Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Testes de Placas-Mãe - Atualizado - 07/07/2009


Phoenyx

Posts recomendados

Concordo, tb gostaria de saber a solução, pois tenho varias coisas no meu HD antigo e gostaria de pegar, e vai dar um trabalham botar em outro pc e passar por rede, se poder dar a solução eu agradeço muito!

[]'s

edit: vi q o luizrjf postou o que ele fez, bom antes de comprar o hd sata eu só tinha o ide, mudei as orndes e tudo o mais e nao adianta, e agora mesmo com tudo instalado e rodando eu botei o hd ide antigo pra tentar pegar minhas coisas mas ele nao reconhece direito meu HD, ele deixa ele como RAW ou algo assim, fica inacessível, eu queria atualizar BIOS mas tenho medo! :)

Como não reconheceu direito?

Amigo, assim que você conecta o HD IDE, logo na inicialização do windows, ele vai fazer uma leitura do HD, é imprescindivel que você não faça isso, ainda mais por esse motivo, que tu disse que ele não está reconhecendo seu hd direito.

Outra coisa é, se seu HD estava em um plataforma Intel, e você colocou a roda em uma plataforme AMD, jamais rodará como HD primario, somente como secundario.

Me diz a marca e o modelo do seu HD.

Pessoal, me tirem uma dúvida: eu tenho uma fonte genérica de 350W, gostaria de pegar essa placa mãe e não pretendo colocar outra placa de vídeo por agora, sem antes trocar a fonte... mas essa fonte suportaria a A780GM-A apenas com 1 hd, 1 gravador e 1 processador X2 3800??? e se não suportar, quais seriam os sintomas que eu poderia saber que é falta de alimentação adequada da fonte?

Valeu, abç.

Suporta sim, porém é arriscado você colocar coisas genéricas no seu PC.

Aqui vai uma dica de como fazer OC em Athlon X2.

Como a controladora de memória está dentro do processador o chipset perde importância, portanto o chipset que liga o processador a ele também. Apesar disso, em vez de usar um barramento velho e ultrapassado como o FSB da Intel, o Athlon64 se comunica com o chipset por Hyper Transport, um barramento serial, de baixa latência e Full-Duplex (possui dois canais independentes, um para cada sentido).

Como trabalha a um clock bem alto, o Hyper Transport tem seu próprio multiplicador, que assim como o processador toma como referência um sinal que não alimenta diretamente nenhum barramento, esse clock é chamado incorretamente de HTT ou FSB, mas na verdade é apenas uma freqüência base, que dá origem a todas as outras.

Assim como o clock do FSB, o clock base é programável e como os processadores AMD também tem multiplicador travado o overclock é feito aumentando o clock base.

Aqui começam os cuidados que devemos cuidar.

Primeiro, o Hyper Transport trabalha por padrão a 1GHz (5x clock base) e já é superdimensionado, portanto não há ganho em forçar o HTT a operar acima de 1GHz, e ele pode ficar instável se operar muito acima de 1GHz, portanto é necessário reduzir seu multiplicador de vez em quando ao fazer overclock. Podemos adotar como regra 4x até 250MHz (assim ele volta a 1GHz) e 3x dali em diante (indefinidamente, já que não iremos passar muito de 300MHz).

O clock da memória é formado dividindo o clock do processador por um divisor inteiro, então ao fazer overclock o clock da memória será afetado indiretamente. O clock base sobe, o clock do processador sobe, o clock da memória sobe, mas para cada multiplicador do processador há uma tabela de divisores de clock para a memória então dependendo da configuração de multiplicador do processador e clock da memória, a memória sobe num ritmo diferente.

Por exemplo, num X2 5000+ (2,6GHz 12x200) com a memória configurada para DDR2-800 o divisor do clock da memória será CPU/7, que em stock fará a memória operar a 371MHz. Só quando o processador atingir 2800MHz (12x233) é que a memória chegará aos 400MHz (DDR2-800). Como na maioria dos casos a memória opera abaixo do padrão, isso acaba sendo uma vantagem no overclock, pois dá uma margem maior para a memória subir. E no geral o acesso à memória já é muito rápido, a menos que você tenha memórias muito ruins ou tenha que subir muito o clock base, isso não será um problema.

Mas vamos supor então que você tem um X2 4000+ (2.1GHz 10,5x200) muito bom de over, que chega facilmente a 3GHz, como com o multiplicador a 10,5x o divisor para DDR2-800 é CPU/6 em stock a memória operará a 350MHz e só chegará a 400MHz quando o processador operar a 2400MHz, mas nós queremos mais, queremos 3GHz!

