Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema com amplificador com TDA 2030


Subwoofer_X

Posts recomendados

Olá pessoal

Montei um amp com tda 2030 , do qual vou deixar o esquema aqui, e acontece que ele não funcionou..... não ouvi som nenhum além de estalos na hora de conectar a fonte e entrada de áudio..... pelo o que eu vi estava tudo certo, o mp3 tava funcionando, a fonte também... Esse esquema é o mesmo do datasheet, e vi lá que existem dois tipos, e acabei montando esse... a fonte que eu uso é daquelas de carregadores de pilhas, 12v, 600mA. Vou refazer o circuito posteriormente, se der certo postarei aqui. Montei o circuito fora de uma placa, era só para testes... futuramente irei montar ele em uma placa ilhada. Me avisem se houver alguma falha no diagrama....

Espero que possam me ajudar, agradeço desde já.

post-920688-13884965064508_thumb.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O TDA2030A é de 18W, o TDA2030 é de 14W. Ambos HI FI. Eles possuem pinagem diferentes e o circuito tem algumas diferenças. Olhe o datasheet:

javascript:openreq('http://www.datasheetcatalog.org/datasheet/stmicroelectronics/1459.pdf')

Note que no datasheet existe um layout pronto para ambos os TDA's. O faça em uma placa que sera mais seguro de funcionar e evitara possiveis problemas com interferencias, mal contatos etc...

Seria legal você utilizar uma fonte estabilizada de 12v e 1A. Vou te passar um bom esquema de fonte. Muito simples de montar e bastante silenciosa (como é dito no tópico) Ja montei e recomendo. Veja o link:

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=3464.0

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ok..... 1A.... mas eu pretendo fazer um amplificador com surround 2.1, ou seja, 3 amp. Já que cada um tem 18w, isso dá 56 w. A fonte de 1A ,12v, forneceria 12w. preciso de uma fonte mais potente

Você não mencionou que planeja fazer 3 amplificadores. Indiquei a fonte 12v 1A para seu projeto inicial, 1 amp tda2030 ou tdA2030A...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sim....mas se for simples e barata essa fonte acho que tem como fazer 3.. uma para cada amplificador. Só que o mais urgente agora é um circuito bom para fazer o amplificador... na datasheet tinham informações faltantes no esquema, e outros esquemas tinham coisas confusas, como trilhas cruzadas sem indicar as junções. Se alguém tiver um circuito bom para o 2030A... seria muito bom

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
sim....mas se for simples e barata essa fonte acho que tem como fazer 3.. uma para cada amplificador. Só que o mais urgente agora é um circuito bom para fazer o amplificador... na datasheet tinham informações faltantes no esquema, e outros esquemas tinham coisas confusas, como trilhas cruzadas sem indicar as junções. Se alguém tiver um circuito bom para o 2030A... seria muito bom

No datasheet d TDA2030A tem um circuito pronto e tambem um layout. Só segui-lo.

http://www.datasheetcatalog.org/datasheet/stmicroelectronics/1459.pdf

Como pode ser visto na figura 12 e 13, o layout esta de acordo com o esquemático.

Ja fiz um amp com os TDA's 2005, 2030 e 2003, me guiando pelo datasheet e funcionou de boa, mas no meu caso eu mesmo fiz o layout.

Você disse que tens um TDA2030A, então basta apenas seguir o datasheet.

Boa sorte!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o que vocês querem que o tda2030 faça com uma fonte de 12V?

O tda2030 é 14W Hi-Fi, ele só vai te dar os 14W com alimentação superior a 30V 3A...

Os Tda2005, tda2003 são 12V mas infelizmente não chega na potencia especificada no datasheet... Potencia que falo a RMS...

Se você quer 3 canais, tera que ser uma fonte superior a 30V 9A...

Fiz o circuito que está no datasheet e usei fonte de 30V 2A e em volumes altos distorce... o certo seria pelo menos 34V 3A... Agora com 12V 0.6A quer que ele faça o que?

Se aparentemente o circuito está certo, não tem o que mexer nele, a menos q o CI seja pirata... Use uma fonte boa para alimentar o amp.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente, com essa fonte de 12v 600ma não rendera um bom resultado em nenhum dos TDA's mencionados.

Tenho aqui montado um amp TDA2003 alimentado com 12v e 900ma e quando no volume máximo ja distorce .

No datasheet do TDA2030A o esquema sugerido funciona tranquilo assim como o layout, mas teras que conseguir outra fonte, como o mroberto98 mencionou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok....então vou partir para outro modelo de amplificador. O TDA 2030 , já que precisa de muita tensão não vai servir para o meu projeto. Então o probrema era mesmo a alimentação, pois aparentemente o amp funcionava, só que não saía som. Agora vou partir para o tda 2040, em que vi no datasheet uma suposta tensão mínima de alimentação de apenas 2,5volts(impressionante). Mas aí já é um assunto diferente, e por isso está em outro tópico mais recente.

http://forum.clubedohardware.com.br/tda-2040/1118908

Obs: não haverá novamente o problema de tópico duplicado, o assunto do outro é completamente diferente.

Agora entendi por que o meu amplificador com tda 2003 funcionou perfeitamente com a minha fonte. Exatamente como disseram, o meu também distorce em um volume alto.

Minhas esperanças agora estão no TDA2040.... tomara que dê certo....

e para os circuitos, posso aproveitar muitos componentes que comprei para o o 2030. Isso vai ser bom. :D

Vou pensar sobre as fontes depois de decidir o amplificador definitivo. E existem grandes chances de eu decidir por usar baterias

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas... acho que uma bateria de 3,7 volts de lítio-polímero ou íons de lítio de alta taxa de descarga aguentaria o amplificador, não é? 3,7 é bem mais do que os 2,5 do datasheedt

Não adianta ter corrente alta sem tensão! com 3,7V você não teria nem 0,5W!! Mesmo que fosse a maior bateria do mundo!

No datashet está esse valor de 2,5V por ser o valor min para ligar o circuito, não que ele pode trabalhar nessa tensão...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas... acho que uma bateria de 3,7 volts de lítio-polímero ou íons de lítio de alta taxa de descarga aguentaria o amplificador, não é? 3,7 é bem mais do que os 2,5 do datasheedt

Não é 2,5 mas sim +2,5 e -2,5V, fonte simétrica.

Veja bem o datasheedt.

E o que pretende com estes valores?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pretendo montar um amplificador que utilize baterias, como por exemplo, uma de celular

Se o datasheet fala alimentação min de 5v, então nem com a bateria de celular vai servir...

Primeiro você disse que queria pelo menos 10W, com uma bateria dessa você não teria nem 0.5W... Seria algo em torno de 0.2W...

o que você quer realmente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!