Ir ao conteúdo

Placas-Mãe BTX


         159.663 visualizações    Placas-mãe    4 comentários
Placas-Mãe BTX

No IDF Fall 2003 a Intel anunciou o lançamento de um novo formato de placas-mães, chamado BTX (Balanced Technology Extended). Este novo formato deverá substituir o atual padrão ATX nos próximos anos.

A grande pergunta é: por que um novo formato de placas-mães?

O novo formato foi lançado por dois motivos básicos: primeiro, melhorar a dissipação térmica do computador (isto é, sua ventilação interna). Com processadores com clocks cada vez mais elevados e com os outros componentes do computador, tais como placas de vídeo, memórias e discos rígido, gerando cada vez mais calor, é natural pensar em uma melhor forma de refrigerar o interior do PC. O segundo motivo é tentar padronizar formatos de placas-mães de tamanho reduzido, usados sobretudo em PCs de tamanho reduzido, como o XPC da Shuttle. Hoje em dia os fabricantes de placas-mães que produzem PCs de tamanho reduzido têm duas opções: ou usa o formato ITX criado pela VIA ou então usa um padrão proprietário.

O formato BTX possui três tamanhos básicos: picoBTX (20,32 cm x 26,67 cm), microBTX (26,41 cm x 26,67 cm) e BTX (32,51 cm x 26,67 cm). O padrão da ITX da VIA, que mede 21,5 cm x 19,1 cm, continua menor que o picoBTX da Intel. Já os outros dois tamanhos medem quase a mesma coisa do que o microATX e o ATX, respectivamente.

Placas-Mãe BTX
Figura 1: Formato de uma placa-mãe BTX.

A principal diferença entre placas-mães ATX e BTX está na posição dos slots. As placas-mães BTX são como se fossem placas ATX vistas em um espelho. Onde hoje está os conectores das portas serial, paralela, teclado, mouse, USB, etc estão soldados, nas placas BTX estão localizados os slots de expansão. E onde hoje estão localizados os slots de expansão, nas placas-mães BTX estão soldados os conectores da placa (teclado, mouse, serial, paralela, USB, etc).

Outra mudança foi a distância da placa-mãe para o chassi metálico do gabinete, que passou a ter 10,6 mm, sendo uma distância maior do que no padrão ATX, melhorando o fluxo de ar na parte de baixo da placa-mãe e facilitando o uso de sistemas de fixação do cooler do processador maiores.

No gabinete ATX, com a frente do gabinete virada para você, temos que a placa-mãe está instalada do lado direito e a parte esquerda é "vazia", ou melhor, é o espaço usado para a passagem de cabos e instalação de placas. No gabinete BTX ocorrerá justamente o inverso. O lado "fechado" (onde a placa-mãe está instalada) é o esquerdo, e o lado "vazio" (passagem de cabos, instalação de placas, etc) é o direito.

Por conta destas diferença, placas-mães BTX não poderão ser instaladas em gabinetes ATX bem como placas-mães ATX não poderão ser instaladas em gabinetes BTX.

Além disso, como placas-mães BTX usarão slots PCI Express, elas necessitarão de uma nova fonte de alimentação, pois placas-mães com este novo tipo de slot necessitam de uma nova fonte de alimentação, que usa um plugue de 24 pinos (as fontes de alimentação ATX usam plugues de 20 pinos). Ou seja, as atuais fontes ATX não servirão em placas-mães BTX.

A migração do padrão BTX para o ATX, contudo, deverá demorar. Apesar da especificação BTX estar praticamente pronta, prevemos que placas-mães e gabinetes BTX só começarão a ser populares em 2006, se levarmos em conta o mesmo tempo que o padrão ATX demorou para se popularizar no Brasil (o padrão ATX foi lançado em 1995, mas só começamos a vê-lo com maior freqüência a partir de 1997).

  • Curtir 1

Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Me digam uma coisa: Se esse novo padrão é praticamente só o ATX espelhado, pra principalmente ficar com a fonte na parte de baixo, não seria mais fácil simplesmente usar um gabinete "de cabeça pra baixo", ou seja, fazer um gabinete adaptado pra deixar a placa mãe do lado esquerdo em vez do direito e a fonte embaixo?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Kursk@21 de abril de 2005, 22:39

Me digam uma coisa: Se esse novo padrão é praticamente só o ATX espelhado, pra principalmente ficar com a fonte na parte de baixo, não seria mais fácil simplesmente usar um gabinete "de cabeça pra baixo", ou seja, fazer um gabinete adaptado pra deixar a placa mãe do lado esquerdo em vez do direito e a fonte embaixo?!

A principal mudança não foi a posição da fonte, mas sim a troca do lado onde fica o back-panel dos conetores, a grande sacada é deixar a área onde se coloca o processaador mais livre para uma melhor circulação de ar, as memorias tambem mudaram de lugar assim como os chip-sets da placa mãe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Será que bolar melhor as placas-mãe ATX já não resolveria? Essa placa minha eu acho o cúmulo, de um lado, o dissipador tem problemas por conta da proximidade do conector de energia e do outro, joga ar quente nas memórias. Oras, é citada a mudança de componentes de uma face para a outra na MB, mas será que isso não poderia ser feito nas ATXs? Isso implicaria em novos modelos de gabinete, claro.

Trocar processador e placa, tudo bem, mas gabinete também? Só falta quererem ficar inventando novas arquiteturas pra prejudicar novos upgrades, que acabarão ficando mais caros ainda...

A propósito, se a MB ficar no lado oposto, então, como é que vão ficar os slots? de ponta cabeça, pra encherem de poeira? Ou será que vão querer reinventar as placas para ficarem de ponta cabeça?

Puxa vida, investir em um ATX melhor elaborado não resolve? Ele já existe, já existe muito para ele e então, porque não melhorá-lo apenas? É só repensarem onde se posicionam os conectores (o que parece vir gradualmente mudando nas MBs) ao contrário de modelos mais antigos, onde eles eram posto aqui e ali porque eram onde cabiam - nesse caso, citando os IDE e FDD mal elaborados que só ajudam a encher na hora de arrumar os cabos no gabinete, o que às vezes nem um Rounded Cable resolve direito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!