Ir ao conteúdo

Sensor de temperatura do Gabinete Gamer XII Viper

marklemans

Posts recomendados

Postado

Citação:

Postado Originalmente por Tarcio Martins

Rá!! Consegui! Quer dizer, mais ou menos....

Após ter destruído o termostato original, resolvi cortá-lo e soldar um termistor do tipo NTC de cerâmica. E o negócio parou de apitar!!

O problema é que está marcando uma temperatura entre 63°C e 65°C, o que eu acho elevado... não sei porque isso está acontecendo. Talvez porque eu preciso vedar o sensor com silicone (eu só soldei o termistor nos fios, nada mais).

Alguém ae manja isso aí? Será que tem como corrigir?

valeu.

P.S. Quando eu finalmente terminar, posto um tópico explicando exatamente o que eu fiz.

-------------------------------------------------------------------------

Postado Originalmente por Leandro DL

Um NTC possiu vários valores de resistência, valor esse, que é usado em um divisor resistivo para, aí sim, o circuito do termostato fazer a leitura da tensão e te mandar em números.

Como você colocou um NTC qualquer, alterou o divisor resistivo, mudando assim a tensão que é "lida" pelo circuito, fazendo assim, mudar a temperatura mostrada.

Para testar se ele está funcionando corretamente, antes de mais nada, aqueça o NTC com um ferro de solda e veja se a temperatura do mostrador irá subir.

O termistor está funcionando corretamente (já tinha testado). Particularmente eu acho que é a tensão do gabinete que está alta demais para o termistor e por isso a temperatura estava altíssima.

Daí eu coloquei um resistor qualquer entre o fio do gabinete e um lado do termisor e a temperatura caiu para 20 °C.

Acredito que se fizer a medição certinha da tensão e do resistor é possível chegar ao valor correto. Mas no momento ainda não sei fazer isso (sou um curioso, estou estudando eletrônica agora).

Mas o problema foi resolvido. Se o moderador quiser fechar o tópico pode fazê-lo. Quando eu conseguir resolver o problema por completo, eu faço um tópico bacana com fotos e tudo mais.

Obrigado a todos!

agora eu Marcus q sou novo no forum pergunto ao tarcio martins. qual valor do termistor ele colocou e porque ele usou resistencia em vez de alterar o termistor para uma resistencia maior tem termistor de varios valores e tamanho eu nao sei qual comprar, to com mesmo problema.

Postado

Ninguem tem nossao aonde tem esse sensor. desse gabinete viper black sei la o que ganhei isso num rolo ai a parada ta apitando tive q cortar o fio do buzzer

help me please

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!