Ir ao conteúdo

Dúvida em Cooler CPU + Gabinete

rLd

Posts recomendados

Postado

bom, tenho um FX-8150 com cooler box, ASUS M5a88-M, HAF 912 Plus com gravador de dvd instalado.

Logo pretendia comprar o V10 com 6 meses de uso de um amigo (R$ 140,00) ou um Hyper 612 novo pelo mesmo preço, o v10 tá novinho creio que seja bom pelo preço que irei pagar.

No momento não penso muito em OC, mais ja pensando num futuro OC =)

Dúvidas:

Cabe o V10 no HAF 912 Plus mesmo com o driver de dvd instalado?

Seria mais negocio investir mais 70 reais em um Corsair H60?

H60 caberia inteiro dentro do HAF 912 plus? ou o radiador tem que ficar para fora ? (no caso com a fan de 200mm em cima)

H60 não teria nenhum problema de vazar e acabar com meu pc não né? (duvida iniciante)

Em períodos de tempo tem que trocar o fluido do H60?

Postado

alguém ajuda ae @_@

Combos em preço para refrigeração cpu e gabinete que eu irei comprar:

H60 + Excalibur = R$ 280,00

1 Megaflow na frente colocando ar, 1 Simples 12cm ao lado colocando ar, 1 Excalibur em cima tirando ar

V10 + Megaflow + Excalibur = R$ 350,00

1 Megaflow na frente colocando ar, 1 Excalibur ao lado colocando ar, 1 simples 12cm traseira tirando ar, 1 megaflow em cima tirando ar

Hyper 612 + 3 Excalibur + Megaflow = R$ 350,00

1 Megaflow na frente colocando ar, 1 Excalibur ao lado colocando ar, 1 simples 12cm traseira tirando ar, 1 megaflow em cima tirando ar, 2 Excalibur no Hyper 612

Qual ficaria melhor?

Postado

1) Ao invés do 612 (140,00) eu recomendaria o Hyper 212 Evo.

O 612 é consideravelmente maior e no entanto não é muito melhor do que o 212.

Tanto o 612 como o 212 Evo vem com a mesma fan.

2) Já vi pessoas não recomendando o V10, o seu custo benefício não compensa.

Já até ouvi falar isso de alguém aqui no fórum:

http://forum.clubedohardware.com.br/resolvido-cooler-master/1094794

O V10 vem com uma fan para ventilação das memórias.

Pessoalmente, não acho vantajoso um cooler de processador ter uma fan integrada para as memórias, pois hoje em dia as memórias não esquentam tanto assim.

3) O 912 permite instalação do H80 com as suas 2 fans.

Você não precisa trocar o fluído desses water coolers selados.

4) Infelizmente, não tem como negar algum possível risco de vazamento dos water coolers.

Pesquise você mesmo por Corsair leaking ou leaked.

Já ouvi dizer de alguém que inclusive comprou o H60 e a embalagem chegou úmida.

Já ouvi dizer também de alguém que comprou o H70 e vazou dentro do gabinete.

Em fóruns, sei até o momento apenas dois casos de vazamento de water coolers da Antec.

Esses casos de vazamento são bem raros e o risco é mínimo, levando-se em consideração ainda a quantidade de water coolers vendidos e de pessoas satisfeitas.

Postado
1) Ao invés do 612 (140,00) eu recomendaria o Hyper 212 Evo.

O 612 é consideravelmente maior e no entanto não é muito melhor do que o 212.

Tanto o 612 como o 212 Evo vem com a mesma fan.

2) Já vi pessoas não recomendando o V10, o seu custo benefício não compensa.

Já até ouvi falar isso de alguém aqui no fórum:

http://forum.clubedohardware.com.br/resolvido-cooler-master/1094794

O V10 vem com uma fan para ventilação das memórias.

Pessoalmente, não acho vantajoso um cooler de processador ter uma fan integrada para as memórias, pois hoje em dia as memórias não esquentam tanto assim.

3) O 912 permite instalação do H80 com as suas 2 fans.

Você não precisa trocar o fluído desses water coolers selados.