Então será necessário reduzir o clock da memória. A 10,5x o divisor para DDR2-667 é CPU/7 assim a 3GHz a memória operará a 428MHz, um clock razoável que a maioria das DDR2-800 deve suportar.

Mas então começam os maiores problemas de se fazer overclock em processadores Athlon64: a falta de ajustes!

Para chegar aos 3GHz no 4000+ precisamos configurar 10,5x285 como o Hyper Transport deve ficar instável com 5x285 (1425MHz), precisamos reduzir seu multiplicador para 3x, mas muitas placas nem tem ajuste do multiplicador do HTT...

E outra, ao reduzir o clock da memória para DDR2-667 a maioria das placas ajusta timings bem mais agressivos (presentes no SPD da memória), até ai tudo bem, o problema é que isso normalmente inclui o Command Rate 1T e muitas placas não possuem ajuste de Command Rate...

Portanto é bom ficar de olho nesses detalhes na hora de escolher uma placa mãe para AMD se você pensa em fazer overclock.

É bom ter em mente também que são raras as placas para AMD que relaxam sozinhas os timings de memória à medida que o clock da memória sobe, como na maioria das placas para Intel, portanto de vez em quando será necessário relaxar manualmente alguns timings.

Os principais subtimings, além do Command Rate (que deve ser 2T para DDR2-800, pois são muito raras memórias que operam a 400MHz com 1T) são o tRC que deve ser relaxado para uns 25 ou mais ao passar de DDR2-800 e os ajustes de tRFC de 75ns ou 105ns para 145ns ao passar de DDR2-800.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E nesse assunto ngm quer me ajudar não?? :(

auheueaueah

Roda o everest, em placa mãe -> memória ou SPD você acha o código da memoria. Posta aqui que vejo se consigo encontrar o site do fabricante.

se não conseguir o código, vais ter de abrir a máquina e ver na etiqueta. Anota toda informação que encontrar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Muito boas dicas ali acima heim. Mas no caso de Black edtion, boa parte nao se aplica a nao ser que você queira fazer um OC mais agressivo, mexendo tanto no FSB quanto no multiplicador.

Ao amigo do OC. Mantenha em 100 o valor pci-e(padrão) e tente um aumento de vcore, mude para 1.35 ou 1.4 v e veja se as telas azuis ainda acontecem. Ao aumentar tensão, tenha os 2 olhos na temperatura. O NB frequency acredito que nao seja o problema.

Lembrando que as dicas que estou passando aqui sao para a ultima BIOS.

Mais acima falaram que o pc trava em 1 o comand rate das memos. Isso era um bug da primeira BIOS, atualize sua BIOS que da de travar em 2 o comand rate.

E finalmente ao amigo das memorias xing ling, caso você nao possua o everest, o cpu-z também dá as informações necessarias sobre suas memos, depois é so google it....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sdriver

Vai uma dica então para os Phenons BE.

Agora que já conhecemos bem o Athlon64 podemos ver melhor como o Phenom funciona, pois é bem diferente em alguns aspectos. O principal é que enquanto no Athlon64 a controladora de memória trabalhava ao mesmo clock que o resto do processador, no Phenom ela está em uma região própria do processador, que tem clock independente dos núcleos. Fica numa espécie de northbridge interno, que também abriga o Cache L3 e o controlador do Hyper Transport.

A boa notícia é que agora o clock da memória é formado a partir do clock base com um multiplicador próprio, como nos chipsets Intel, por exemplo. Assim a memória não opera abaixo do clock desejado. A má notícia é que o northbridge interno tem um potencial de overclock bem limitado e muito poucas placas mãe possuem ajuste do seu multiplicador.

Na grande maioria dos Phenom, o northbridge interno funciona a 1.8GHz, portanto 9x clock base. O Hyper Transport 3.0 pode funcionar sem problemas a até 2.6GHz (5.2GT/s), mas não pode operar acima do clock do northbridge interno, portanto está limitado a 1.8GHz (3.6GT/s).

Há muitas placas AM2 (não AM2+) que suportam Phenom, nelas o Hyper Transport é limitado a 1GHz (5x clock base) e continuam valendo as regras de redução do seu multiplicador, mas nas placas AM2+ (que suportam HTT 3.0) não é necessário se preocupar com ele, pois dificilmente atingiremos 2.6GHz no northbridge interno...

