Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  

Bug no Co-processador do Pentium Pro e Pentium II

       
 21.319 Visualizações    Artigos  
 0 comentários

Saiba sobre o bug dan-0411 nos Pentiuns Pro e II.

Bug no Co-processador do Pentium Pro e Pentium II
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Parece que já está virando tradição. Os primeiros 386DX lançados tinham um bug na instrução de multiplicação 32 bits do modo protegido. Os primeiros Pentium tinham também um problema no co-processador interno, que fazia com que cálculos saíssem errados.

Agora é a vez do Pentium Pro e do Pentium II. O co-processador matemático integrado destes processadores possui um bug na instrução de conversão de números de ponto flutuante (números reais, com precisão de 80 bits) para números inteiros (que possuem precisão somente de 16 ou 32 bits).

As chances do bug ocorrer: 1 em 8,6 bilhões na conversão de um número de ponto flutuante para inteiro de 16 bits ou 1 em 563 trilhões na conversão de um número de ponto flutuante para inteiro de 32 bits.

Este bug está sendo chamado de "Dan0411", por ter sido descoberto por um certo "Dan" em 11 de abril de 1997 (04-11, no formato americano).

Maiores informações e programas para testar se o seu Pentium Pro ou Pentium II possui ou não o bug em http://www.x86.org/secrets/dan0411.html.

 

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Artigos similares


Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×