Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  

Evitando invasões em seu micro

       
 68.645 Visualizações    Tutoriais  
 3 comentários

Aprenda a evitar invasões em seu micro e deixe-o mais seguro.

Evitando invasões em seu micro
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Nós já falamos aqui em nossa coluna de dicas sobre o BackOrifice, um programa que, se estiver instalado em seu micro, permite que outras pessoas tenham acesso ao seu PC (leia este tutorial clicando aqui). Mas, devido ao alto número de e-mails de leitores perguntando sobre o assunto, resolvemos explicar um pouco mais sobre invasões.

Existem dois programas super famosos que, quando instalados em seu micro, permitem que outras pessoas tenham acesso a ele através da Internet: Back Orifice e Netbus. Os dois são programas do tipo cliente-servidor e, para funcionarem você obrigatoriamente terá de ter um dos dois instalados no micro. Em outras palavras, não há como um hacker invadir o seu micro se você não tiver algum programa que permita a invasão instalado em seu micro.

Mas qual é o maluco que irá querer instalar um programa que permite que intrusos entrem e mexam em seu micro? O problema é que tanto o Back Orifice quanto o Netbus são distribuídos em forma de Cavalo de Tróia, isto é, escondidos dentro de um outro programa qualquer (por exemplo, dentro de uma animação que algum amigo seu enviou por e-mail). E aí é que está o perigo: você pode ter um desses dois programas instalados no micro e nem saber.

Para nossa sorte, a maioria dos antivírus mais novos reconhecem ambos os programas e os eliminam sem maiores dificuldades. Mas se você quiser ter uma proteção ainda maior contra invasões, experimente os programinhas NOBO e o Netbuster.

O NOBO, que pode ser baixado em http://web.cip.com.br/nobo/download.html, é uma proteção extra contra o Back Orifice. Após instalado, ele fica verificando o micro e imediatamente alerta o usuário caso algum engraçadinho esteja tentando entrar em seu micro usando o Back Orifice, permitindo que você mande uma mensagem para o indivíduo.

Já o Netbuster (http://www.nttoolbox.com/public/tools/netbuster1_31.zip) monitora o micro contra invasões usando o Net Bus. Assim como o NOBO, o Netbuster após ser instalado monitora o micro contra invasões usando o Net Bus. Caso ele detecte alguém tentando invadir o seu micro (o programa toca uma corneta e você pode monitorar o que o hacker está tentando fazer através da guia Main), você pode mandar arquivos, mensagens ou seja, contra-atacar quem esteja tentando atacá-lo. O Netbuster possui ainda uma interessantíssima função, disponível através da guia Scan, que verifica se o Net Bus (ou alguma variante desse programa) está instalado em seu micro.

É claro que ambos os programas não são exatamente uma proteção, mas sim uma maneira de contra-atacar usuários metidos a hacker.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Artigos similares


Comentários de usuários


O link de vocês pra baixar o NETBUSTER não funciona!

Tem como colocar um que funcione???

Se der eu agradeço muito!!

falou :D

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×