Ir ao conteúdo

Ajuda com luz rítmica

daniloalvesbr

Posts recomendados

Postado

Olá amigos, sou novo no forum e, se eu fizer alguma pergunta estúpida por favor me desculpem pois sou hobbista em eletrônica.

Minha dúvida é a seguinte. Abaixo tem a foto do diagrama de uma luz rítmica que, qhando ligada juntamente as caixas de som, piscam de acordo com a frequência (acho que é isso...).

esquema.jpg

Então vamos lá:

Eu gostaria de colocar uma chave seletora para cancelar o efeito de luz rítmica e ficar aceso direto, como se fosse um refletor, e nesta mesma chave colocar um efeito de strobo, sem ser rítmico. assim ficaria uma chave seletora com 3 funções: estrobo, luz rítmica e refletor.

Algém pode me ajudar?

Imaginei que, colocando um CI 555 na entrada da frequência do som eu pudesse fazer o strobo, e se eu colocasse uma chave que fechasse um curto antes do emissor e do coletor do TIP 31c pudesse fazer o efeito refletor.

OBS: NÃO SEI SE É POSSÍVEL, alguem tem uma ideia pra me ajudar?

Abraço galera e fica com Deus

Postado

Olá, eu consegui fazer um esquema aqui... não consegui fazer em um interruptor só, pois não encontrei uma imagem no google de um com 3 fases, e se eu desenhasse um ia ficar confuso, pois existem modelos de pinagens diferentes.

O site de onde eu tirei o circuito do strobo é este, para o caso de dúvidas:

http://eco-eletro.blogspot.com.br/2011/06/strobo-de-leds-simples-pedidos.html

Quanto aos resistores, se ficarem muito fracos os leds, vá testando valores menores.... em um outro tópico observei problemas com intensidade dos leds.

E.... atenção: não tente combinações diferentes com os interruptores, pois podem acontecer coisas diferentes.

Mas fica simples de você mesmo instalar um interruptor único, basta saber o funcionamento dele.. caso não souber... vai testando... com 2 pilhas e um led, para ver em que posição ele faz determinados pinos conduzirem ou oferecerem impedância... mas se não souber mesmo como instalar, coloque no tópico a foto do seu interruptor e o funcionamento dele... mas se for daqueles bem populares, normais, nem precisa o funcionamento, pois são todos quase iguais. Qualquer dúvida, estarei a sua disosição

post-920688-13884965083728_thumb.jpg

Postado
MUITO OBRIGADO!!! Comprei 100 led´s no Mercado Livre! Assim que chegar eu faço o circuito e posto fotos!!

Só por curiosidade, quanto você pagou em 100 leds totalizando com o frete? os leds são de alto brilho??

Postado

aaaaaaaa, me desculpe, mas errei no desenho. agora vi que não é necessário um resistor depois do circuito strobo de leds. heheheh, os leds já tem um resistor. que erro óbvio rsrsrsrs

Então pode tirar aquele resistor de 270 ohms do meio do circuito, ligue direto, faça uma ponte no lugar de resistor.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!