Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Network Computing e Java


     39.316 visualizações    Redes    0 comentários
Network Computing e Java

Computação de Rede - NC

O conceito de NC é uma velha idéia decorrente de uma série de desvantagens apresentadas pelo modelo de computação cliente-servidor em comparação ao velho modelo de mainframes onde havia apenas uma máquina processadora e numerosos clientes totalmente burros. Mais oportunamente nos aprofundaremos nestas diferenças, por hora o fato relevante é: embora o modelo antigo oferecesse pouca ou nenhuma flexibilidade ao usuário dos terminais, ele era muito mais administrável que o modelo atual, onde centenas de micros devem ser mantidos com seus sistemas operacionais e software instalados.

Conforme as redes de micros cresceram para milhares e até dezenas de milhares de micros, gastos igualmente grandes passaram a ser necessários com o suporte, distribuição e manutenção dos softwares instalados. Diante disso viu-se a necessidade de sistemas que pudessem ser administrados de um ponto central.

Tal sistema deveria somar o melhor dos dois modelos: a administrabilidade dos mainframes e a flexibilidade das redes cliente-servidor.

A melhor solução idealizada sugeria um grande servidor de arquivos e aplicações, onde ficariam instalados o sistema operacional e aplicativos (uma estrutura semelhante ao boot remoto). Contudo seria necessário um ambiente operacional desenvolvido desde o princípio para operar neste ambiente, a fim de garantir segurança e evitar problemas de performance. A flexibilidade nos clientes pode ser garantida utilizando máquinas processadas e com memória local para processamento além de - quando necessário - memória de armazenamento para arquivos de swap.

Na prática a idéia é que computadores de rede busquem durante o boot pelo restante do ambiente operacional (parte deste ambiente deve ser armazenada no próprio processador) no servidor assim como os aplicativos que, uma vez carregados são executados localmente evitando o tráfego de dados desnecessários na rede. Neste ambiente a atualização de um aplicativo se resume a sua atualização no servidor; ajustes nos ambientes operacionais de cada cliente podem ser feitos de uma forma muito mais completa que antes também no servidor. Ambientes como este tem sido implementados e demonstram necessitar de uma fração do pessoal de suporte necessária para o modelo cliente-servidor.

O primeiro ambiente em que se pensa normalmente para utilizar o conceito NC são grandes redes, como bancos eletrônicos ou sistemas de reservas de companhias aéreas. Contudo, o conceito pode ir mais longe, conferindo maior administrabilidade a quiosques multimídia, relógios de rua (como os usados no Rio de Janeiro) e uma infinidade de dispositivos. As possibilidades do conceito são tão excitantes que muitos se deixam levar pelo entusiasmo, montando quadros tão fantasiosos que chegam a desacreditar o conceito (embora alguns dos quadros na verdade não sejam absurdos).

O fato em relação ao modelo NC é que pode ser um primeiro passo em direção a uma nova onda de avanços nos dispositivos eletrônicos. E o que pode impedir?

Padronização sempre foi o grande vilão na indústria de computação: se é padronizado é proprietário e caro, se não é proprietário e caro não é padronizado! O ambiente NC jamais será possível enquanto as grandes empresas de hardware brigarem para padronizar suas soluções produzindo um mundo não conectável. A menos que haja uma padronização ao menos em uma das camadas: a do ambiente operacional. Aqui entra o Java, mais que a linguagem Java, o Ambiente Operacional Java.

 


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...