Na maioria dos Phenom o northbridge interno trabalha a 1.8GHz com 1.2v (lembrando que assim como o clock, a tensão do northbridge interno também é diferente da dos núcleos), tensão suficiente para levá-lo até uns 2.2GHz (240MHz, talvez 250MHz no clock base) o que dará um aumento apenas razoável no clock dos núcleos, o que é especialmente frustrante em um X3 8450, por exemplo, já que a maioria dos Phenom novos chega a uns 2.7 ou 2.8GHz com vcore padrão, mas podendo subir apenas até uns 240MHz no clock base, ficaremos limitados a 2,5GHz ~ 2,6GHz.

É possível chegar até uns 2400MHz no northbridge interno com cerca de 1.35v a 1.4v, mas para isso é necessária uma placa mãe AM2+ com este ajuste, o que não é fácil de achar.

Um detalhe interessante, quando um Phenom trabalha em uma placa mãe AM2 (não +) a tensão que alimenta o northbridge interno é a mesma que a do resto do processador, portanto pode ser aumentada, assim pode-se forçar uma subida um pouco maior que nas placas AM2+ sem este ajuste (ou de multiplicador do CPU-NB).

Mas um detalhe muito importante, para reduzir custos muitos fabricantes economizaram no regulador de tensão, o problema é que os Phenom já consomem bastante sem overclock (começam com tem TDP de 95w, passando para 125w nos modelos superiores), portanto muito cuidado, pois muitas placas só suportam processadores de 95w, ao fazer overclock o processador vai consumir mais que isso rapidamente, o que pode destruir a placa mãe.

Portanto não recomendo fazer overclock num Phenom em placas não certificadas para processadores de 140w. Placas mãe AM2 não + top de linha como a Asus M2N32, por exemplo, tem regulador de tensão bem robusto, então pode ser mais interessante procurar uma placa antiga top que pegar uma placa nova meia boca...

É uma pena que muito poucas placas tenham todos os ajustes necessários para um bom overclock no Phenom. Mesmo nas placas AMD790GX, que possuem o Advanced Clock Calibration (que, resumindo, permite subir mais com menos vcore) são raros os ajustes de multiplicador e tensão do northbridge interno. Acho que parte desse desleixo é que os Black Edition são pouco mais caros que os processadores normais, então quem quer fazer overclock acaba optando por um Black Edition, que pode subir facilmente apenas aumentando o multiplicador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E nesse assunto ngm quer me ajudar não?? :(

auheueaueah

Olhe cara, o teu caso é parecido com o meu, minhas memos Kingston (genéricas) 1.8v 800mhz 5-5-5-15/ CR=2T..

Eu fiz assim e melhorou um pouco o desempenho:

-setei pra 667mhz

-baxei os timings para 4-4-4-12/ CR=1

-e joguei um overvolt pra 1.9v, pra estabilizar as memos..

-claro,e fiz um OC no proc. de 2,7@3,0 com 6 incrementos (só pra estabilizar o proc tb)

Com isso rodei o Orthos por mais de 2hr, tudo certo!!

temp. max @45° (quando era verão aqui, agora q é inverno então..)

Como o Sdriver explicou, essa placa trabalha melhor com timings mais agressivos doq com OC nas memos e timings relaxados e fora o CR q fica setado pra =1 (667)..

Então, diminuí o clock, forçei os timings e de quebra setou pra CR=1, aqui fiocu melhor, mas cada caso é um caso, você tem q testar!!

Boa sorte nas tentativas!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Depois de muito tentar e pesquisar e encher o saco nos fóruns consegui fazer o OC do meu 4800. Clock padrão 2,5Ghz, o multiplicador 12,5. Subi para 220 o clock padrão e consegui 2,75Ghz.

Mas a temperatura dele foi pra 60ºC:eek:, medido no EVEREST, voltei para Stock pois o meu gabinete não tem uma boa ventilação.

Essa temperatura é aceitável?!

Tentarei fazer um OC decente como o Luiz explicou quando tiver uma estrutura legal para fazê-lo, um bom cooler no processador e um gabinete decente.

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fabio meu medo é muito grande em relação a postar como fazer OC, pois tem muita gente que não se preocupa com os componentes do PC.

Para um OC valer a pena, precisa de um bom cooler, uma boa fonte, boa refrigeração do PC (em alguns lugares, por exemplo aqui na minha cidade a mais fria do pais, não preciso muito de uma boa refrigeração hehehe).

