Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

voltagem do transformador


mario cesar

Posts recomendados

Ola galera eu gostaria de uma ajudinha de vocês.

pois bem, tenho uma bomba de agua de 2cv ligado em um transformador de 5kva 220V, e a bomba é ligada em uma distancia de uns 100m de distancia do transformador. mas so que o transformador nao ta dando uma saida de 220V, ele fica alternando entre 195,197V e minha tensão aqui é de 220, e por conta diso a bomba ja queimor varias vezes. sera que tem alguma coisa que eu posa fazer para aumentar a tensão do transformador sem ser preciso comprar outro.:confused:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Ola galera eu gostaria de uma ajudinha de vocês.

pois bem, tenho uma bomba de agua de 2cv ligado em um transformador de 5kva 220V, e a bomba é ligada em uma distancia de uns 100m de distancia do transformador. mas so que o transformador não ta dando uma saida de 220V, ele fica alternando entre 195,197V e minha tensão aqui é de 220, e por conta diso a bomba ja queimor varias vezes. sera que tem alguma coisa que eu posa fazer para aumentar a tensão do transformador sem ser preciso comprar outro.:confused:

A primeira dúvida é se essa perda dai acontece no transformador ou pela queda de tensão na fiação nesses 100 metros de distância, o que é o mais provável..

O ideal para isso é checar as tensões antes do trafo, depois do trafo, antes dos 100 metros de fio e depois dos 100 metros de fio..

Só ai você poderá atacar o problema exatamente onde ele está..

Se for queda de tensão na fiação poderás comprar 10 Transformadores 110/220 e todos eles apresentarão o mesmo comportamento.. Ou seja, não vai adiantar de nada trocar o trafo...

Alternativamente poderias mandar enrolar um transformador com uma relação diferente de transformação e tentar ganhar a perda de tensão no fio, pela relação de transformação. Igual teria de comprar um trafo de alta potência igual, o que sai caro..

Você pode elaborar um buster de tensão e para tal teria de conseguir um tranformador de 220 para 15 a 20 Volts x 10 ou 15 Amperes mais ou menos e somar vetorialmente, junto a bomba de preferência, essa perda na fiação. Esse transformador além de meio raro, sai caro também.

Poderia adotar um estabilizador que recuperasse essa tensão dai, junto a bomba.. Infelizmente estabilizadores só os conheço, na linha doméstica, de maior potência..

Estabilizadores existem, para linha de cozinha, ou eletrodomésticos até 3.000 VA's porém com saída de 115 Volts..

Alguém pode oferecer alternativas, procure..

Para buster de tensão só vejo uma alternativa, para ganhar 12 Volts que é usar um transformador para dicróica da Trancil, por exemplo.. Relativamente baratos pela produção seriada

Esses dai ó, que vão até 800 Watts:

http://www.trancil.com.br/produtos/8-taf-transformador-eletromagnetico-para-lampadas-halogenas-12v-dicroica

O modo de se ligar um transformador como somador ou redutor dr tensão é esse dai de baixo:

https://www.dropbox.com/s/9k6hbsibha7zaba/Uso%20de%20transformador%20como%20ganho%20ou%20redu%C3%A7%C3%A3o%20de%20tens%C3%A3o%20.jpg

Assim, se tiveres somente 197 Volts a entrada da bomba, com um somador de 12 Volts recuperarias a tensão para perto dos 197 + 12 = 209 Volts que talvez salve sua bomba..

Para ganhar 2 x 12 Volts teria de colocar 2 desses dai somando em série. O sentido do enrolamento de saída (secundário) vai definir se somas ou subtrais a tensão. Ligue experimentalmente, de qualquer modo, e meça. Segundo o resultado rearranje as ligações para conseguir o que desejas..

Para dimensionar o transformador há que se saber a corrente da bomba e comprar o transformador para lâmpada dicróica de potência coerente..

Imagine que a corrente da bomba seja da ordem de 10 Amperes, um transformador desses dai, de 12 Volts x 10 a 15 Amperes daria, ou seja, de 12x15= 180 Watts a 200 Watts..

Se o problema que ai ocorre é queda na fiação da bomba, pode, eventualmente a troca do fio, por um de maior bitola, resolver a questão. Há que avaliar, comparar custos e fazer muitas medidas para saber onde está o problema.. Sem isso impossível resolver...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 11 meses depois...

Ola galera eu gostaria de uma ajudinha de vocês.

pois bem, tenho uma bomba de agua de 2cv ligado em um transformador de 5kva 220V, e a bomba é ligada em uma distancia de uns 100m de distancia do transformador. mas so que o transformador nao ta dando uma saida de 220V, ele fica alternando entre 195,197V e minha tensão aqui é de 220, e por conta diso a bomba ja queimor varias vezes. sera que tem alguma coisa que eu posa fazer para aumentar a tensão do transformador sem ser preciso comprar outro. :confused:

Não acho que sua bomba esteja queimando por conta disso.

Mais veja bem. (Vai a solução)

1º - Para você obter 220v mais correto. Aumente a bitola dos fios de 100m para criar uma menor resistência.

Pois se você medir com um multímetro de ponta a ponta nos fios de 100 metros verá uma certa resistência, que causara uma perda na tensão. (Daí se você não poder levar o transformador para perto da bomba. então aumente a bitola de fio dos 100metros.

2º - Porém acho que ainda vai queimar. (sua bomba deve estar trabalhando muito) sem descanso ou refrigeração.

Para melhorar descanso da mesma poderia fazer painel automático - mais como a ideia reduzir custo.

Use um dinjuntor ou fuzivel depois do transformador. (Se trafo for alternado aconselho dijuntor) se for Continua (Fusível)

 

Para saber qual dijuntor.

bomba tem 2cv.

1cv = 736w - logo 2cv = 1.472w

Potencia = 1.472watts

Tensão da rede 220v

Corrente (Amper) logo 1472/220v => 6.691A

Você precisa de um dijuntor que desarme com uns 7A

Como não se fabrica - compre um de 10A - sua bomba não queimará - Mais seu dijuntor vai desligar. (caso ela fosse queimar)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!