Ir ao conteúdo

Como fixar o caminho de rede da impressora?

Vanilson4

Posts recomendados

Postado

Eu tinha como tarefa conectar a impressora em rede via Wi-Fi do roteador. Punha o computador pra procurar a maldita, mas a desgraçada não aparecia na rede. Todo o caminho que eu indicava na opção de "caminho direto" da rede não era aceito. Até que fuçando as propriedades das portas da bendita, achei o caminho de rede, algo como "/RECEPCAO/IMPRESSORAMALDITA/PORTA SEI LÁ MAIS DO QUÊ/". Acabou dando certo, e ela imprime normalmente. Mas tem um maldito problema: quando o computador é reiniciado, ao tentar fazer uma impressão, por exemplo, no programa Word, a impressora simplesmente some da rede, mesmo o seu caminho estando especificado em propriedades de impressão ( no Word). Intrigado, fui tentar acessar as propriedades do dispositivo no atalho Impressoras e Fax do Windows (XP), mas essa tarefa é impossível, pois o computador não reconhece mais o caminho de rede da maldita! Então, eu tento "instalar uma nova impressora por rede" adicionando a impressora outra vez. Acaba dando outro erro, que me impede de instalar a mesma impressora na rede duas vezes. Porém, a partir daí, ela volta a funcionar. Eu tenho acesso às propriedades de impressão e ela volta à vida. Entendem o que acontece? É como se quando eu tentasse instalar novamente, o computador desse Ping pela rede e encontrasse o aparelho, voltando-o à vida. Como fica um incômodo ter que "fingir" que vou instalar outra impressora toda vez que inicio o computador, e as pessoas do escritório não se contentam em ver o dispositivo funcionando, querendo que ele esteja já ás mil maravilhas logo que é ligado, gostaria que alguém com um conhecimento técnico mais avançado que o meu pudesse me ajudar nesta empreitada. Desde já, agradeço.

Detalhes: Windows XP; impressora HP DeskJetM1005 MFP.

Postado

Olá. Vou dar uma sugestão meio simplista, mas pode ser isso.

A impressora é ligada em outro computador, e esse computador compartilha a impressora na rede, é isso que acontece?

Ou ela é ligada direto na rede, sem estar ligada em algum computador?

Se for em outro computador, imagino que configurar um endereço de IP fixo nesse outro computador onde a impressora é ligada resolva o problema. Ele deve estar com endereço de IP automático, então toda vez que o computador é reiniciado, ele gera um IP novo.

E assim o outro computador não encontra a impressora, que está no IP antigo.

Postado
Olá. Vou dar uma sugestão meio simplista, mas pode ser isso.

A impressora é ligada em outro computador, e esse computador compartilha a impressora na rede, é isso que acontece?

Ou ela é ligada direto na rede, sem estar ligada em algum computador?

Se for em outro computador, imagino que configurar um endereço de IP fixo nesse outro computador onde a impressora é ligada resolva o problema. Ele deve estar com endereço de IP automático, então toda vez que o computador é reiniciado, ele gera um IP novo.

E assim o outro computador não encontra a impressora, que está no IP antigo.

Muito interessante. Não tinha pensado nisso. Embora esteja no 8º período do curso de Sistemas de Informação, e sabia muita teoria, posso dizer que aprendi muito pouco na prática, e gostaria que me passasse detalhes técnicos de como posso deixar o ip deste computador (e de qualquer outro que esteja na rede) fixo, para evitar tal problema. Também vou pesquisar no pai Google para obter maiores detalhes. Desde já, muito obrigado pela ajuda.:!:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!