Ir ao conteúdo

Rede Wi Fi predial

doors.paulo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal!

Eu moro em um prédio de quatro andares, com quatro apartamentos por andar.

Até semana passada, a internet no prédio era provida por um morador, que tinha cabos de rede passando no prédio todo.

O problema é que ele se mudou e levou tudo embora!

Até ai, eu não estava me importando nem um pouco, pois tinha um link próprio, já que o link dele era terrível (15mb dividido entre todos, sem nenhum controle).

Com isso, me tornei o único no prédio com internet, e vários vizinhos pediram a senha do meu router, pois muitos dependem da internet para trabalhar. Criei uma rede virtual, separada da minha rede interna, com um limite de aprox. 5mb de banda (tenho 10mb).

Ai é que começou o problema..

Meu router não é nada demais, é um Linksys WRT54G2, com o firmware DD-WRT.

Quando estão até umas 10 pessoas conectadas, tudo funciona ok, mesmo o uso dele ficando bem próximo de 100% (QoS ativado por faixas de IP), porém, quando mais algumas pessoas se conectam, a rede fica muito pesada, obviamente pelo pouco processamento e memória do meu router.

Então ai que entra a ajuda de vocês!

Estou pensando em me tornar o provedor de internet do prédio, porém queria fazer isso sem passar cabos, utilizando somente algum router com configurações avançadas e alguma antena potente o suficiente para chegar em todos os apartamentos.

Alguém poderia me dar uma luz com esses equipamentos e configurações?

Desde já agradeço!

Postado

Eu moro em um prédio de quatro andares, com quatro apartamentos por andar.

Estou pensando em me tornar o provedor de internet do prédio, porém queria fazer isso sem passar cabos, utilizando somente algum router com configurações avançadas e alguma antena potente o suficiente para chegar em todos os apartamentos.

Resumindo, pois acho que meu post original acabou ficando muito longo.

:)

Postado

Seria bom por 1 roteador por andar ou pelo menos 1 para cada 2 andares, esses roteadores domesticos, não aguentam um numero muito grande de aparelhos conectados neles, acredito que 2 acess points bom, devem resolver o seu preoblema.

Postado
Seria bom por 1 roteador por andar ou pelo menos 1 para cada 2 andares, esses roteadores domesticos, não aguentam um numero muito grande de aparelhos conectados neles, acredito que 2 acess points bom, devem resolver o seu preoblema.

Mas se eu for o provedor de internet do prédio, não irei utilizar routers de pequeno porte, pois quero pedir um link de 150mb da GVT, e eles terão que suportar várias conexões simultâneas, ou seja, um grande tráfego.

Postado

Mas se eu for o provedor de internet do prédio, não irei utilizar routers de pequeno porte, pois quero pedir um link de 150mb da GVT, e eles terão que suportar várias conexões simultâneas, ou seja, um grande tráfego.

Olá doors.paulo,

Neste caso você está pensando em uma coisa grande, semi-profissional, e seria viável um servidor de acesso e roteadores em cada andar.

Porém, também é digno de nota lembrar que isso é ilegal e você poderá ficar comprometido com a justiça, principalmente se algúm de seus vizinhos praticarem actos ilegais na rede.

• Membro VIP
Postado

1. A troca por outro roteador mais recente como um WR740/741ND deve ajudar porque ele possui hardware mais robusto.

2. Agora se o compartilhamento for em sua maioria via wireless, o ideal é distribuir os clientes por APs. Desta forma, o tráfego não sobrecarrega o wireless que já possui banda baixa.

3. Se for pensar em um sistema maior, a recomendação seria ou utilizar um desses WR740/741 com dd-wrt ou mesmo gargoyle (que é até mais fácil de configurar) com wireless desligado apenas para gerenciar as conexões e outros APs distribuíndo o wireless. Você pode substituir o WR por outro roteador como um Tp-Link com múltiplos WANs ou mesmo montar um com Pfsense. O Pfsense por exemplo permite até fazer tudo em 1, roteador + wireless, mas ocorre o mesmo problema se os clientes forem wireless, quando você compartilha com muitos, a banda sempre diminui e parece estar lento, mas não é defeito e sim limitação da tecnologia.

Postado

Agora se o compartilhamento for em sua maioria via wireless, o ideal é distribuir os clientes por APs. Desta forma, o tráfego não sobrecarrega o wireless que já possui banda baixa.

g.gif

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!