

4. Processador
O hardware de um smartphone também pode variar bastante, com vários modelos de processadores disponíveis.
O que muitos fabricantes divulgam como se fosse a única medida de velocidade do processador é o número de núcleos de processamento. Porém, é necessário lembrar que nem sempre mais núcleos significa mais desempenho; um processador “octa-core” (como a indústria costuma chamar os processadores de oito núcleos) pode ter desempenho inferior a um modelo de dois núcleos, em alguns casos.
Isso por dois motivos: primeiro, diferentes modelos de núcleos utilizam arquiteturas diversas que têm desempenhos bem diferentes, fora o valor da taxa de clock. Entre dois núcleos de mesmo modelo (por exemplo, Cortex-A7), quanto maior o clock, maior o desempenho. Porém, hoje em dia, há núcleos otimizados para desempenho (por exemplo, o Cortex-A57) e outros otimizados para menor consumo de energia (como o Cortex-A53, por exemplo).
O que nos leva ao segundo motivo: em alguns casos, um processador de oito núcleos é na verdade formado por dois conjuntos, um com quatro núcleos de baixo consumo e outro com quatro núcleos de alto desempenho. Assim, o smartphone tem disponível no máximo quatro núcleos de cada vez, podendo otimizar o desempenho ou a durabilidade da bateria dependendo da necessidade. Um exemplo é o processador Exynos 7420 utilizado no Samsung Galaxy S6 Edge.
Alguns processadores, como o MediaTek MR6753, utilizado no Quantum GO e no Lenovo Vibe, apresentam oito núcleos Cortex-A53 utilizáveis ao mesmo tempo, mas como são núcleos de desempenho relativamente baixo, só apresentam um alto desempenho quando mais de quatro núcleos estão sendo efetivamente utilizados simultaneamente pelo aplicativo. Em aplicativos que utilizam apenas um núcleo do processador, seu desempenho vai ser no máximo razoável.
Por outro lado, os processadores utilizados pelos modelos mais recentes de iPhone da Apple têm apenas dois núcleos, mas em muitos casos têm desempenho superior a modelos com quatro ou oito núcleos, por conta da arquitetura do processador e otimização do hardware e do software.
Assim, você não deve se basear apenas no número de núcleos ou taxa de clock para saber se um smartphone é mais rápido do que outro. A única forma de verificar isso é por meio de testes de desempenho efetuados por sites independentes.
Outro ponto importante no hardware de smartphones é o motor gráfico (também chamado de GPU, que significa unidade de processamento gráfico, em inglês). O motor gráfico está dentro do chip principal, juntamente com os núcleos de processamento, e é o principal fator que vai fazer um smartphone ser mais rápido em jogos 3D.
Infelizmente, não há uma regra geral para verificar se um motor gráfico é mais rápido que o outro, já que fatores como a taxa de clock, por exemplo, não são a única medida de desempenho. Assim, a única forma de ter um comparativo de desempenho em jogos 3D antes de comprar um smartphone é pesquisar em sites independentes que façam este tipo de teste.
-
10
-
2
Respostas recomendadas
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora