Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  

Dez coisas que você deve levar em conta ao escolher um novo smartphone

       
 1.704.581 Visualizações    Tutoriais  
 9 comentários

Com dezenas de modelos de smartphones disponíveis no mercado, como escolher a melhor opção para você? Neste tutorial, daremos dez dicas de como descobrir o melhor smartphone para as suas necessidades.

Dez coisas que você deve levar em conta ao escolher um novo smartphone

4. Processador

O hardware de um smartphone também pode variar bastante, com vários modelos de processadores disponíveis.

O que muitos fabricantes divulgam como se fosse a única medida de velocidade do processador é o número de núcleos de processamento. Porém, é necessário lembrar que nem sempre mais núcleos significa mais desempenho; um processador “octa-core” (como a indústria costuma chamar os processadores de oito núcleos) pode ter desempenho inferior a um modelo de dois núcleos, em alguns casos.

Isso por dois motivos: primeiro, diferentes modelos de núcleos utilizam arquiteturas diversas que têm desempenhos bem diferentes, fora o valor da taxa de clock. Entre dois núcleos de mesmo modelo (por exemplo, Cortex-A7), quanto maior o clock, maior o desempenho. Porém, hoje em dia, há núcleos otimizados para desempenho (por exemplo, o Cortex-A57) e outros otimizados para menor consumo de energia (como o Cortex-A53, por exemplo).

O que nos leva ao segundo motivo: em alguns casos, um processador de oito núcleos é na verdade formado por dois conjuntos, um com quatro núcleos de baixo consumo e outro com quatro núcleos de alto desempenho. Assim, o smartphone tem disponível no máximo quatro núcleos de cada vez, podendo otimizar o desempenho ou a durabilidade da bateria dependendo da necessidade. Um exemplo é o processador Exynos 7420 utilizado no Samsung Galaxy S6 Edge.

Alguns processadores, como o MediaTek MR6753, utilizado no Quantum GO e no Lenovo Vibe, apresentam oito núcleos Cortex-A53 utilizáveis ao mesmo tempo, mas como são núcleos de desempenho relativamente baixo, só apresentam um alto desempenho quando mais de quatro núcleos estão sendo efetivamente utilizados simultaneamente pelo aplicativo. Em aplicativos que utilizam apenas um núcleo do processador, seu desempenho vai ser no máximo razoável.

Por outro lado, os processadores utilizados pelos modelos mais recentes de iPhone da Apple têm apenas dois núcleos, mas em muitos casos têm desempenho superior a modelos com quatro ou oito núcleos, por conta da arquitetura do processador e otimização do hardware e do software.

Assim, você não deve se basear apenas no número de núcleos ou taxa de clock para saber se um smartphone é mais rápido do que outro. A única forma de verificar isso é por meio de testes de desempenho efetuados por sites independentes.

Outro ponto importante no hardware de smartphones é o motor gráfico (também chamado de GPU, que significa unidade de processamento gráfico, em inglês). O motor gráfico está dentro do chip principal, juntamente com os núcleos de processamento, e é o principal fator que vai fazer um smartphone ser mais rápido em jogos 3D.

Infelizmente, não há uma regra geral para verificar se um motor gráfico é mais rápido que o outro, já que fatores como a taxa de clock, por exemplo, não são a única medida de desempenho. Assim, a única forma de ter um comparativo de desempenho em jogos 3D antes de comprar um smartphone é pesquisar em sites independentes que façam este tipo de teste.

Compartilhar

  • Curtir 9
  • Obrigado 2


  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Artigos similares


Comentários de usuários


Parabens Rafael e equipe do CdH pelo artigo. Espero que realmente vejamos pessoas escolhendo seus gadgets com base em "suas necessidades e seu bolso", e as pessoas comecem a deixar de adquirir produtos apenas por status e ostentação.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelo artigo.

 

Acho que também deve se pensar em um vidro que resista a maioria dos impactos e arranhões na tela do celular (Gorilla Glass, Sapphire ou similar - Moto X Force que o diga), e além das especificações técnicas é importante sempre comprar também de uma marca boa, que apresenta baixo índice de defeitos de fabricação, que tem uma boa durabilidade, assistência técnica tanto para o período de garantia quanto para depois de vencida, ou seja, um pós-venda que atenda os requisitos necessários em caso de RMA.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na parte da câmera, eu acrescentaria 3 pontos:

- Pesquisar por exemplos de fotos e filmagens em sites especializados. No flickr  dava para filtrar por aparelho, é uma ótima base de comparação.

- Faltou dizer que muitos modelos mais simples podem não possuir auto-foco, então você não vai conseguir tirar fotos nítidas de perto.

