Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Precauções com energia estática.

Hanneman

Posts recomendados

Olá pessoal!

Vou montar o meu PC e o do meu irmão, estou com quase todos as peças, algumas ainda não chegaram.

Em casa não possuo aterramento, logo uma pulseira e uma manta antiestática não teriam qualquer utilidade no manuseio dos componentes, certo?

Sempre que vou mexer com as peças de computador, manuseio pelas bordas, e antes disso encosto a mão na parede e deixo uns 20 segundos, já que o piso é de madeira e não de cerâmica.

Não sei se isso funciona ou piora a situação.

Já me deram duas sugestões, mas como não são pessoas experientes, fico com o pé atrás, portanto gostaria da opinião de vocês.

Falaram para usar luvas cirúrgicas de látex para o manuseio. Porém, do pouco que eu conheço sobre o assunto, a estática se manifesta mesmo em materiais isolantes, certo? Logo não ajudariam muito, só protegendo as peças do suor e oleosidade das mãos.

Como vou montar próximo da janela, me deram a sugestão de comprar uma pulseira e fazer um aterramento provisório, enterrando parte de um arame grosso ou uma barra de ferro de uns 30 cm de comprimento na terra, do lado de fora da janela (óbvio), prendendo um fio elétrico nesta barra e prendendo o "jacaré" da pulseira na malha do fio.

Essa sugestão funciona ou piora as coisas?

Caso os cuidados que já coloco em prática não sejam suficientes, gostaria de sugestões de contornar essa situação.

Agradeço desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...