Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Notebook com 2 Placas Gráficas

Lucas Toledo

Posts recomendados

Olá galera, bom dia! Trago a vocês uma dúvida hoje:

Comprei recentemente o notebook LG N460. Ele possui duas placas de vídeo, uma onboard (Intel HD 4000) e outra off-board (AMD Radeon HD 7650M).

Eu baixei e atualizei os drivers de ambas, instalei também o Catalyst Control Center.

Pesquisando na internet, encontrei informações sobre como configurar os gráficos comutáveis (ou seja, definir qual aplicativo usará a AMD Radeon HD 7650M e qual usará a Intel HD).

Pra realizar um teste, instalei o Call Of Duty: Black Ops e defini nos Gráficos Comutáveis que ele seria aberto com a AMD Radeon HD 7650M).

Pois bem, baixei e instalei o programa Aida64 e habilitei o On Screen Display pra monitorar informações enquanto eu jogava (vejam bem, deixei o Aida64 aberto com o OSD apenas aberto no desktop e não in-game como outros programas fazem).

Comecei o jogo normalmente e não pausei ou apertei ESC nem nada, simplesmente apertei aquela tecla com o símbolo do windows (me esqueci o nome da tecla, rsrsrs) pra que o jogo minimizasse porém continuasse rodando. Feito isso utilizei uma ferramenta do Aida64 que se chama Aida64 CPUID e observei na aba da Placa de Vídeo e lá encontrei o seguinte: " Active (Intel HD 4000)".

O mesmo acontece no Everest, no PC Wizard e etc, eles apontam a Intel Graphics HD 4000.

Fui ao gerenciador de dispositivos do Windows e lá consta as duas placas, a Intel e a Radeon.

Sabem o que pode estar acontecendo? Existe outra maneira de eu saber se o jogo está sendo "rodado" na Radeon HD 7650M mesmo? (Afinal, como citei acima, eu defini pra que ele fosse "rodado" usando a Radeon na "Configuração de Gráficos Comutáveis" do Windows).

Podem me ajudar?

Abraços e obrigado!

Att,

Lucas Toledo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, está definido como Alto Desempenho sim.

Deve ser só cisma minha mesmo, porque o Far Cry 3 eu rodei com tudo no médio em 1366x768 com 30 FPS cravados e sem quedas bruscas. Acho que a Intel Graphics HD 4000 não conseguiria rodar ele com esse desempenho certo? Somente a Radeon HD 7650M mesmo.

O Black Ops está rodando em 1366x768 com tudo no High (somente algumas coisas no Médio) a 30 ~ 40 FPS também.

Link para o comentário

Sim, está definido como Alto Desempenho sim.

Deve ser só cisma minha mesmo, porque o Far Cry 3 eu rodei com tudo no médio em 1366x768 com 30 FPS cravados e sem quedas bruscas. Acho que a Intel Graphics HD 4000 não conseguiria rodar ele com esse desempenho certo? Somente a Radeon HD 7650M mesmo.

O Black Ops está rodando em 1366x768 com tudo no High (somente algumas coisas no Médio) a 30 ~ 40 FPS também.

Faz um teste..baixa o programa fraps...ele mostra no jogo quantos fps estão rodando o game..vai la em graficos comutaveis e muda nas duas opções e ve..fiz isso e a diferença entre as 2 placas é de quase 20 fps tenho a hd4000 e a 7570M.

Link para o comentário

• 2 semanas depois...
Gio , boa ideia cara! Farei isso mais tarde e posto o resultado aqui!

Deu certo? estou com o mesmo problema...fiz um teste em um jogo com a opção economia de energia e depois a opção alto desempenho, porém o fps ficou igual em ambos os testes...

Se puderem me ajudar ficarei muito agradecido. ; )

detalhe: usei o MSI AFATERBURNER para medir o fps em ambos os testes.

Link para o comentário

Samurai, farei o teste hoje a noite jogando o Ghost Recon: Future Soldier. Posto o resultado aqui.

Não fiz o teste antes porque achei que estava usando a HD7650M mesmo e que seria só cisma minha, porque rodei o Far Cry 3 no Medium a cerca de 30~35 FPS. O Black Ops 2 eu rodei com tudo no Medium também a 40 FPS.

Testarei hoje e posto o resultado aqui.

Link para o comentário

Samurai, farei o teste hoje a noite jogando o Ghost Recon: Future Soldier. Posto o resultado aqui.

Não fiz o teste antes porque achei que estava usando a HD7650M mesmo e que seria só cisma minha, porque rodei o Far Cry 3 no Medium a cerca de 30~35 FPS. O Black Ops 2 eu rodei com tudo no Medium também a 40 FPS.

Testarei hoje e posto o resultado aqui.

mais uma dica...baixe o programa AMD System monitor‏

abra o jogo em alto desempenho e tente achar uma opção pra jogar em janela...esse programa te mostra o desempenho da placa no jogo..se ele estiver mostrando é sinal que sua placa de viedo randeon esteja funcionando....

eu tenho essa 7650m e estou jogando tomb raider com fps a 25~30 no ultra...

Link para o comentário

SamuraiCaipira, fiz o teste aqui. Realmente a minha placa AMD Radeon 7650M está funcionando bem sim. Resultado do teste usando o FRAPS:

Jogo: Ghost Recon Future Soldier

Alto Desempenho > 20~30 FPS (Resolução: 1280x768 , Gráficos no LOW)

Economia de Energia > 8~10 FPS (Resolução: 1280x768, Gráficos no LOW)

Caso eu coloque a resolução em 1024x768, os FPS com a placa de Alto Desempenho ficam em 27~30 FPS constantes, sem quedas bruscas. Já com a placa de Economia de Energia, na resolução 1024x768, o ganho é pequeno em FPS, fica a cerca de 9~12.

Resumindo, minha placa de Alto Desempenho (AMD Radeon HD7650M) está funcionando corretamente sim.

mais uma dica...baixe o programa AMD System monitor‏

abra o jogo em alto desempenho e tente achar uma opção pra jogar em janela...esse programa te mostra o desempenho da placa no jogo..se ele estiver mostrando é sinal que sua placa de viedo randeon esteja funcionando....

eu tenho essa 7650m e estou jogando tomb raider com fps a 25~30 no ultra...

Giobenedet, você usa esse mesmo notebook meu? O LG N460? Ou joga em PC Desktop?

Vou baixar esse programa sim e testar mas, pela minha resposta anterior (sobre o teste de FPS que eu fiz usando o FRAPS e as duas opções: "Alto Desempenho" e "Economia de Energia") já mostra que a placa dedicada HD7650M está funcionando certo?

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...