4) Infelizmente, não tem como negar algum possível risco de vazamento dos water coolers.

Pesquise você mesmo por Corsair leaking ou leaked.

Já ouvi dizer de alguém que inclusive comprou o H60 e a embalagem chegou úmida.

Já ouvi dizer também de alguém que comprou o H70 e vazou dentro do gabinete.

Em fóruns, sei até o momento apenas dois casos de vazamento de water coolers da Antec.

Esses casos de vazamento são bem raros e o risco é mínimo, levando-se em consideração ainda a quantidade de water coolers vendidos e de pessoas satisfeitas.

bom, vou tentar ver se o cara da loja consegue pedir o 212 EVO, no caso da pra trocar a fan original do 212 EVO por um Excalibur e adicionar mais um Excalibur?

No caso de não conseguir o 212 EVO, seria melhor pegar o 612 com 2 Excalibur do que um v10 normal certo?

E sobre WC, o H60 que caberia no meu orçamento parece não ser tudo que eu pensava que fosse, e ouvi dizer que colocar o WC dentro do gabinete esquentaria os outros componentes e fora do gabinete não gosto pelo visual.

Então:

212 EVO/ 612 + 2 Excalibur seria mais negocio que o V10 certo?

Postado

1) Pessoalmente, não conheço o 612, mas pelo que já ouvi dele eu mesmo não compraria.

O 612 é conhecido por apresentar dificuldade na instalação.

Você pode ter dificuldade em pressionar a sua base de contato com o processador.

Já ouvi dizer de alguém que a base de contato do 612 não cobre a região inteira do processador, diminuindo a sua eficiência.

Veja outros detalhes do 612 no post #3.

http://forum.clubedohardware.com.br/resolvido-cooler-master/1107093

Pode até ser que no final das contas você se dê bem com o 612.

2) A príncipio o H60 não esquentaria componentes do gabinete, desde que você posicione a fan como exaustão de ar na traseira do gabinete.

Sei que as pessoas colocam a fan na traseira como injeção de ar para que o radiador se beneficie com o ar mais frio de fora do gabinete e nesse caso possivelmente você pode ver um aumento da temperatura da placa mãe e da placa de vídeo.

3) Já vi gente com o 212 Evo e o Excalibur.

Sei que a versão antiga do 212 Plus que vem com clips para fans não permite prender fans do tipo Excalibur.

Note que os cantos por onde entram os parafusos são fechados e portanto incompatíveis com esses clips.

Já o 212 Evo e a versão mais nova do 212 Plus vem com suportes de fans do tipo "QuickSnap" sendo compatíveis com fans do tipo Excalibur.

4) Pelo que ouvi dizer o processador que você tem é conhecido por ser quente, além de ter 8 cores e temperatura limite recomendável de 61C.

Até o momento vi relato de alguém com o FX-8120 e optou em trocar o 212 Evo pelo H100, pois ele não conseguia sustentar o over que ele queria.

5) Sei que até mesmo o H50 pode levar vantagem sobre o 212 em se tratando de over.

Postado

Mais no caso o over que eu penso no futuro não seria algo extremo, uns 4,5 no maximo isso se minha Mobo permitir.

Meu problema é que ao renderizar videos onde usam os 8 cores a 90 - 100% ele chega a 63 graus com o cooler box a 100% fazendo muito barulho, jogando fica em torno de 55 graus a 75%.

se eu fosse pegar o H60, eu colocaria ele encaixado no lugar da fan traseira e colocaria um fan tirando ar em cima, porém provavelmente eu vou de 212 evo ou 612 mesmo.

e no caso de usar 2 fans no 612 ele chega a ficar maior que um V10 em comprimento será? pois parece que até cabe no 912 plus.

Postado

então provavelmente eu vá de 612 ou 212 EVO se eu achar na loja.

agora se for para ficar com um fan só no cooler, vale a pena trocar esse que vem neles por um Excalibur? Esse fan que vem é ruim/ muito ruim/ médio/ bom? dependendo eu posso aproveitar ele e colocar na lateral =)

Postado

1) Já ouvi dizer que o Excalibur tem um fluxo de ar muito bom, porém é consideravelmente barulhento.

