Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dez coisas que você deve levar em conta ao escolher um novo smartphone


         1.727.629 visualizações    Outros    10 comentários
Dez coisas que você deve levar em conta ao escolher um novo smartphone

3. Tela

O ponto de maior visibilidade de um smartphone é, literalmente, a sua tela. Há vários fatores relacionados com a tela que devem ser levados em consideração.

É importante saber qual a tecnologia de fabricação da tela. Os tipos mais comuns são o LCD, que pode ser TFT ou IPS, AMOLED e OLED. Não entraremos em detalhes técnicos, apenas apresentaremos as vantagens e desvantagens de cada tipo.

LCD TFT (Thin Film Transistor Liquid Crystal Display, ou mostrador de cristal líquido com filme fino de transistores) ou simplesmente TFT é o tipo de tela encontrado em smartphones e tablets de baixíssimo custo e equipamentos mais antigos. Tem como vantagem o baixo custo, mas a qualidade da imagem não é boa, principalmente ao olhar a tela de um ângulo que não seja totalmente de frente. As cores também não são muito vívidas e o consumo de energia é relativamente alto.

LCD IPS (In-Plane Switching Liquid Crystal Display, ou mostrador de cristal líquido com chaveamento no plano) ou simplesmente IPS é um sistema melhorado em relação ao TFT, que apresenta cores mais brilhantes, maior ângulo de visualização e melhor contraste. Assim como na tela TFT, ela é retroiluminada por LEDs, de forma que o consumo não é influenciado por exibir uma imagem clara ou escura, mas a desvantagem é que o preto não é realmente preto (por conta da iluminação).

AMOLED (Active Matrix Organic Light-Emmiting Diode, ou matriz orgânica ativa de diodos emissores de luz) utiliza pequenos pontos que acendem ou apagam individualmente. Como desvantagem, tem o preço mais elevado e o maior consumo de eletricidade quando mostra imagens claras. Tem vantagem por ser mais fina, exibir cores mais brilhantes, maior contraste (os pontos pretos são realmente pretos) e apresentar consumo menor quando exibe imagens escuras.

E a OLED (Organic Light-Emitting Diode ou Diodo Emissor de Luz Orgânica) não necessita da placa de luz que fica acessa o tempo todo como no modelo LCD, pois usa diodos em vez de cristais líquidos. Por conta desse processo, o consumo de energia é muito menor, embora mais caro em comparação ao LCD. No entanto, a tela OLED permite que os aparelhos sejam mais finos e a adoção do recurso Always-On, visto que cada pixel produz luz própria individualmente.

  • Curtir 12
  • Obrigado 3

Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Parabens Rafael e equipe do CdH pelo artigo. Espero que realmente vejamos pessoas escolhendo seus gadgets com base em "suas necessidades e seu bolso", e as pessoas comecem a deixar de adquirir produtos apenas por status e ostentação.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelo artigo.

 

Acho que também deve se pensar em um vidro que resista a maioria dos impactos e arranhões na tela do celular (Gorilla Glass, Sapphire ou similar - Moto X Force que o diga), e além das especificações técnicas é importante sempre comprar também de uma marca boa, que apresenta baixo índice de defeitos de fabricação, que tem uma boa durabilidade, assistência técnica tanto para o período de garantia quanto para depois de vencida, ou seja, um pós-venda que atenda os requisitos necessários em caso de RMA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na parte da câmera, eu acrescentaria 3 pontos:

- Pesquisar por exemplos de fotos e filmagens em sites especializados. No flickr  dava para filtrar por aparelho, é uma ótima base de comparação.

- Faltou dizer que muitos modelos mais simples podem não possuir auto-foco, então você não vai conseguir tirar fotos nítidas de perto.

- Faltou um ponto muito importante: estabilização ótica de imagem! Faz toda a diferença na filmagem. Se você vai usar o celular para filmar, mais importante do que ter 4k ou 60fps é estabilização! Evita tremedeira das mãos e dá um ar mais profissional, muito bacana.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sistema operacional não é algo tão simples assim.

A maioria dos celulares Android são largados pelos seus fabricantes sem atualização alguma. Nem mesmo correções para falhas de segurança são liberadas, deixando os usuários expostos a perderem seus créditos por conta de ligações e mensagens para números premium, serem usados como botnets, terem dados roubados por hackers ou sofrerem outros tipos de golpes.

Por isso que a melhor coisa que se pode fazer com o Android é evitá-lo. Se você gosta do sistema, considere então os modelos mais recentes da linha Nexus (5X e 6P), que contam com 3 anos de suporte no sistema operacional feito diretamente pelo Google a contar a partir do lançamento (o que eu ainda considero um ciclo meio curto, mas ao menos não chega a ser horrível como os demais) Do restante é melhor correr como o diabo corre da cruz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
17 minutos atrás, EduardodeVCR disse:

Sou muito leigo nessa área de sistema operacional mas, o fato do sistema da Apple não ser tão difundido como é o sistema Android este fato, confere maior segurança ao sistema da Apple?

O que dá uma suposta maior segurança ao IOS não é o fato de não ser tão difundido, mas sim de ser mais "fechado", já que só a Apple controla o sistema operacional.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...