Da mesma forma que mensagens falando do fim do pulso único são uma mentira, outro popular hoax que circula entre os internautas brasileiros diz que as conexões de banda larga ADSL (comercializadas como Velox pela Telemar e Speedy pela Telefonica) são uma farsa. O texto é mais ou menos o seguinte:
"A grande farsa do ADSL. Você sabia que o Speedy é uma farsa? Você sabia que você pode comprar um modem igual ao Speedy por um preço mais barato (sic) e ainda não precisaria pagar mensalidade? Que fora do Brasil não existe mais linha discada e que a AOL trouxe dos EUA seus equipamentos obsoletos? Um acordo falso entre as grandes provedoras de Internet e as Cias de telecomunicações frauda totalmente os direitos do consumidor, principalmente no que se trata de acesso de alta velocidade. Estão provadas (sic) que através de uma linha telefônica comum podem ser feitas conexões de até 512 Kbps, onde hoje as provedoras permitem no máximo uma conexão de 56.6 Kbps. (...) Além da mensalidade ser altíssima e na maioria das vezes cobradas pelas empresas de telecomunicações e provedoras simultaneamente, o que também é outra operação nitidamente ilegal perante o código do consumidor."
É tanta mentira junta que chega a ser engraçado. Vamos aos fatos:
- "Fora do Brasil não existe mais linha discada". Isso não é verdade. Conexão discada continua existindo em todos os países do mundo, incluindo EUA e Europa. Para você ter uma idéia, somente 25% dos lares norte-americanos estão dotados de conexão banda larga.
- "Através de uma linha telefônica comum podem ser feitas conexões de até 512 Kbps". Outra mentira. Isso é impossível. Os equipamentos chaveadores presentes nas centrais telefônicas só permitem conexões de até 53 Kbps usando linhas telefônicas comuns, isto é, analógicas. Acima desta velocidade, só através de linhas digitais como o ADSL e o ISDN – que é comercializado pela Telemar com o nome DVI. Os fios usados na ligação da central telefônica até a sua casa não podem ser usados na telefonia digital porque no caminho da central até a sua casa há bobinas de carga para diminuir o nível de ruído. Essas bobinas impedem o tráfego de sinais digitais. No caso de linhas digitais como o ADSL e o ISDN, a companhia telefônica precisa fazer um novo cabeamento por este motivo. Ou seja, conexão acima de 53 Kbps só mesmo com linha digital.
- "A AOL trouxe dos EUA seus equipamentos obsoletos". Mesmo que isso fosse verdade, não tem absolutamente nada a ver com o ADSL, já que o provimento deste serviço é feito pela companhia telefônica e não pelo provedor de acesso. Supondo que você seja cliente da AOL e tenha conexão ADSL, sua conexão é efetuada pela companhia telefônica e não pela AOL.
Mas há um fundo de verdade em algumas (poucas) afirmações deste hoax:
- "Você pode comprar um modem igual ao Speedy por um preço mais barato (sic) e ainda não precisaria pagar mensalidade". Da forma que esta frase está redigida, parece que dá para comprar um modem e acessar a Internet de graça, o que é mentira. Na realidade, o texto se refere a você comprar um modem por conta própria e não alugar o modem oferecido pela companhia telefônica para fugir do aluguel mensal. Sim, isso é possível.
- "E na maioria das vezes cobradas pelas empresas de telecomunicações e provedoras simultaneamente, o que também é outra operação nitidamente ilegal perante o código do consumidor". Sim, existe toda uma discussão em relação à obrigatoriedade de ter de se assinar um provedor de acesso, já que o provedor de acesso em serviços de banda larga não provê acesso, mas somente e-mail e conteúdo restrito. Isto configuraria em nossa legislação como "venda casada", isto é, a obrigatoriedade arbitrária de se comprar um produto ou serviço para poder ter acesso a um outro. Para saber mais sobre esta questão, visite http://www.abusar.org.
Respostas recomendadas
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora