Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como fazer a comunicação entre dois programas?


marlonsaveri

Posts recomendados

Olá,

Preciso de uma luz sobre por onde começar para resolver um problema que envolve a comunicação de dados de programas diferentes. Abaixo explico melhor:

Para cada valor de uma variável A está associada uma posição (x,y). Assim, preciso listar os pares (x,y) para cada valor de A e então traçar gráficos a respeito.

"A" refere-se ao número de voltas de um motor e (x,y) à posição de um mecanismo que se movimenta por causa desse motor.

É aí que a coisa complica. "A" não varia simplesmente conforme eu aperto um botão, mas sim conforme eu digito um comando (quantidade de voltas) ao software que controla o motor.

Já o par (x,y) é obtido através de um equipamento que mede as posições x e y do mecanismo (equipamento este que possui um software que permite exportar os valores x e y ao computador).

Daí, até então eu estou fazendo o seguinte: digito um valor para "A" no primeiro software (exemplo: 1 volta) e mando o segundo software salvar o par (x, y) obtido. Depois digito outro valor para "A" (exemplo: 2 voltas) e peço para o software salvar o novo par (x,y)... Depois de umas 200 voltas então copio a tabela com esses pares (x,y) para o excel e, na frente, coloco uma nova coluna com os valores de "A".

Acontece que preciso automatizar o sistema. Ou seja, preciso fazer um programa que fique incrementando "A" (de 1 a 1 milhão de voltas, por exemplo) e salvando os pares (x,y) automaticamente para cada valor de "A".

Usarei o labview, mas não tenho ideia de como fazer isso; pois até então nunca trabalhei com programação que envolvesse importar dados de outros programas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei em outros programas, no Maple funciona mais ou menos assim:

For A from 1 to 1000000 by 1 do
X:=A+1;
Y:=(X^2)/(5-X);
A:
x:
Y:
end;

Neste exemplo ele faz:

Para A de 1 a 1000000 com passo de 1, faça X=A+1 e Y=(X^2)/(5-X). Então ele escreve A, X e Y a cada iteração do programa.

Para outros programas a lógica a seguir deve ser mais ou menos a mesma, mudando apenas os comandos.

Então você pode exportar os valores por aquivo texto para outro programa, respeitando o layout deste programa que você vai usar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!