O Speed Strip é uma pequena fita que, instalada em baixo do processador Athlon XP, permite o overclock deste processador. Loucura?
Figura 1: Speed Strip, fita para overclock do Athlon XP.
Todos os processadores trabalham com duas freqüências de operação, uma interna e outra externa. Eles obtêm a sua freqüência de operação interna multiplicando por um fator de multiplicação o seu clock externo. Por exemplo, o Athlon XP 2400+, que trabalha internamente a 2.000 MHz (o valor indicado pelos processadores Athlon XP não é o seu clock real), consegue este clock multiplicando o seu clock externo de 133 MHz por 15 (133 MHz x 15 = 2.000 MHz).
Há duas maneiras de se fazer um overclock de processador. A primeira (e mais comum) é aumentando o seu clock externo. Por exemplo, aumentando o clock externo de 133 MHz para 150 MHz. A segunda maneira é mudando o multiplicador, que faz com que o clock interno seja aumentado.
O problema é que em todos os processadores atuais o multiplicador de clock vem fixado de fábrica, não sendo possível modificá-lo facilmente, impedindo o overclock usando o multiplicador de clock.
O que a fita Speed Strip faz é desbloquear esta proteção do multiplicador de clock. Ela faz isto fechando o contato entre alguns pinos do processador (o local exato onde a fita deve ser instalada está descrito no manual do produto). Após você instalar a fita, você pode configurar o multiplicador de clock que você quiser para o seu processador no setup da placa-mãe.
Figura 2: Instalação do Speed Strip.
O Speed Strip só funciona em processadores Athlon XP da série "AXDA". Para saber se o seu processador é desta série, você deverá ver o que está escrito sobre ele. Esta inscrição existe na linha abaixo do nome do processador (ex: AXDA2100DUT3C). Além disto, a sua placa-mãe tem que ter configuração de multiplicador de clock no setup, pois é através do setup que você configurará o novo multiplicador do seu processador.
Figura 3: Processador Athlon XP série AXDA.
Testes realizados com este produto no site NeoSeeker (http://www.neoseeker.com/Articles/Hardware/Reviews/ss_review/) mostram que o produto é mais eficaz se você diminuir o multiplicador do clock do processador (e não aumentar) e, ao mesmo tempo, aumentar o clock externo do processador. A equipe deste site conseguiu colocar um Athlon XP 2100+ (133 MHz x 13) rodando com o mesmo desempenho de um Athlon XP 3200+ (200 MHz x 11).
Este produto custa US$ 15 nos EUA e para mais informações acesse http://www.frozencpu.com/tra-03.html.
Para saber mais:
Respostas recomendadas
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora