As imagens gráficas podem ser armazenadas em diferentes formatos, como BMP, TIF, JPG e GIF. Hoje iremos ver os principais padrões gráficos existentes e compreender suas diferenças e também algumas dicas.
BMP (Bitmap)
O formato BMP é o formato mais "puro" que uma imagem pode aparecer. Os arquivos BMP são grandes, pois não utilizam nenhum esquema de compressão de dados. Por outro lado, arquivos BMP são compatíveis com todos os programas, inclusive com o próprio sistema operacional (o papel de fundo do Windows, por exemplo, é um arquivo BMP) e também não possuem limite de cores (um arquivo BMP pode ter qualquer número de cores). Ao trabalhar com gráficos, evite gravar imagens neste formato, pois ocupam muito espaço.
GIF (Graphic Interchange File)
O formato GIF ocupa bem menos espaço, pois os dados são compactados. O padrão GIF utiliza somente 256 cores. Existem dois tipos de arquivos GIF: GIF padrão e GIF 89a, que permite imagens com fundo transparente.
TIF (Tagged Image File)
Um dos padrões mais utilizados. Apesar de compactar a imagem, não há perda de dados. Habilite sempre a compressão LZW na hora de gravar arquivos TIF, de modo que eles sejam menores.
PCX (PC Paintbrush)
Este formato era muito utilizado na época do MS-DOS e está cada vez mais em desuso.
JPG ou JPEG (Joint Photographics Experts Group)
Este é o padrão que permite arquivos de menor tamanho. Entretanto, seu esquema de compactação de dados é baseado em perda de informações. Por este motivo, o padrão JPG só deve ser utilizado em imagens prontas. Se você está ainda editando a imagem, prefira outro padrão, como o TIF ou mesmo o BMP para não ocorrer perda de qualidade.
EPS (Encapsulated PostScript)
Este tipo de arquivo armazena comandos PostScritpt no arquivo, utilizados por impressoras PostScript e por aplicativos gráficos. O arquivo final fica imenso, muito maior que o formato BMP, porém com qualidade superior.
PSD (Photoshop)
Formato de arquivos utilizado pelo programa Photoshop. Alguns programas (como o Photostyler) também conseguem ler este tipo de arquivo. Sua principal característica é a utilização de layers (camadas), ou seja, várias imagens em camadas em um única arquivo.
WMF (Windows Meta Files)
Padrão gráfico da Microsoft, utilizado pelo Windows e aplicativos Microsoft, como os cliparts do Microsoft Office.
Respostas recomendadas
Não há comentários para mostrar.
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora