×
Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tudo sobre o padrão USB4


     1.749 visualizações    Placas-mãe    2 comentários
Tudo sobre o padrão USB4

As portas USB4 utilizam o mesmo conector USB Tipo C introduzido com as portas USB 3.1 (agora chamadas USB 3.2 Gen 1x1) e estão disponíveis em diferentes versões de velocidade, como mostramos na Tabela 1. Os padrões USB4 Gen 2x1 e USB4 Gen 3x1 são teóricos e não estão disponíveis na prática.

Padrão Nome de marketing Codificação Largura de banda
USB4 Gen 2x1 (modo não usado na prática) 64b/66b 10 Gbit/s (1,2 GB/s)
USB4 Gen 2x2 USB 20 Gbps 64b/66b 20 Gbit/s (2,4 GB/s)
USB4 Gen 3x1 (modo não usado na prática) 128b/132b 20 Gbit/s (2,4 GB/s)
USB4 Gen 3x2 USB 40 Gbps 128b/132b 40 Gbit/s (4,8 GB/s)

Tabela 1: versões do USB4

O segundo número após o “x” indica a quantidade de pistas utilizadas na comunicação. Fisicamente falando, cada pista é formada por quatro pares de fios, um par utilizado na transmissão de dados e o outro par utilizado na recepção de dados (a comunicação USB utiliza comunicação em série full-duplex através de dois canais simplex, utilizando transmissão diferencial). As versões “x2” apresentam o dobro de largura de banda (taxa de transferência máxima teórica) do que as versões “x1” por justamente utilizar duas pistas (ou seja, quatro pares de fios) para transferência de dados, em vez de apenas uma (dois pares de fios). Isto explica também a obrigatoriamente de cabos diferentes (vendidos como sendo de 40 Gbps ou Gen 3) para as conexões “x2” (eles têm mais fios). Tais cabos funcionam sem problemas com comunicações “x1” (20 Gbps ou Gen 2).

A principal diferença do USB4 para o USB 3.x não é trazer uma possibilidade de velocidade mais alta, mas o tunelamento de outros protocolos de comunicação, em particular o PCI Express e o DisplayPort. Isto significa que uma porta USB4 também pode ser utilizada para transmissões utilizando esses outros protocolos de comunicação.

Importante notar que a grafia oficial do padrão é “USB4”, sem espaço entre o nome e o número, diferentemente do que ocorre com as versões anteriores. Como vimos em nosso artigo “Tudo sobre o padrão USB 3.2”, a USB-IF (Universal Serial Bus Implementers Forum), entidade responsável pela padronização do USB, é muito confusa em relação à nomenclatura das versões deste padrão de comunicação.

  • Curtir 6
  • Obrigado 1

Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Curso de Hacker Ético

LANÇAMENTO!

CLIQUE AQUI E CONFIRA!

* Este curso não é ministrado pela equipe do Clube do Hardware.