Mas enfim, cada um é autônomo para testar e fazer OC. Mas a culpa assumi quem queira fazer com os equipamentos ruíns.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Hehe eu nem tinha visto que você mora na terra da pipoca.

Se aqui no litoral ja ta frio imagino ai pela serra. Ao menos seu pc agradece.

Ja o meu 720 sou so elogios. Nao tentei ainda mas acho que da de chegar a 3.3 ou ate 3.4 sem overvolt. As temperaturas sao absurdamente baixas com cooler stock e ontem chegou meu Buffalo. VOu no latoeiro agora pegar as lixas e massa de polimento pra deixar um espelho nele. Se os caras da Pichau pararem de me enrolar ate sexta monto o novo pc. Ai vamo ver onde este bixo chega com um bom OC e o 4º núcleo desbloqueado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olhe cara, o teu caso é parecido com o meu, minhas memos Kingston (genéricas) 1.8v 800mhz 5-5-5-15/ CR=2T..

Eu fiz assim e melhorou um pouco o desempenho:

-setei pra 667mhz

-baxei os timings para 4-4-4-12/ CR=1

-e joguei um overvolt pra 1.9v, pra estabilizar as memos..

-claro,e fiz um OC no proc. de 2,7@3,0 com 6 incrementos (só pra estabilizar o proc tb)

Com isso rodei o Orthos por mais de 2hr, tudo certo!!

temp. max @45° (quando era verão aqui, agora q é inverno então..)

Como o Sdriver explicou, essa placa trabalha melhor com timings mais agressivos doq com OC nas memos e timings relaxados e fora o CR q fica setado pra =1 (667)..

Então, diminuí o clock, forçei os timings e de quebra setou pra CR=1, aqui fiocu melhor, mas cada caso é um caso, você tem q testar!!

Boa sorte nas tentativas!!

Qnts incrementos na memo, num tem perigo de por conta de ser generica a minha memo, ela quiema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ao amigo do OC. Mantenha em 100 o valor pci-e(padrão) e tente um aumento de vcore, mude para 1.35 ou 1.4 v e veja se as telas azuis ainda acontecem. Ao aumentar tensão, tenha os 2 olhos na temperatura. O NB frequency acredito que nao seja o problema.

Tentei achar aonde eu poderia travar em 100 mas não achei se você ou alguem poder me indicar...

No caso do NB Frequency qual valor posso colocar para começar?

Na grande maioria dos Phenom, o northbridge interno funciona a 1.8GHz, portanto 9x clock base. O Hyper Transport 3.0 pode funcionar sem problemas a até 2.6GHz (5.2GT/s), mas não pode operar acima do clock do northbridge interno, portanto está limitado a 1.8GHz (3.6GT/s).

Há muitas placas AM2 (não AM2+) que suportam Phenom, nelas o Hyper Transport é limitado a 1GHz (5x clock base) e continuam valendo as regras de redução do seu multiplicador, mas nas placas AM2+ (que suportam HTT 3.0) não é necessário se preocupar com ele, pois dificilmente atingiremos 2.6GHz no northbridge interno...

Na maioria dos Phenom o northbridge interno trabalha a 1.8GHz com 1.2v (lembrando que assim como o clock, a tensão do northbridge interno também é diferente da dos núcleos), tensão suficiente para levá-lo até uns 2.2GHz (240MHz, talvez 250MHz no clock base) o que dará um aumento apenas razoável no clock dos núcleos, o que é especialmente frustrante em um X3 8450, por exemplo, já que a maioria dos Phenom novos chega a uns 2.7 ou 2.8GHz com vcore padrão, mas podendo subir apenas até uns 240MHz no clock base, ficaremos limitados a 2,5GHz ~ 2,6GHz.

