Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema Ruido fan/gabinete


Posts recomendados

Galera,

Montei um pc novo logo apos o carnaval.

escolhi o cougar challenger h6m6 que vem com 1 fan 200mm frontal e um 140mm traseiro.

comprei mais 2x 120mm aerocool shark black edition que estão no teto.

e 2x 140mm aerocool shark evil black edition um no fundo e outro na lateral.

a placa mãe é uma gigabyte b75-d3h e o processador um i5-3570 com stock fan.

Pedi para um amigo que tem loja montar. Só tenho certeza que foram utilizados parafusos normais nos fans e que fora 1 (não sei qual), os outros estão direto na fonte.

O problema é que venho percebendo um aumento no ruido conforme eu jogo.

chega a ficar quase insuportavel.

a temperatura esta otima não chegar a 50 graus em load.

EDIT:

Descobri que o problema esta em um dos coolers da minha MSI Radeon r7950 Twin Frozr

ele esta chiando direto ao girar e assim que eu começo um jogo e a temperatura da gpu passa dos 60 graus o fan speed sobe pra 45% ate 50% com isso o barulho desse chiado fica insuportavel.

Nesse quesito alguem poderia me ajudar como resolver. Estou vendo o RMA com a Pichau tb ja.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera,

Montei um pc novo logo apos o carnaval.

escolhi o cougar challenger h6m6 que vem com 1 fan 200mm frontal e um 140mm traseiro.

comprei mais 2x 120mm aerocool shark black edition que estão no teto.

e 2x 140mm aerocool shark evil black edition um no fundo e outro na lateral.

a placa mãe é uma gigabyte b75-d3h e o processador um i5-3570 com stock fan.

Pedi para um amigo que tem loja montar. Só tenho certeza que foram utilizados parafusos normais nos fans e que fora 1 (não sei qual), os outros estão direto na fonte.

O problema é que venho percebendo um aumento no ruido conforme eu jogo.

chega a ficar quase insuportavel.

a temperatura esta otima não chegar a 50 graus em load.

EDIT:

Descobri que o problema esta em um dos coolers da minha MSI Radeon r7950 Twin Frozr

ele esta chiando direto ao girar e assim que eu começo um jogo e a temperatura da gpu passa dos 60 graus o fan speed sobe pra 45% ate 50% com isso o barulho desse chiado fica insuportavel.

Nesse quesito alguem poderia me ajudar como resolver. Estou vendo o RMA com a Pichau tb ja.

Existem alguns comentários na net afirmando que as Sharks na horizontal produzem muito ruído. Embora se ele existir, não vai variar conforme a temperatura como é o seu caso.

Você afirma que o problema vem da placa de vídeo, porém sua placa possui uma ótima solução de refrigeração, com cinco heatpipes e duas Fans.

Efetuei uma pesquisa rápida e encontrei testes de Rúidos da sua placa como você pode ver a seguir.

TESTE EM IDLE

http://img543.imageshack.us/img543/5513/idleb.png

TESTE EM LOAD

http://img200.imageshack.us/img200/2258/load.png

Claro que não podemos acreditar em tudo que vemos, mas analisando os testes e sua configuração, acredito eu que o ruído que você atribui a placa de vídeo, vem na verdade do seu cooler Stock (Original do proc).

Apesar de seu gabinete ser bem refrigerado, o cooler não possui tecnlogia suficiente para se aproveitar desse ar frio e dissipar todo o calor produzido pelo processador, forçando a fan a rodar no limite para tentar acompanhar a produção de calor (sem exito por sinal).

Faça o seguinte, baixe e instale o programa SpeedFan, abra-o, e rode o jogo de costume durante uns 10 minutos. Então tire um print das temperaturas e poste aqui no tópico para que possamos confirmar a tese acima.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu night fall eu tb tava estranhando porque tudo que você colocou foi o que eu li nas analise.

Ontem resolvi o problema, ou melhor a pessoa que montou o pc resolveu.

a placa gigabyte b75-d3h é pequena os conectores são pertos.

eu estava utilizando uma placa pra rede wi-fi logo abaixo da placa de video.

Isso ocasionava um aumento da temperatura porque diminuia a exaustão do ar quente.

e pior esse ar quente soltou um selo que estava na placa de rede.

esse papel do selo estava raspando no cooler da placa de video causando o barulho ensurdecedor.

no caso eu retirei a placa de rede que não estava utilizando no momento e isso fez com que o barulho ficasse quase inaudivel de novo.

só mesmo quando eu forcei os ventiladores a 100% que ficou parecendo uma turbina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu night fall eu tb tava estranhando porque tudo que você colocou foi o que eu li nas analise.

Ontem resolvi o problema, ou melhor a pessoa que montou o pc resolveu.

a placa gigabyte b75-d3h é pequena os conectores são pertos.

eu estava utilizando uma placa pra rede wi-fi logo abaixo da placa de video.

Isso ocasionava um aumento da temperatura porque diminuia a exaustão do ar quente.

e pior esse ar quente soltou um selo que estava na placa de rede.

esse papel do selo estava raspando no cooler da placa de video causando o barulho ensurdecedor.

no caso eu retirei a placa de rede que não estava utilizando no momento e isso fez com que o barulho ficasse quase inaudivel de novo.

só mesmo quando eu forcei os ventiladores a 100% que ficou parecendo uma turbina.

Que bom que o problema foi solucionado.

Algumas soluções são mais simples do que parecem.:D

Em todo caso, recomendo a troca do cooler do processador, pois o mesmo não segura bem as temperaturas. (Faça a medição para conferir).

O melhor custo beneficio do mercado no momento é o Hyper 212 Evo.

http://www.kabum.com.br/produto/30906/coolermaster-cooler-p-cpu-hyper-212-evo-rr-212e-20pk-r2-

Forte abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ate agora em full load o processador não chegou a 50 graus.

mas ficarei de olho na temperatura qualquer coisa troco sim

sempre falam desse cooler.

Excelente resultado para um cooler Box.

Mas fique de olho, crie o hábito de monitorar sempre as temperaturas, além de manter a saúde de seu hardware, você fica sempre por dentro do que acontece com sua máquina.

Já que o problema foi solucionado, não se esqueça de solicitar a moderação (Clicando no botão Vermelho abaixo do seu avatar) para que de como Caso resolvido seu tópico.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já que o problema foi solucionado, não se esqueça de solicitar a moderação (Clicando no botão Vermelho abaixo do seu avatar) para que de como Caso resolvido seu tópico.

Abraço

não encontrei o tal botão vermelho.

apenas a luz indicadora do user online e o botao pra denunciar o spam

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!