Ir ao conteúdo

Tecnologias de Memória de Vídeo

       
 49.872 Visualizações    Artigos  
 0 comentários

Conheça as tecnologias de memória de vídeo existentes hoje.

Tecnologias de Memória de Vídeo
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Os usuários estão cada vez mais ávidos por velocidade e performance. Por este motivo, cada vez mais surgem modelos "turbinados" de placas de vídeo, fazendo com que o vídeo fique mais rápido. Para jogadores fanáticos e profissionais que utilizam de aplicativos gráficos como o Photoshop, a utilização de uma placa de vídeo de melhor qualidade é indispensável.

As tecnologias das placas de vídeo "turbinadas" giram em torno basicamente do tipo de circuito utilizado na memória de vídeo. Para você que não sabe, a memória de vídeo fica na própria placa de vídeo e serve para armazenar o conteúdo da tela. Quanto mais rápida for a memória de vídeo, mais rápida será a apresentação de imagens na tela - o que é muito bom principalmente para animações gráficas, onde "quebras" de imagem não acontecerão.

Veremos hoje as principais tecnologias de memória de vídeo.

DRAM

A memória de vídeo DRAM - utilizada pela maioria das placas de vídeo, como a Trident 9680 - é formada por circuitos de memória FPM, o mesmo tipo utilizado na memória RAM do micro. É o modelo que apresenta pior performance.

EDO

A memória de vídeo EDO é formada por circuitos de memória EDO, o mesmo tipo utilizado pela maioria das memórias RAM do micro. É cerca de 20% mais rápida que a memória de vídeo DRAM.

SGRAM (Synchronous Graphic RAM)

É uma memória de vídeo baseada na tecnologia SDRAM - utilizada na memória RAM de alguns micros -, porém otimizada para uso com vídeo.

VRAM (Video RAM)

Este tipo de memória de vídeo possui duas portas, permitindo que o processador consiga acessar a memória de vídeo ao mesmo tempo em que o controlador de vídeo também acessa. Normalmente isto não é possível: quando o processador precisa acessar a memória de vídeo, porém esta está sendo acessada pelo controlador de vídeo, o processador deverá esperar até que o acesso termine. Esta memória é 40% mais rápida que a DRAM. Atenção para não confundir o acrônimo "VRAM" com "memória de vídeo".

WRAM (Windows RAM)

É uma melhoria sobre a tecnologia VRAM: também possui duas portas, porém sua organização interna é diretamente compatível com o método utilizado pelo Windows para o armazenamento de imagens, fazendo aumentar o desempenho. Segundo o fabricante (Samsung), é 50 % mais rápida que a VRAM, além de ser mais barata.

RDRAM (Rambus DRAM)

Este tipo de memória de vídeo trabalha de uma maneira bastante peculiar. O processador de vídeo é ligado à memória de vídeo através de um barramento exclusivo, chamado Rambus (este barramento é transparente ao usuário), que transmite apenas 8 bits por vez, porém a uma velocidade muito alta (250 MHz, independente do clock do micro). Segundo o fabricante (Rambus, Inc.), esta memória é dez vezes mais rápida que a DRAM tradicional e de 3 a 5 vezes mais rápida que a memória VRAM.

Compartilhar

  • Curtir 1


  Denunciar Artigo

Artigos similares


Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×