que não é tão antigo, por que assim você paga preços menores por produtos de alta qualidade.

Mas quem tiver dinheiro sobrando, vale a pena sim...investir em outras placas com mais recursos...

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com essa placa é impossivel usar o COOLER ZALMAN CNPS7700-*****???????????

Eu vi esse cooler na minha mãe e o bixim é enorme.

Link para o Cooler

Só da pra usar o cooler box??

valeu

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pretendo comprar um PC novo e estou em duvida entre comprar as placas mae

K8N Neo2 Platinum ou Asus a8v deluxe. Alguem saberia me dizer qual delas é melhor??nunca comprei uma placa-mãe da MSI antes, elas sao estão estáveis e boas quanto as placas mae da Asus??

obrigado,

Roger.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Postado Originalmente por RogerSilva@02 de abril de 2005, 18:04

pretendo comprar um PC novo e estou em duvida entre comprar as placas mae

K8N Neo2 Platinum ou Asus a8v deluxe. Alguem saberia me dizer qual delas é melhor??nunca comprei uma placa-mãe da MSI antes, elas sao estão estáveis e boas quanto as placas mae da Asus??

obrigado,

Roger.

Sem duvidas nem pestanejar a Neo2.

[ ]'s

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Postado Originalmente por CCS1201@02 de abril de 2005, 20:12

Sem duvidas nem pestanejar a Neo2.

[ ]'s

porque você escolheria a placa da MSI ??

estou com pouco de receio de comprar placa-mãe dessa marca pois não conheco e não sei se é boa...

obrigado,

Roger.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

porque você escolheria a placa da MSI ??

estou com pouco de receio de comprar placa-mãe dessa marca pois não conheco e não sei se é boa...

obrigado,

Roger.

simplesmente porque foi eleita melhor placa-mãe 939 com AGP.

Sem duvidas nem pestanejar a Neo2.

e entre a Neo2 e a ASUS A8N-SLI DELUXE??

valeu...t+

Depende da config que você quer montar, se pretend emater sua vga agp atual fique com a neo se vai migrar para pci-e e prentede fazer sli pegue esta asus, se não pretende fazer sli existem opções mais em conta como as chaintech.

[ ]'s

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguem conhece aquela placa chaintech vnf4-ultra ????

Olhando pelo manual me parece uma boa placa, porém gostaria da opinião de outros, pois pretendo comprá-la!!!

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Postado Originalmente por RogerSilva@03 de abril de 2005, 06:04

pretendo comprar um PC novo e estou em duvida entre comprar as placas mae

K8N Neo2 Platinum ou Asus a8v deluxe. Alguem saberia me dizer qual delas é melhor??nunca comprei uma placa-mãe da MSI antes, elas sao estão estáveis e boas quanto as placas mae da Asus??

obrigado,

Roger.

Se você quer uma ótima placa mãe. use a ABIT fatal1ty AN8...

Das placas mães socket 939 que testei, foi a melhor.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×