Ir ao conteúdo

Estimar indutância de enrolamento de transformador de fonte linear

passoswell

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal,

Estou precisando de um indutor de indutância alta, e tive a ideia de usar o enrolamento primário desses transformadores pequenos usados em fontes de alimentação lineares para 60Hz.

O problema é que eu preciso saber qual a possível indutância desse enrolamento, para fins de calculo. Já procurei pelo Google e descobri que usar indutímetro não é uma boa.

Será que não dá pra estimar a indutância do primário desse transformador sabendo as tensões e correntes de primário e secundário?

Valeu pessoal.

• 11 meses depois...
Postado

Há uma forma prática de se conseguir verificar isso. É descobrindo a freqüência de ressonância:

De posse de um amplificador de áudio e de um software gerador de áudio, você coloca o primário do trafo conectado na saída do amplificador em paralelo com um capacitor AC, experimente capacitores de 5uF e de 10uF. Ligue a bobina na saída do amplificador em série com um resistor de 100R.

Vá variando a freqüência até que a queda de tensão no resistor seja a menor possível.

Quando atingir este nível, certamente entrou na ressonância.

Vá até o site a seguir:

http://www.deephaven.co.uk/lc.html

Digite o valor do capacitor usado e vá testando valores de indutores que ressone justamente na freqüência que você usou no amplificador.

Quando o site lhe mostrar o valor de indutor que ressone na freqüência que você usou e o capacitor que você usou, este vai ser o valor do seu indutor.

Existe um aparelho das antigas que servia para verificar indutância. Funcionava com este princípio.

Se chamava ressonímetro. Você tinha um valor de capacitor conhecido e uma freqüência conhecida em ressonância. Daí para você saber o valor do indutor era só uma questão de usar uma fórmula. 

Postado

Coloque um resistor em série com o enrolamento de primário. Esse resistor deverá resistir alguma potência. Se você tiver outro trafo é melhor ainda.

A ideia é colocar o indutor (primário do trafo a ser medido) alimentado por um outro trafo, para que a tensão no indutor fique mais baixa e possa ser usado um potenciômetro no lugar do resistor. Com cerca de 6 a 12 volts alimentando o indutor sob teste, o potenciômetro pode ser daqueles normais, de sinal, sem potência. Use um potenciômetro linear, não use aqueles do tipo para controle de volume, que são logarítmicos.

Meça a tensão CA com o multímetro. Um dos terminais fica fixo na junção primário do indutor com o potenciômetro. O outro terminal vai ficar medindo ora o outro lado do indutor, ora o outro lado do potenciômetro (o meio do potenciômetro fica ligado a um dos terminais extremos).

Varie o potenciômetro até que as duas tensões sejam iguais. Digamos que você encontrou Vigual. Esse valor não é importante e nem vai ser usado.

Então, sabendo que a frequência da rede, que alimenta o circuito é de 60Hz, tem-se a expressão.

XL = R

Onde XL é a impedância do indutor em 60Hz e R é a resistência do potenciômetro, que fez com que as duas tensões ficassem iguais.

XL = W.L --> L = XL / W --> L = R / W --> L = R / (2*pi*60) --> L = R / 377

L em Henrys, R em Ohms

MOR_AL

• 3 semanas depois...
Postado

Olá pessoal,

Muito obrigado pelas respostas, elas foram bastantes esclarecedoras. Infelizmente eu precisava de uma resposta rápida para um trabalho, então as respostas não vieram a tempo.

O trabalho consistia em montar um circuito com indutores, capacitores e indutores, obter uma função de transferência e usar o pwm de um microcontrolador (obrigatório o uso do PSOC) para controlar uma tensão e / ou corrente do circuito. A ideia do professor era que o circuito RLC simulasse alguma planta, como um tanque ou alguma parte de um carro. Estaria tudo maravilhoso se eu já tivesse visto alguma técnica de controle antes.

No fim eu resolvi simplificar um pouco as coisas, montar algo que exigisse indutores menores, pois o dead-line estava próximo. 

Como não tenho mais dúvidas, e se ninguém mais tiver interesse no tópico, ele já pode ser fechado.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...