Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  

Como Otimizar um Servidor MySQL

       
 88.821 Visualizações    Tutoriais  
 1 comentário

Aprenda neste tutorial a otimizar um servidor MySQL de modo a fazer o seu site ficar mais rápido.

Como Otimizar um Servidor MySQL
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Caches do InnoDB

Se você tem tabelas usando o mecanismo InnoDB, existem alguns parâmetros que você deverá ajustar. O primeiro é innodb_buffer_pool_size = 4G, onde você deverá substituir “4G” pela quantidade de memória que você deseja dedicar ao sistema de cache do InnoDB. O manual do MySQL recomenda pelo menos 70% da memória disponível em servidores dedicados, no entanto, isto pode ser demais se você estiver usando um MySQL com tabelas MyISAM e InnoDB ao mesmo tempo. O tamanho do buffer do InnoDB deve ser baseado na quantidade de dados armazenada nas tabelas InnoDB. Veja o que o seguinte resultado do mysqltuner.pl diz:

InnoDB data size / buffer pool: 304.0K/4.0G

Como você pode ver, nós estamos reservando 4 GiB de RAM para armazenar somente 304 kiB de dados, portanto nós poderíamos facilmente reduzir (e bastante) o tamanho do buffer pool do InnoDB e liberar mais memória para outros usos.

Um parâmetro importante que você deverá adicionar no seu arquivo my.cnf é innodb_flush_method=O_DIRECT, que previne que o sistema operacional faça cache de dados que já estão armazenados em memória.

Editado por Gabriel Torres

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Artigos similares


Comentários de usuários




Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×