Já vi pessoas usando o Excalibur como fan de gabinete, water cooler e até no 212.

Tem uma review que diz que ele não é a opção mais recomendada para air coolers, mas é uma boa opção como fan de gabinete e de water coolers.

http://www.ninjalane.com/reviews/cooling/cm_excalibur

2) A fan que vem no 212 Evo / 612 PWM é a XtraFlo 120 sem led.

A fan parece ter boa qualidade e eu diria silenciosa até 1000 rpm - 1200 rpm.

Eu pessoalmente gosto mais do Akasa Viper 120 e do Blade Master (fan original do 212 Plus).

O XtraFlo em rotações mais altas tem o ruído do motor mais audível do que as outras fans.

Você pode manter a fan original ou se quiser usar como fan de gabinete.

Nada impede também de você guardar a fan como backup para o caso de um dia precisar trocar uma fan que apresente algum defeito.

Postado

então, pensei no Excalibur justamente pelo fluxo de ar e também por eu gostar do visual.

teria uma lista de fan`s que sejam boas com faixa de preço até a do Excalibur, para o caso de não ter uma fan e eu ja ter outra opção para pegar. Vi alguns que até gostei, se você pudesse acrescentar alguns e apontar as melhores para mim eu agradeceria =)

Excalibur 85 CFM x 30 dBA

Aerocool Shark 82 CFM x 26 dBA

CoolerMaster Xtraflow 93 CFM x 38 dBA (O.o)

CoolerMaster R4-BCBR-12FR-R1 44 CFM x 21 dBA

Postado

1) A Excalibur aparenta ter também boa qualidade.

2) Da sua lista de fans eu descartaria o R4, ela parece bem mais fraquinha.

Nem todos os R4 da Cooler Master tem boa reputação quanto a desempenho e qualidade.

Considero opções melhores do que esse R4:

Cougar Turbine CF-T12S 120 mm

Cougar HDB Vortex CF-V14H 140 mm

3) Outras opções:

Akasa Viper 120mm (o mesmo que vem no Akasa Venom Voodoo)

Blade Master (o mesmo que vem no Hyper 212 Plus)

Akasa Apache

4) Note que a sua placa mãe tem 1 CPU FAN e apenas 1 CHA FAN de 3-pinos.

Creio que qualquer fan na CHA FAN de 3-pinos irá rodar em sua máxima rotação.

Sei que o nível de ruído é subjetivo para cada um.

Não creio que o Excalibur 30 dba em máxima rotação vai ser tão mais silencioso do que o XtraFlo Red Led 38 dba.

Fans em 2000 rpm são em geral mais barulhentas.

5) Você sabe onde pretende ligar as novas fans?

Seu gabinete já deve ter vindo com fans, atualmente a CHA FAN de 3-pinos já está sendo usada?

Existem fans de 3-pinos que já vem com adaptadores para ligar direto na fonte.

O cabo splitter Akasa AK-CBFA03-45 permite ligar até 5 fans de 4-pinos na CPU FAN com controle de rotação.

http://www.justshop.com.br/home/produto/codigo:877/cabo-para-5-fans-4-pinos-flexa-fp5-ak-cbfa03-45

Postado

No momento eu to viajando, volto pra casa dia 04, e chegando ja quero ir atras disso, por isso to fazendo isso a distancia kk

No momento tem um cooler na frente e um atras, não sei se o CHA fan ja está sendo usado.

No caso, daria para deixar os dois Megaflow`s direto na fonte a 100% mesmo pois não fazem barulho e mesmo o Excalibur do lado a 100% creio que não incomodaria pois eu fico 90% do tempo no pc com o headphone e ainda uso um ventilador ao lado direto na minha mão pois tenho hiperidrose.

Daria para usar esse cabo nas duas fans do cooler cpu só né? queria controlar apenas o cooler cpu.