- Faltou um ponto muito importante: estabilização ótica de imagem! Faz toda a diferença na filmagem. Se você vai usar o celular para filmar, mais importante do que ter 4k ou 60fps é estabilização! Evita tremedeira das mãos e dá um ar mais profissional, muito bacana.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esqueceu de acrescentar o mais importante e também o mais chato...

Posso dizer Bloatwares?

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sistema operacional não é algo tão simples assim.

A maioria dos celulares Android são largados pelos seus fabricantes sem atualização alguma. Nem mesmo correções para falhas de segurança são liberadas, deixando os usuários expostos a perderem seus créditos por conta de ligações e mensagens para números premium, serem usados como botnets, terem dados roubados por hackers ou sofrerem outros tipos de golpes.

Por isso que a melhor coisa que se pode fazer com o Android é evitá-lo. Se você gosta do sistema, considere então os modelos mais recentes da linha Nexus (5X e 6P), que contam com 3 anos de suporte no sistema operacional feito diretamente pelo Google a contar a partir do lançamento (o que eu ainda considero um ciclo meio curto, mas ao menos não chega a ser horrível como os demais) Do restante é melhor correr como o diabo corre da cruz.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra coisa importante que não foi comentado é sobre o Wireless e sobre a tecnologia  Wi-Fi 802.11ac. Fora isso o artigo está bom.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu recomendo o Redmi Note 3 Pro e o Zenfone 2, pois são ótimos celulares em todos os aspectos, e com preços bem acessíveis.

Redmi Note 3 Pro (Review Completa): http://importandodachinabr.blogspot.com.br/2016/10/review-redmi-note-tres-pro.html
Descrição: É um ótimo aparelho, suporta todos os jogos da Google Play com gráficos no máximo sem travar. Tem vários sensores,como Giroscópio e Leitor de Impressão Digital, uma ótima câmera, uma bateria muito boa de 4000mAh e muito espaço de armazenamento. As especificações detalhadas estão no site acima. Recomendo que, se for comprar, compre junto uma película boa e uma capa, pois além de ser difícil de encontrar no Brasil, o celular é muito frágil, e como não tem Assistência Técnica no Brasil, se quebrar, só arruma em uma loja grande, pois eles tem de importar a peça defeituosa, e pode demorar um pouco, mas com cuidado e uma boa capinha e película ele vai durar uns bons anos kkk. 

 

Comparações:
Com o G4 Plus: https://www.youtube.com/watch?v=3O91oc5egXI
Na prática com o G4 Plus: https://www.youtube.com/watch?v=aRCGTAYNJZs

Zenfone 2 (Review Completa): Ainda não :P
Descrição: Também é um ótimo aparelho, apesar de não ter tantos sensores quanto o Redmi, tem um hardware tão potente quanto, e 64GB de espaço, sem contar que é mais fácil consertar no Brasil.


Fique a vontade para escolher outros aparelhos na loja, como Redmi 3S, Redmi 4, Zenfone 3, Zenfone Selfie, etc... Só evite comprar de marcas desconhecidas, as recomendadas são Xiaomi, ASUS, UMI, Leagoo, HOMTOM e Lenovo, e olhe também as estrelinhas e avaliações das pessoas que compraram, é muito importante!

Pode ficar tranquilo, a loja é 100% confiável, e os produtos são todos ORIGINAIS, eu sempre compro lá. Se o produto vier com defeito, pode trocá-lo ou pedir reembolso. Se ainda tiver dúvidas, aqui ensina como comprar e mostra alguns produtos que chegaram: http://importandodachinabr.blogspot.com.br/2016/10/como-comprar-na-.html

Bem, é isso, espero ter ajudado, boa sorte kk!
 

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou muito leigo nessa área de sistema operacional mas, o fato do sistema da Apple não ser tão difundido como é o sistema Android este fato, confere maior segurança ao sistema da Apple?

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
17 minutos atrás, EduardodeVCR disse:

Sou muito leigo nessa área de sistema operacional mas, o fato do sistema da Apple não ser tão difundido como é o sistema Android este fato, confere maior segurança ao sistema da Apple?

O que dá uma suposta maior segurança ao IOS não é o fato de não ser tão difundido, mas sim de ser mais "fechado", já que só a Apple controla o sistema operacional.

 

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Aprenda_a_Ler_Resistores_e_Capacitores-capa-3d-newsletter.jpg

ebook grátis "Aprenda a ler resistores e capacitores", de Gabriel Torres

GRÁTIS! BAIXE AGORA MESMO!