Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-Mãe MSI P55-GD80


     59.652 visualizações    Placas-mãe    9 comentários
Placa-Mãe MSI P55-GD80

Outros Recursos

A MSI P55-GD80 tem vários outros recursos, a maioria deles voltados para a galera do overclock, como falaremos na próxima página.

Todos os capacitores usados nesta placa-mãe são sólidos, como era de se esperar de uma placa-mãe topo de linha, e ela utiliza um regulador de tensão com um projeto diferente. Chamado “DrMOS”, ele não usa transistores MOSFET discretos, mas circuitos integrados com esses transistores integrados. Cada chip “DrMOS” (Renesas R2J20602) tem internamente três MOSFETs (“alto”, “baixo” e o “driver”) chaveando a 1 MHz em vez de 250 kHz como os reguladores de tensão tradicionais de modo a aumentar a eficiência, ou seja, menos energia é desperdiçada o que significa que o processador e a memória consomem menos energia da fonte de alimentação se comparado com outros projetos. De acordo com a MSI uma fase do “DrMOS” é mais eficiente do que quatro fases tradicionais por conta disso. A MSI P55-GD80 usa um projeto com 8+2 fases, ou seja, oito fases para o processador de duas fases para o controlador de memória integrado no processador, todas elas usando tecnologia “DrMOS” (outros modelos de placas-mães da MSI utilizam “DrMOS” apenas para o regulador de tensão do processador, usando o projeto padrão para o controlador de memória). Clique aqui caso você queira aprender mais sobre as fases da placa-mãe.

MSI P55-GD80
Figura 7: Visão geral do circuito regulador de tensão sem os dissipadores de calor.

MSI P55-GD80
Figura 8: Chips DrMOS. Note que não são usados transistores discretos.

Além de ter um circuito regulador de tensão de alto desempenho, a P55-GD80 pode desabilitar fases do circuito regulador de tensão quando necessário para economizar energia, um recurso chamado APS (Active Phase Switching ou Chaveamento de Fase Ativo). Um display localizado no meio da placa mostra a quantidade de fases do processador que estão ativas no momento.

MSI P55-GD80
Figura 9: Display das fases do processador.

A MSI P55-GD80 vem com um sistema operacional armazenado em uma memória de leitura apenas que permite a você acessar a Internet sem a necessidade de carregar o sistema operacional da máquina ou até mesmo ter um disco rígido instalado. Este recurso, chamado Winki, é idêntico ao Express Gate presente nas placas-mães da ASUS e ao eJiffy presente nas placas-mães da ECS.

Esta placa vem com recursos de overclock baseados em hardware que exploraremos na próxima página.

Na Figura 10 você ver todos os acessórios que acompanham a MSI P55-GD80. No CD de instalação há uma versão “trial” do Norton Internet Security 2009 válida por 60 dias.

MSI P55-GD80
Figura 10: Acessórios.


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

perfeita para quem gosta de overclock, acho que chega por aqui (se chegar) por no minimo 700 reais.

a irmã menor dela "P55-GD65" está custando isso!.....perguntei ao vendedor de uma loja, por quanto ele traria está placa.........a resposta?......918,00

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu particularmente achei a cor da placa linda, e se é um ponto fraco não ter suporte a Sata-600 e USB 3.0, acho que uma placa adaptadora PCI-Ex resolve, no futuro, além do mais, me pareceu "barata" (o quanto se pode falar isso) para um lançamento - normalmente eles são 2x mais caros simplesmente por serem novidade.

(minha Gigabyte X48 foi quase 1k :huh: e nem mais novidade era na época :mellow:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pegui essa "criancinha", e só posso dizer que essa placa é incrível.

Quando liguei a primeira vez, fiquei impressionado, cheia de LEDs e com dois displays, para quam tem gabinete com janela de acrílico, vai amar. Tem função de overclock assistido (testa os limites dos componentes), boa quantidade de conexões, 9 SATAs, 14 USB (e não 13 como dito no review), duas FireWire, 1 IDE-PATA. Fiquei impressionado também com a quantidade de "adendos" que vieram com a placa, 4 cabos de dados SATA, 3 adaptadores de força molex-SATA, um "kit" para transformar duas SATA em e-SATA+1 adaptador de força externo para SATA, 3 conectores para SLI, u conector para Crossover, 1 braket com 2 USB e dois saquinhos com "adaptador" para auxiliar a ligação dos cabos na mobo. A disposição dos componentes dessa placa são quase pefeitos, quase porque quando fui instalar minha X-Fi Titaniun no PCI-e mais próximo do processador (antes da placa de vídeo), não pude por que o dissipador de calor está em um ponto pouco estratégico e como minha VGA ocupa dois slots, tive que instalar minha placa de som na última PCI-e. Em tempo, ela tem uma saida SPdif que é útil para quem tem uma VGA NVidia com conector de audio (igual a minha) e vai usar uma TV com HDMI para assistir filmes e jogar, esse conector é reconhecido como "HDMI Audio out" e pode ser usada para "passar o som" pelo cabo HDMI.

Enfim, essa placa é D+. Recomendo a todos que possam pagar mais de R$750,00 nela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!