Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa Mãe Asus Desliga Sozinha


raclinux

Posts recomendados

Salve Galera do Clube do Hardware

Pessoal, estou com um problema no pc do meu irmão aonde ja fiz de tudo e nao consigo resolver o problema. Meu irmão tem um pc aonde a placa mãe é uma Asus modelo p5g41t-m e o pc simplesmente apaga inesperadamente onde some o video, a maquina permanece ligada e o cooler do processador acelera. Não é possivel desligar a maquina no botão de power, sendo obrigado a desligar a maquina no estabilizador. Não sei mais o que fazer, alguem sabe o que pode ser? Seguem abaixo os testes que ja fiz:

OBS: Todos os teste abaixo foram feitos com a maquina desmontada, ou seja, fora do gabinete

1-Desmontagem completa e limpeza da maquina. (incluindo fonte)

2-Swap de fonte

3-Swap de processador

4-Retirada da placa de video (Foi testada com a placa de vídeo anteriormente)

5-Teste somente com uma memoria ram nos dois slots, depois com a outra memoria no mesmo procedimento

6-Swap de memoria ram

7-Swap dos cabos sata

8-Formatação da maquina incluindo instalação dos drivers adquiridos no site oficial da asus (incluindo chipset e atualização de bios)

9-Swap de HD

10-Reset da Bios

Segue configuração da maquina

placa-mãe Asus p5g41t-m

Processador Intel Core 2 Duo E5500 3.1

Memoria Ram Kingston (2 pentes de 4GB cada)

Placa de Vídeo GeForce XFX GTS 250 1GB DDR3 512MB

Gravador de DVD LG

HD Seagate 320GB Sata II 7200rpm

Monitor LG Flatron E2250V HDMI 21'

Sistema Operacional Windows 7 Ultimate 64bits

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

beleza! E a fonte, você já viu se ela tem potencia o suficiente para aguentar essa configuração.... Pela configuração passada a fonte precisa fornecer no minimo 350W de potencia... se tiver usando uma fonte generica de R$ 50,00 , pode estar ai o problema.. isso se a fonte não causou algum cancer na placa mãe..

Edit... sera que botão power do gabinete não está emperrado.... ?? .. quando você ligou a placa fora do gabinete, você usou o botão do power do gabinete, ou fechou o curto direto na placa mãe nos pinos onde é engatado o fio do botão do power??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

beleza! E a fonte, você já viu se ela tem potencia o suficiente para aguentar essa configuração.... Pela configuração passada a fonte precisa fornecer no minimo 350W de potencia... se tiver usando uma fonte generica de R$ 50,00 , pode estar ai o problema.. isso se a fonte não causou algum cancer na placa mãe..

Brother a Fonte é uma C3 Tech de 500W reais e tem potencia de saída de 580W

A fonte que troquei é exatamente igual e novinha. Tirei da caixa pra fazer o teste

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ser o circuito regulador de tensão com problema que por proteção a placa-mãe é desligada parcialmente.

Verificou se existem capacitores levemente embarrigados próximo ao soquete do processador ?

Eu trocaria esses capacitores mesmo em aparente bom estado por novos por ser uma possibilidade de o problema ser algum deles e também por ser fácil a troca e barato além de se encontrar com facilidade em lojas de produtos de eletrônica.

----------------------------

EDIT

Um quebra-galho para essa situação seria você ir diminuindo a frequência do processador reduzindo seu multiplicador no setup do BIOS e testando até que sua placa-mãe não desligasse mais sozinha.

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ser o circuito regulador de tensão com problema que por proteção a placa-mãe é desligada parcialmente.

Verificou se existem capacitores levemente embarrigados próximo ao soquete do processador ?

Eu trocaria esses capacitores mesmo em aparente bom estado por novos por ser uma possibilidade de o problema ser algum deles e também por ser fácil a troca e barato além de se encontrar com facilidade em lojas de produtos de eletrônica.

----------------------------

EDIT

Um quebra-galho para essa situação seria você ir diminuindo a frequência do processador reduzindo seu multiplicador no setup do BIOS e testando até que sua placa-mãe não desligasse mais sozinha.

.

Meu amigo, obrigado pela dica. Resolvi verificar todos os capacitores da placa mãe bem como seus transistores e nenhum deles apresenta sinal de vazamento ou estufamento e mais, cogitou-se a possibilidade de um curto porém, a placa mãe apresentou desligamento mesmo quando a testei desmontada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!