

Placas de Rede Sem Fio
Como mencionamos, você precisará comprar uma placa de rede sem fio para cada computador que deseja incluir na rede. Placas de rede sem fio são compatíveis com pelo menos um protocolo IEEE 802.11. Existem vários protocolos e os mais comuns são o IEEE 802.11b, 802.11g, 802.11a e 802.11n. A partir de agora iremos nos referenciar a esses protocolos simplesmente como b, g, a e n, respectivamente. A principal diferença entre eles é a velocidade: o b pode transferir dados a até 11 Mbit/s, enquanto que o g e o a podem transferir dados a até 54 Mbit/s (a diferença entre o g e o a é a faixa de frequência em que eles operam). O padrão IEEE 802.11n permite diversas velocidades de 65 Mbit/s até 600 Mbit/s. As velocidades possíveis na prática dependem do número de antenas, da frequência de operação e da largura dos canais. As velocidades mais comuns para este padrão são 130 Mbit/s, 150 Mbit/s, 270 Mbit/s e 300 Mbit/s, e tanto o roteador quanto a placa de rede precisam ser compatíveis com a velocidade pretendida.
Algumas placas de rede são rotuladas como tendo uma taxa de transferência de 108 Mbit/s, mas elas são na verdade placas de 54 Mbit/s usando uma técnica de compressão de dados. Para que elas obtenham esta velocidade o seu roteador sem fio e a placa instalada no computador devem ter esta tecnologia e devem ser do mesmo fabricante, caso contrário elas trabalharão como placas b, g ou a comuns. Esta tecnologia não funciona em redes ad-hoc, ou seja, em redes que não usem um roteador.
Em teoria o melhor cenário é ter todos os seus computadores usando placas de 54 Mbit/s ou mais rápidas. No entanto, você é limitado à velocidade da sua conexão com a Internet. Portanto se você não usar sua rede para transferir arquivos entre os computadores, comprar placas de 54 Mbit/s não faz sentido simplesmente porque a velocidade da sua conexão com a Internet será muito menor. Por exemplo, se você tem uma conexão com a Internet de 1 Mbit/s, você terá uma rede capaz de transferir dados 54 vezes mais rápido do que sua conexão com a Internet. Uma rede de 11 Mbit/s funcionará bem para você (e ainda será 11 vezes mais rápida do que sua conexão com a Internet). Assim você economiza algum dinheiro comprando placas de 11 Mbit/s – elas funcionarão bem para a maioria dos usuários. Além disso, redes ad-hoc são limitadas a 11 Mbit/s e usar placas de 54 Mbit/s neste tipo de rede é simplesmente desperdício de dinheiro. Se você realmente quer ter a capacidade de 54 Mbit/s (ou mais) precisará obrigatoriamente montar sua rede sem fio usando um roteador.
Só para esclarecer, se você tem uma conexão com a Internet de 1 Mbit/s ou 2 Mbit/s, você ainda navegará com esta velocidade usando placas de redes sem fio de 11 Mbit/s ou 54 Mbit/s.
Se mesmo com nossa dica você decidir comprar uma placa de rede de 54 Mbit/s, certifique-se de comprar uma compatível com o padrão 802.11b para que você possa montar sua rede sem o uso de um roteador, já que redes ad-hoc só funcionam a 11 Mbit/s. É também interessante que você compre todas as placas usando o mesmo padrão de 54 Mbit/s (a ou g), assim se no futuro você quiser dar uma incrementada em sua rede instalando um roteador sem fio, todas as placas serão capazes de transferir dados a 54 Mbit/s.
Existem dois tipos de placas de rede sem fio disponíveis: USB e avulsa. Normalmente as placas de rede avulsa são mais estáveis. As placas de rede avulsas para computadores são instaladas em um slot PCI convencional (provavelmente no futuro existirão placas PCI Express x1) e as placas avulsas para notebooks são oferecidas através de um cartão PC Card (também chamado PCMCIA) ou de um Express Card. Se o seu notebook não tem rede sem fio integrada você precisará verificar se ele tem um slot de expansão (PC Card ou Express Card) e comprar uma placa de rede sem fio avulsa para ele (uma placa PC Card provavelmente será a melhor escolha, já que os slots Express Card também aceitam dispositivos PC Card).
Na Figura 1 você pode ver uma placa de rede sem fio avulsa PCI para computadores de mesa, na Figura 2 uma placa de rede sem fio USB, que pode ser usada tanto por computadores de mesa quanto por notebooks, e na Figura 3 uma placa de rede sem fio PC Card para notebooks.
Figura 1: Uma placa de rede sem fio PCI avulsa.
Figura 2: Uma placa de rede sem fio USB.
Figura 3: Uma placa de rede sem fio PC Card (PCMCIA).
A instalação da placa deve ser feita seguindo as instruções do seu manual. Normalmente é muito simples: basta conectar o dispositivo em seu micro (se você está instalando uma placa PCI em um computador precisará desligá-lo e abrir o gabinete), ligá-lo e instalar seus drivers.
Só uma dica: com nossa placa PCI mostrada na Figura 1 (uma D-Link DWL-G510) nós tivemos que instalar os drivers antes da instalação da placa no micro.
Instale a placa de rede sem fio nos computadores que serão conectados na rede. O próximo passo é configurar o computador “servidor”, ou seja, o computador que tem a conexão com a Internet. Se você está compartilhando sua conexão com a Internet usando um roteador comum (isto é, sem capacidade de redes sem fio) qualquer computador conectado ao roteador pode ser configurado como servidor. Neste caso apenas lembre o que dissemos antes: você precisará mudar a faixa de endereços IP da sua rede se ela estiver configurada para usar a faixa 192.168.0.x para 192.168.1.x porque o serviço de compartilhamento de conexão com a Internet do Windows também usa a faixa 192.168.0.x e você terá endereços IP conflitantes em sua rede. Esta configuração é feita entrando no programa de configuração do roteador (normalmente abrindo o endereço http://192.168.0.1 a partir de qualquer computador da rede).
Respostas recomendadas
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora