Diversos gabinetes ATX estão vindo de fábrica com um problema muito sério: a ventoinha da fonte de alimentação, que serve para fazer com que o calor produzido pelos componentes do micro seja removido, está invertida. Como conseqüência dessa instalação errônea da ventoinha do gabinete, o micro superaquece e faz com que ocorram diversos erros no micro, como "congelamentos", "travamentos", resets aleatórios, excesso de erros de Falha Geral de Proteção ("Esse programa executou uma operação ilegal e será fechado") e muito mais.
Em um gabinete minitorre, a circulação de ar é forçada através de uma ventoinha instalada na fonte de alimentação do micro, que funciona no sentido de exaustão, ou seja, jogando o ar de dentro do micro para fora. Como é ensinado nas escolas, o ar quente sobe e o frio, desce. Com isso, o ar que é aquecido pelos componentes do micro (placa-mãe, disco rígido, processador, memória RAM, etc) sobe para o topo do gabinete. Através de ranhuras existentes na fonte de alimentação, esse ar sai do gabinete com o auxílio da ventoinha. Como conseqüência, ar frio acaba entrando automaticamente pelas ranhuras existentes no painel frontal do gabinete, criando um fluxo de ar constante e inevitável, como você pode observar na Figura 1.
Em gabinetes onde a ventoinha foi instalada de forma errada (invertida), o ar, em vez de sair, entra. Com isso, o ar quente do gabinete não tem por onde sair (pois a tendência natural do ar quente é subir), criando um superaquecimento no gabinete, como você pode observar na Figura 2. Você notará que, em gabinetes com esse problema, os CDs inseridos na unidade de CD-ROM ficam mais quentes que o normal. Micros instalados com a ventoinha da fonte invertida apresentam diversos problemas por causa do superaquecimento.
Identificar um gabinete com esse problema é simples. Basta colocar a mão em frente à ventoinha da fonte de alimentação com o micro ligado e sentir se o ar está entrando ou saindo. O correto é o ar estar saindo (você sentirá um vento relativamente forte saindo do micro).
Caso o seu micro esteja com a ventoinha invertida, a solução é simples. Basta você desmontar a fonte de alimentação e desinvertê-la. Caso você ache que não tem requisitos técnicos necessários para esse procedimento, contrate um técnico para fazê-lo.
Atenção: Se o seu micro ainda estiver na garantia, não mexa em nada, pois, abrir o gabinete (e ainda mais a fonte de alimentação) anula a garantia. Nesse caso, entre em contato com a empresa que vendeu o seu micro de modo a providenciar o reparo.
Figura 1: Correta circulação de ar em um gabinete minitorre.
Figura 2: Circulação de ar em um gabinete com ventoinha invertida.
Respostas recomendadas
Não há comentários para mostrar.
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora