Ir ao conteúdo

Ruído na fonte que não some por nada

milo

Posts recomendados

Postado

Tenho uma fonte Corsair AX650 que apresenta um ruído de energia intermitente que já está me deixando maluco :wacko:

Minha fonte anterior Seventeam 620PAF também apresentava esse ruído e foi o motivo de eu ter trocado de fonte, mas o ruído continua surgindo e me irrita bastante.

Pensando que poderia ser a rede elétrica eu alterei boa parte da rede elétrica da minha casa, ajustei disjuntores próprios para as tomadas do meu quarto, comprei um novo filtro de linha Clamper Multiproteção com contador de surtos, ajustei os plugs da tomada para o novo padrão, fiz aterramento e nada disso resolveu.

Alguém saberia me dizer o que poderia estar acontecendo, será que é o meu pc que está fazendo a fonte gerar esse ruído?

Postado

O ruído não é de cooler, isso eu sei por que o barulho do cooler até diminuiu ao trocar de cooler, o barulho é de energia, meio como se tivesse dando um mini curto lá dentro, um barulho baixo, porém agudo e irritante.

Vou ver se hoje mais tarde eu gravo um vídeo do barulho e posto aqui.

Postado
Teria como gravar o ruido que ela esta fazendo, é difícil lhe dar uma explicação sem ouvir o mesmo.

Como prometido, está ai o vídeo:

http://youtu.be/M23dkJIiPyk

Após o barulho ter encerrado, ele voltou 2 minutos depois, durou mais uns 5 minutos e isso se repetiu mais uma vez.

Será que tem alguma solução?

• Membro VIP
Postado
Como prometido, está ai o vídeo:

http://youtu.be/M23dkJIiPyk

Após o barulho ter encerrado, ele voltou 2 minutos depois, durou mais uns 5 minutos e isso se repetiu mais uma vez.

Será que tem alguma solução?

Provavelmente a gênese desse ruído é algum chuveiro elétrico, na sua casa ou na vizinhança próxima, daqueles com ajuste eletrônico da temperatura da água..

Chuveiros elétricos com ajuste eletônico de temperatura são implementados com o que chamamos de dimmer. O dimmer nada mais é do que um circuito que atrasa o disparo (condução) de um elemento chamado triac, responsável pela circulação de corrente elétrica pelo chuveiro, uma chave eletrônica que liga e desliga esse chuveiro..

Para quem quiser identificar de que chuveiro estamos falando, é desse tipo dai, embora tenha muitas outras marcas:

Thermosystem.jpg

O ligamento, ou disparo dele, desse triac, é controlado, retardado, atrasado, e, uma vez conduzindo ele se desligará na próxima passagem da tensão da rede por zero volts, ou seja, 120 vezes por segundo ele é atrasado em seu disparo, é ativado, e em seguida se desliga..

Isso permite que a tensão ou a corrente média sobre o chuveiro seja ajustada e com isso ajustada também a temperatura d`'água..

A forma de onda que o chuveiro recebe, em três diferentes ajustes, é mais ou menos essa dai de baixo..

Angulodeconduodetriac.jpg

Se consideradas 3 diferentes situações, a primeira com alta capacidade de aquecimento da água, a segunda com menor capacidade de aquecimento e a terceira com muito pouca capacidade de aquecimento da água..

Sabido como funciona o ajuste da temperatura d`água do chuveiro, vamos ver o que isso tem a ver com a fonte do PC...

Basta você reparar que o flanco de subida da tensão, ao ligar o triac é extremamente íngreme e isso é representativo, é tipico de ondas quadradas, cuja característica é ter um sem fim de harmônicos.. Desse modo o chaveamento do triac de seu chuveiro é um excelente gerador de RF e isso pode ser facilmente escutado se você chegar perto desse chuveiro com um radinho AM fora de estação, apresentando um ruído característico. Vais notar que esse ruído é modulado pelo ajuste da temperatura d`água..

O rádio AM detecta a geração dessa radiofrequência pelo ar, emanada, irradiada, tal qual fosse um transmissor..

A inserção desse tipo de ruído também afeta a rede elétrica, que funciona como uma grande antena de irradiação..

Seu PC, no caso a fonte não é exceção e a fonte sentirá essa enorme quantidade de harmônicos presentes na rede elétrica, gerados pelo chuveiro eletrônico, mesmo que ele não esteja na sua casa e sim na casa do vizinho. Afinal, a rede elétrica é a mesma, correto???

Chuveiros elétricos demandam muita energia, e na hora de interferir, interferem pesadamente..

O reflexo dentro da fonte do PC tem aquele ruído característico de centelhamento, de geração de faíscas, (embora isso não esteja acontecendo), é o que tipicamente chamaríamos de ruído da eletricidade. Esse ruído deve casar com o uso do chuveiro. Verifique, comprove, teste.. Veja bem, não estou lhe sugerindo checar o banho da vizinha, em nome da ciência :D

O que fazer??? Eu aqui em casa tenho um desses que refletia dentro da fonte, como o faz por ai afora. Após ter colocado um bom filtro de linha (realmente bom, de minha execução, com uma filtragem muito boa e acima do padrão normal dos fltros de mercado), e o ruído se deslocou para dentro do filtro, como era de se esperar.. Ele é quem segura a bronca da fltragem das harmônicas de alta frequência..

O fltro que uso é esse dai: Como tornei útil um estabilizador!

Ou seja, amigos.. Contra um chuveiro gerador de radiofrequência não tem muito o que fazer.. O melhor talvez fosse, dentro do chuveiro, de modo blindado, aplicar um ótimo filtro para que essas harmônicas não fossem ineridas na rede elétrica.. Ou seja, algo muito mais difícil de se fazer ( a não ser que o fabricante o incorpore, o que significa obrigatoriamente elevação do custo em um produto tipicamente barato, ou seja, o tiraria do mercado) ..

Sua fonte deverá aguentar numa boa.. Só o ruido incomoda. Ajude a mesma colocando antes um bom filtro de linha.. Nada mais.. Só que tem de fazer esse filtro, pois os comerciais, os filtros de linha, não tem suficientes estágios para remover isso dai..

E por favor não criem mais mitos de que esse ruído antecede a morte da fonte, ou que o mesmo é derivado dela estar pedindo penico, ou que seus capacitores estão estufando (já vi muita gente boa atribuir tudo o que de ruim acontece no PC aos capacitores estufados...) Não inventem e tentem, dentro de seu alcance, minorar o problema, que no caso consiste na adoção de um bom filtro de linha, para melhorar a energia que sua fonte irá receber..

Ou seja, provavelmente o seu ruído está incorporado a sua rede elétrica e não adianta trocar de fonte pois ele, ficando ai, vai aparecer também na nova fonte..

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...