Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fazer CABO de GUERRA com motor


Dogolino

Posts recomendados

ola, pensei numa aplicação seguinte:

um cabo de guerra online ahhaha, que funcione multiplayer, ex:

tenho uma corda ligada a um sistema com motor eletrico que a força que eu aplique nele, seja refletida em um outro dispositivo igual em qualquer lugar do mundo, onde outras pessoas estarão aplicando força na corda que tambem sera refletida,(um jogando com o outro) pensei nas diferentes formas de fazer.

atuador linear

hidrualico

motor eletrico

atuador linear- meio impossivel pois nao tem força contraria, o eixo como é rosca sem fim fica travado e nao mexe por nada

hidraulico - complicado, sujo e vai ficar muito extenso, cabos mangueiras

motor eletrico - foi minha opção, posso fazer o controle de força por tensão com diodos seletivos etc, PORÈM o motor explode o capacitor se ficar com o eixo bloqueado por alguns segundos, e no caso no projeto ele trabalhará com rotor praticamente bloqueado sempre., bom sem contar q tem a temperatura dele, q pra algum lugar a energia tem q ir, mas isso se resolveria com coolers extremos.

Alguém conhece algum modelo de motor eletrico que aguente esse tipo de coisa? um q nao queime, ou q leve um bom tempo pra queimar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hehehe... o motor vai queimar só se usar um bem fraco e colocar corrente excessiva nele. O capacitor, se dimensionado corretamente( tensão acima do da bateria/fonte ), e ... a solução para que não force o motor seria usar um de alta potência e fazer ele trabalhar com menos potência do que o normal. assim quando o eixo ficar parado não vai queimar. Um motor de compressores de ar pequenos seriam bons.

Ah, e os controladores do motor terão de ser dimensionados para serem o suficiente para aguentar correntes bem altas. Coloque dissipadores bem grandes nas pontes H , e nos transistores MOSFET. E mesmo assim é sempre bom ter uma ventoinha de cooler para ajudar. Não economize nos capacitores, coloque uma boa margem de segurança nas tensões dos eletrolíticos. Programe o controlador corretamente, se houverem interferências o cabo pode machucar os jogadores. Calibre com precisão os sensores...

Boa sorte no projeto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você pode controlar a força no motor... mas precisa de mais um sensor para enxergar as voltas dadas nos eixos...

Não sei se entendi mal sua pergunta mas no caso você quer apenas sensorar a força dos jogadores certo?

Mas por exemplo, os dois motores terão a mesmo força inicial, se um jogador tiver mais força q o outro, esse conseguira gira o eixo para o lado contrario que o motor estiver tentando girar, com essa rotação reversa aumentaria a corrente exigida do controlador...

Fale mais como vai ser esse projeto...

Talvez posso dar dicas, etc.. por exemplo, Ficaria melhor se ele contasse com mais precisão quantas voltas o eixo desse para saber quem é o mais forte...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Se o sistema não é problema aí facilita as coisas. acredito que existam muitos motores que aguentem isso... só não sei se são fáceis de encontrar. Como eu havia dito, é só colocar um motor muito forte, onde uma potência baixa para ele seja equivalente a potência máxima necessária para seu projeto. Assim mesmo ficando um bom tempo com o eixo travado ele não queimará.

Talvez um bom motor seja o de limpador de para brisa de carro. são muito fortes, de uma olhada no video:

Um motor mais potente ainda é o de partida. Ele com certeza aguentaria a força de uma pessoa puxando uma corda(dependendo, talvez precise de uma engrenagem para redução

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!