Nós já falamos aqui em nossa coluna de dicas sobre o BackOrifice, um programa que, se estiver instalado em seu micro, permite que outras pessoas tenham acesso ao seu PC (leia este tutorial clicando aqui). Mas, devido ao alto número de e-mails de leitores perguntando sobre o assunto, resolvemos explicar um pouco mais sobre invasões.
Existem dois programas super famosos que, quando instalados em seu micro, permitem que outras pessoas tenham acesso a ele através da Internet: Back Orifice e Netbus. Os dois são programas do tipo cliente-servidor e, para funcionarem você obrigatoriamente terá de ter um dos dois instalados no micro. Em outras palavras, não há como um hacker invadir o seu micro se você não tiver algum programa que permita a invasão instalado em seu micro.
Mas qual é o maluco que irá querer instalar um programa que permite que intrusos entrem e mexam em seu micro? O problema é que tanto o Back Orifice quanto o Netbus são distribuídos em forma de Cavalo de Tróia, isto é, escondidos dentro de um outro programa qualquer (por exemplo, dentro de uma animação que algum amigo seu enviou por e-mail). E aí é que está o perigo: você pode ter um desses dois programas instalados no micro e nem saber.
Para nossa sorte, a maioria dos antivírus mais novos reconhecem ambos os programas e os eliminam sem maiores dificuldades. Mas se você quiser ter uma proteção ainda maior contra invasões, experimente os programinhas NOBO e o Netbuster.
O NOBO, que pode ser baixado em http://web.cip.com.br/nobo/download.html, é uma proteção extra contra o Back Orifice. Após instalado, ele fica verificando o micro e imediatamente alerta o usuário caso algum engraçadinho esteja tentando entrar em seu micro usando o Back Orifice, permitindo que você mande uma mensagem para o indivíduo.
Já o Netbuster (http://www.nttoolbox.com/public/tools/netbuster1_31.zip) monitora o micro contra invasões usando o Net Bus. Assim como o NOBO, o Netbuster após ser instalado monitora o micro contra invasões usando o Net Bus. Caso ele detecte alguém tentando invadir o seu micro (o programa toca uma corneta e você pode monitorar o que o hacker está tentando fazer através da guia Main), você pode mandar arquivos, mensagens ou seja, contra-atacar quem esteja tentando atacá-lo. O Netbuster possui ainda uma interessantíssima função, disponível através da guia Scan, que verifica se o Net Bus (ou alguma variante desse programa) está instalado em seu micro.
É claro que ambos os programas não são exatamente uma proteção, mas sim uma maneira de contra-atacar usuários metidos a hacker.
Respostas recomendadas
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora