Ir ao conteúdo

Montar transformador

Ariel432

Posts recomendados

Postado

Pessoal boa tarde,

Estou querendo me aventurar em montar alguns transformadores, porém não sei onde comprar os materiais(carretel, chapas EI e fio esmaltado) para monta-lo, alguém conhece alguma loja que venda esses materiais?

Ps.: Não consegui pensar em um título melhor para o tópico.

Ps2.: estava pesquisando na net pelos fios de cobre esmaltado e encontrei uns de alumínio esmaltado e me veio uma grande dúvida: é possível enrolar transformadores com estes?

Estava pesquisando na net pelos fios de cobre esmaltado e encontrei uns de alumínio esmaltado e me veio uma grande dúvida: é possível enrolar transformadores com estes?

Postado

Só se você quiser um transformador de subestação.

Fios de aluminio esmaltado são usados em grandes transformadores e grandes motores.

.

.

Pode até usar em pequenos transformadores mas teria que rever os cálculos envolvidos para projetar o transformador já que resistividade do alumínio é maior que a do cobre assim como outras características como coeficiente térmico e outros fatores.

E sim... Respondendo a sua pergunta. Pode-se enrolar transformadores com fio de aluminio. Afinal, alumínio é um material condutor de enregia elétrica. Assim como pode-se enrolar transformadores com fio de prata ou fio de ouro. Porém, cada material tem características diferentes, consequentemente, o projeto do transformador também será diferente.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!