Neste caso como minha mb e uma ECS A780GM-A em AMD CPU Function eu tenho estas opções para fazer oc neste processador BE que são:

CPU Frequency= que podemos trabalhar a partir de 13.5 2700mhz

CPU Voltage= acredito que no maximo 1.40V não sei se este proc. trabalha com mais

Agora minha duvida e CPU NB Frequency = começa com x4.0 800/x5.0 1000/ x6.0 1200 ate x19.0 3800Mhz juro pra vocês estou perdido sei que parece noobice mas faz tempo que eu não faço oc e mudou algumas coisas como tenho medo de passar dolimite e queimar a Mobo e ou Proc. então peço a ajuda e a paciencia dos amigos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qnts incrementos na memo, num tem perigo de por conta de ser generica a minha memo, ela quiema?

se não me falta memória... 12I=1,9v!!

pois olhe certeza não dá pra ter, mas dificilmente vá queimar com OverVolt tão pequeno de 1,8v - 1,9v diferença mínima, aqui as minhas tb são genéricas (kingston value) já setei com 35I :eek: q vai pra 2,1v se não me engano, e não torrou a memo!!!rsrss (isso quando tentei setar pra 800 4-4-4-12, num deu muito certo)

isso s/ dissipador nas memos, porém com uma boa refrigeração no PC, e o clima q na minha cidade favorece Serra Catarinense :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sdriver terra da pipoca? Ou da Maça? hehehehe...

Assim como todos sou um grande intusiasta, imaginmo que seu Phenom II seja só elogios.

É bom não subir muito mesmo, pela limitação de TDP.

Mas de qualquer maneira muito obrigado, pela sua contribuição, aqui no forum e principalmente pela coragem de fazer OC no processador com essa placa.

jusyring

Só por curiosidade. Qual o TDP desse seu processador?

Até quanto pretende chegar com esse OC?

carlos_cs15

Conterrâneo isso difere de memória para memória.

Seria importante ele olhar na bios e ver com quantos incrementos a memória dele já vem de fábrica.

jamantah

Você está correndo risco. Deixo claro que é uma opção sua em fazer Overvolt.

Primeiro certifica-se de quais módulos de memória está usando.

Uma série de pesquisa antes de qualquer atitude.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, obrigado a todos anteriomente pelo esclarecimento de dúvidas, o problema constatado pelo rapaz que quase ia trocar a minha placa mãe foi as memórias (engraçado que as testei), então a dúvida seria a seguinte, tenho 2 memórias genéricas da kingston 2 gb 800 e nenhuma delas a placa está reconhecendo, em casa tenho 4 memórias ddr2 (1 512 gb 533, 1 1 gb 667 e as 2 kingstons 2 gb 800), todas estão funcionando em outro computador, só que minha placa só reconheceu a de 1 gb 667 da markvision, será problema na placa ou nas memórias?

Hoje estou indo trocar as memórias da kingston, se possível por 2 da markvision mas, se alguém falar que é a placa mãe eu vou lá e brigo novamente com o cara que me vendeu ela, grato por qualquer informação!!

@Edit

Obs.: Modelo das memórias: KVR800D2N5/2G-SP

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pessoal tenho essa placa da ecs, com a revisão 1.1

de alguns dias pra cá ela não reconhece mais meus 4 gb de memoira ! nas propriedades do sistema ele acusa 4 gb, mas no gerenciador de tarefas ele mostra somente 3160 mb.a alguns dias atras estava tudo normal.

o que pode ser, será problema na placa mãe ?

o que devo fazer ?

obs: estou usando o windows vista 64bits junto com 4gb de memoria, 2x2gb da kingston ddr2 800mgz sem nenhum tipo de overclock.

o processador é um phenom x4 9750.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bem tenta o seguinte. Atualiza a BIOS, depois desativa o video onboard. Mesmo com uma placa offboard nao ati é possivel que o video onboard esteja ativo, consumindo assim parte da memoria ram. Ja que você diz que antes o pc mostrava os 4096 mb das memorias, é possivel que algum reset de BIOS tenha ativado o video onboard mesmo nao sendo utilizado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, obrigado a todos anteriomente pelo esclarecimento de dúvidas, o problema constatado pelo rapaz que quase ia trocar a minha placa mãe foi as memórias (engraçado que as testei), então a dúvida seria a seguinte, tenho 2 memórias genéricas da kingston 2 gb 800 e nenhuma delas a placa está reconhecendo, em casa tenho 4 memórias ddr2 (1 512 gb 533, 1 1 gb 667 e as 2 kingstons 2 gb 800), todas estão funcionando em outro computador, só que minha placa só reconheceu a de 1 gb 667 da markvision, será problema na placa ou nas memórias?

Hoje estou indo trocar as memórias da kingston, se possível por 2 da markvision mas, se alguém falar que é a placa mãe eu vou lá e brigo novamente com o cara que me vendeu ela, grato por qualquer informação!!

@Edit

Obs.: Modelo das memórias: KVR800D2N5/2G-SP

Porque não leva a placa junto para testar as memórias na loja?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!