Ir ao conteúdo

Placa mãe soltou fumaça

solecrab

Posts recomendados

Postado

Ola Pessoal. Venho aqui expor meu problema e ver se alguém pode me ajudar.

Vou começar descrevendo minha configuração:

1. Placa Mãe: Asrock P55 Extreme4.

Link: http://www.asrock.com/mb/Intel/P55%20Extreme4/

2. Processador Intel Core i5 650.

3. Placa de Vídeo

1x GTX 460 MSI Cyclone

1x GTX 460 MSI Hawk

As duas estavam ligadas em SLI.

4. 2x 8 GB de memória kingston.

5. HD 1,5TB em duas repartições.

6. Fonte Seventeam 750W Reais

Seguinte pessoal hoje eu estava usando meu pc e do nada ele desligou. Hora que eu liguei de novo eu ouvi um queimado e uma fumaça saindo.

Levei na especializada da minha cidade onde lá constataram a fumaça saindo em baixo do número 4 no link da minha placa mãe acima colocado (naquela parte azul da placa).

Desligado foi testado os componentes individualmente. Para surpresa minha e do técnico ao retirar as duas placas de vídeo o computador (placa mãe, fonte e 1 placa de vídeo só) estava funcionando normalmente.

O computador foi testado novamente com a outra placa de vídeo, as duas estão em funcionamento.

O problema é que o windows não inicia mais, e ao tentar formatar o pc trava depois da logo do windows (tanto no boot quanto na inicialização normal).

O pc somente entra no modo de segurança, não consigo nem formatar nem iniciar normalmente, pois o boot do windows trava antes de entrar na tela azul do sistema.

Alguém ae pode me ajudar a solucionar o mistério ?

Postado

Amigo se saiu fumaça perto do numero 4 e ela ta com problema no video provavelmente ela queimou alguma peca relativo ao chipset, e então quando você vai liga-la ela reinicia na hora que da tela azul por que é a hora que o video comeca a ser mais utilisado.

Procura testtar aqueles transistor com o multimetro perto do numero 4 ali pode ser eles ou algum capacitor smd relacionado ao video, se for capacitor ele torra.

Teste com outra fonte tambem de preferência mais potente.

Postado
Amigo se saiu fumaça perto do numero 4 e ela ta com problema no video provavelmente ela queimou alguma peca relativo ao chipset, e então quando você vai liga-la ela reinicia na hora que da tela azul por que é a hora que o video comeca a ser mais utilisado.

Procura testtar aqueles transistor com o multimetro perto do numero 4 ali pode ser eles ou algum capacitor smd relacionado ao video, se for capacitor ele torra.

Teste com outra fonte tambem de preferência mais potente.

Ae amigo creio que seja exatamente isso que está ocorrendo. A minha fonte é uma Seventeam 750W Reais, tenho certeza que aguenta essa configuração. É essa: onte Seventeam 750w Real PFC Ativo 85% Modular - ST-750Z-AF

Quanto a fumaça é exatamente debaixo do número 4 alguma coisa dentro dessa peça, to com medo de trocar a placa mãe e minha fonte queimar ela, será que não pode ser uma sobrecarga da fonte algo do tipo ?

As peças do PC tem aproximadamente 3 anos, com exceção da Hawk que tem uns 2.

Postado
Ae amigo creio que seja exatamente isso que está ocorrendo. A minha fonte é uma Seventeam 750W Reais, tenho certeza que aguenta essa configuração. É essa: onte Seventeam 750w Real PFC Ativo 85% Modular - ST-750Z-AF

Quanto a fumaça é exatamente debaixo do número 4 alguma coisa dentro dessa peça, to com medo de trocar a placa mãe e minha fonte queimar ela, será que não pode ser uma sobrecarga da fonte algo do tipo ?

As peças do PC tem aproximadamente 3 anos, com exceção da Hawk que tem uns 2.

Ai amigo o unico jeito é você testar a fonte primeiro. Ligue o fio verde no preto e liguea na inergia. Testes todas as voltagens se tiver tudo normal e difícil a fonte esta com problema, mas se ainda estiver com medo vai ate uma loja de computador ou arrume algum computador meio antigo e testea.

Quanto a fumaca preta deve ter deixado alguma marca na placa. Tente olhar com uma lupa você deve achar a peça ou ate mesmo a trilha com defeito. E Ainda acho que sejam os transistors. testeos com o multimetro.

O Defeito pode ser ocasionado por varias coisas nao so pela fonte: Queda de inergia, sobrecarga na fonte, curto na saida do video, ou defeito na placa-mãe mesmo.

Mais uma coisa com a placa-mãe ligada coloque o dedo sobre as pecas en torno do numero 4 se alguma estiver esquentando demais pode estar com defeito.

Postado

Então amigo o problema é que nem acho mais placa mãe com Socket 1156. To encrencado se não resolver o problema da placa mãe =/

Postado

na minha opinião você dele levar essa placa para uma eletrônica especializada em consertos de placa mãe para consertar ou substitua por outra.não tente fazer reparos caseiros pois pode comprometer os componentes do seu computador e o prejuizo pode ser ainda maior.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!