Ir ao conteúdo

Turbo Boost automático? FX-8150

rLd

Posts recomendados

Postado

Possuo um FX-8150, ASUS M5a88-M

Comecei a perceber meu problema de uns dias para cá, quando rodei o speed fan e em idle a temperatura estava mais alta do que o costume, isso na mesma temperatura ambiente, baixei o AMD Overdrive e notei que quando o pc inicia ele já inicia com o Turbo Core ativado, isso faz com que o processador trabalhe a 3.9 GHz mais o vcore sobe muito, de 1.3 para 1.41, ai eu sempre tenho que ir no amd overdrive desativar o turbo core ou diminuir o vcore para 1.3, isso toda vez que reinicio ou ligo o pc, já tentei deixar configurado no amd overdrive para iniciar sem turbo core, também tentei deixar para iniciar com turbo core com 1.3 de vcore e nada resolve, sempre inicia com turbo core ativado a 3.9 com vcore 1.41

Queria saber se tem algum jeito para ou desativar esse turbo boost de uma vez, ou mesmo deixar ele ativo porém com vcore 1.3, pois fazer esse procedimento toda vez que inicia o pc já está chato kk

Postado

Até onde sei, o TurboBoost só entra em ação se tiver uma "folga" no processador para isso. Ou seja, programas que estejam utilizando poucos núcleos, temperatura razoável e TDP "baixo. Talvez por isso ele esteja "sempre" ativo. Não sei, pois passei poucos dias com meu FX-8120.

Mas para desativar é só ir na BIOS da placa-mãe se não me engano.

Postado

Acho que isso que você falou é o Cool N Quiet não? isso eu deixo ativado pois não curto processador sempre a todo vapor, depois eu tiro uma print do amd overdrive e posto aqui para ver se fica mais claro.

PS: Errei no nome, é Turbo CORE não Turbo Boost (porém acho que é a mesma coisa mais o boost é da intel certo?)

Postado
Acho que isso que você falou é o Cool N Quiet não? isso eu deixo ativado pois não curto processador sempre a todo vapor, depois eu tiro uma print do amd overdrive e posto aqui para ver se fica mais claro.

PS: Errei no nome, é Turbo CORE não Turbo Boost (porém acho que é a mesma coisa mais o boost é da intel certo?)

OLá,

Cool N Quiet= Tecnologia que "derruba" o clock do processador quando não é necessario o deixando mais frio, silencioso e gastando menos energia....

Turbo Core= Tecnologia que faz o processador passar o clock base tirando mais do processador, desde que a temperatura e o numero de cores seja o correto, ou seja um overclock automatico e seguro, sem passar os limites especificados da placa mãe e processador.

Em ambos os casos é para existir uma opção na bios da placa mãe para desativar o turbo e o cool...

De toda forma não é muito recomendavel já que em programas antigos ele ajuda o desempenho em até 15% o que é bem consideravel.

Outra opção é fazer um underclock na bios, baixando e travando o vcore, e aumenta o multiplicador para manter o clock base, claro com alguns testes para não dar Crep.

Abraços,

Postado

Então, mais minhas dúvidas são:

1- 1.41 de Vcore não é muito vcore para pouco clock? no caso são 0.11 de vcore para 0.3GHz de clock

2- Setar o vcore de 1.41 para 1.3 (vcore original do 8150) no turbo core pelo AMD OverDrive teria algum problema? Se sim quais eles?

3- Se acaso der para setar o vcore a 1.3 com turbo core ativado teria alguns testes para fazer para ver se está tudo ok? Se sim poderiam me indicar algum?

Postado
Então, mais minhas dúvidas são:

1- 1.41 de Vcore não é muito vcore para pouco clock? no caso são 0.11 de vcore para 0.3GHz de clock

É e não é, nominalmente é pouco aumento mas no desepenho faz diferença e de toda forma está dentro das especificações de trabalho do processsador.

2- Setar o vcore de 1.41 para 1.3 (vcore original do 8150) no turbo core pelo AMD OverDrive teria algum problema? Se sim quais eles?

Underclock não tem problema em geral, apenas diminuir o ritmo de trabalho do processador.

3- Se acaso der para setar o vcore a 1.3 com turbo core ativado teria alguns testes para fazer para ver se está tudo ok? Se sim poderiam me indicar algum?

Testes de stress mesmo, nada fora do normal...Mas como eu disse acima underclock não dá problema, apenas deixa o ritmo do processador mais lento.

Boa sorte,

Postado

o overclock automatico da AMD não vai fazer a sua CPU fritar até quebrar, e o vcore esta super normal até 1,5v...

o que vai fazer queimar essa bagaça, é o cooler box de $*&$#*, compra um cooler decente e deixa o turbo core ligado, e atualiza a BIOS da placa mãe...vai na BIOS e coloca o cooler para trabalha no modo Performance !

Postado
o overclock automatico da AMD não vai fazer a sua CPU fritar até quebrar, e o vcore esta super normal até 1,5v...

o que vai fazer queimar essa bagaça, é o cooler box de $*&$#*, compra um cooler decente e deixa o turbo core ligado, e atualiza a BIOS da placa mãe...vai na BIOS e coloca o cooler para trabalha no modo Performance !

terça feira montei um Hyper 612 com push-pull, e fica ligado a 100% sempre pois não ligo para o barulho dele.

No caso então não tem problema deixar o Turbo core ativado (3.9GHz) com 1.3 de vcore (fazendo isso pelo overdrive mesmo)?

Seria legal deixar rodando o teste de stress por quanto tempo?

PS: imagem do que eu quero fazer 24z9fdc.png

Postado

Olá,

Problema não tem, para confirmar deixe ele stressado por uns 30 minutos se não ocorrer erro, é porque aceitou de boa. Se travar basta baixar 100 Mhz que segura, acho improvavel precisar mexer nos Mhz, mas só testando mesmo.

Falou!

Postado

Ok, muito obrigado a todos, teria algum programa de stress para me indicar? tenho o aida64 aqui, é bom ou seria melhor baixar outro?

Postado
Ok, muito obrigado a todos, teria algum programa de stress para me indicar? tenho o aida64 aqui, é bom ou seria melhor baixar outro?

Muito bom!!!Ta em casa!!!

Postado

Bom, agradeço a todos por terem me ajudado, resolvi meu problema.

Rodei o aida64 por quase 1 hora, não deu nenhum tipo de travamento, temp ficou em 51 graus (temp ambiente 25 graus).

Pode trancar o tópico =)

Postado

mexer no clock via software nao traz o mesmo desempenho via bios, com a mesma tensão talvez dê para chegar em 4.2GHz via bios, mas precisa testar como fez.

o software vai consumir recursos do sistema e ainda é mais instavel, caso queira reduzir o consumo, pode reduzir o vcore, desativar o turbo etc, nao é estão difícil e se aprende com a pratica, é so nao exagerar tipo vcore 1.55 ou 5.2GHz de clock, ou ainda pouco vcore e muito clock

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!