Postado

1) O cabo Akasa AK-CBFA03-45 permite ligar até 5 fans na mesma CPU FAN.

http://www.justshop.com.br/home/produto/codigo:877/cabo-para-5-fans-4-pinos-flexa-fp5-ak-cbfa03-45

Fans de 4-pinos como o Excalibur serão controlados pela placa mãe.

Fans de 3-pinos como o Aerocool Shark sempre rodarão em sua máxima rotação.

Você não precisa usar fans todas iguais.

Somente é recomendado usar 2 fans iguais no cooler.

Assim, coloque 2 fans de 4-pinos do cooler + 3 fans do gabinete nesse cabo.

2) A CHA FAN da sua placa mãe tem 3-pinos, creio que você pode usar esse mesmo cabo sem problema algum.

Nesse caso, qualquer fan seja de 3-pinos ou 4-pinos sempre rodarão em sua máxima rotação.

3) Tem também o cabo Akasa AK-CB002 para 3 fans e deve funcionar tal como o cabo de 5 fans.

http://www.justshop.com.br/home/produto/codigo:608,familia_id:120/cabo-y-splitter-para-3-fans-pwm-ak-cb002

Postado

Amigo, seu Gabinete tem 23cm de largura e o V10 tem 16cm de altura...

Cabe muito bem...

Eu to com medo é do meu não caber... :S

Comprei um gabinete V4 Black Edition Thermaltake e um CAFA50 da Corsair...

Se couber, vai ficar na raspa mesmo... :S

Postado
Amigo, seu Gabinete tem 23cm de largura e o V10 tem 16cm de altura...

Cabe muito bem...

Eu to com medo é do meu não caber... :S

Comprei um gabinete V4 Black Edition Thermaltake e um CAFA50 da Corsair...

Se couber, vai ficar na raspa mesmo... :S

Já ouvi dizer que o V4 cabe no limite o 212 (159mm de altura), A50 (159,5 mm de altura) e o A70 (159,5 mm de altura).

http://forum.clubedohardware.com.br/50-cabe-thermaltake/1105727

O V8 que tem 161.1 não cabe no V4:

http://forum.clubedohardware.com.br/duvida/1086592

A informação que consta no site do fabricante especifica o limite de 163 mm de altura para air coolers, mas pelo jeito está equivocada.

Postado
1) O cabo Akasa AK-CBFA03-45 permite ligar até 5 fans na mesma CPU FAN.

Fans de 4-pinos como o Excalibur serão controlados pela placa mãe.

Fans de 3-pinos como o Aerocool Shark sempre rodarão em sua máxima rotação.

Você não precisa usar fans todas iguais.

Somente é recomendado usar 2 fans iguais no cooler.

Assim, coloque 2 fans de 4-pinos do cooler + 3 fans do gabinete nesse cabo.

2) A CHA FAN da sua placa mãe tem 3-pinos, creio que você pode usar esse mesmo cabo sem problema algum.

Nesse caso, qualquer fan seja de 3-pinos ou 4-pinos sempre rodarão em sua máxima rotação.

3) Tem também o cabo Akasa AK-CB002 para 3 fans e deve funcionar tal como o cabo de 5 fans.

http://www.justshop.com.br/home/produto/codigo:608,familia_id:120/cabo-y-splitter-para-3-fans-pwm-ak-cb002

no caso do destacado acima, eu controlaria todas fans do gabinete quando alterasse a velocidade do cooler cpu? ou ficaria controlando o cooler cpu apenas e os outros fans do gabinete iriam ficar a 100%?

Postado

Com o cabo na CPU FAN, qualquer fan de 4-pinos terá controle de rotação pela placa mãe.

Qualquer fan de 3-pinos rodarão em máxima rotação.

Use fans de 4-pinos no cooler para que a placa mãe controle automaticamente a rotação das fans.

Creio que com o cabo na CHA FAN as fans de 3-pinos e 4-pinos sempre rodarão em máxima rotação.

Postado

bom, valeu EdsonSM , me ajudou bastante, já estou decidido em pegar o 212 EVO e se não tiver irei de 612, acho que entendi sobre o cabo.

Obrigado, já pode trancar =)

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...