Ir ao conteúdo

MySql - Consulta de valor vazio

Rev. Johnson

Posts recomendados

Postado

Estou aprendendo MySql e estou com uma pequena dúvida, que postarei porque sei que por aqui dá pra resolver bem rápido... A prof. passou um exercício no qual nós temos um banco de dados chamado Clínica, com algumas tabelas como Consultas e Pacientes. Codpac( código do paciente ) é a chave estrangeira do paciente que vai para Consultas. Ela pediu para retornar os dados do Paciente que não possui consultas agendadas. Ou seja, nem todos os pacientes tem seus códigos na tabela Consulta. Tentei resolver partindo do princípio de que eu deveria passar o Codpac para consulta e ver se ela me retornaria um NULL. Desse jeito: select * from Pacientes where Codpac in(select Codpac from Consultas where Codpac= 'null'); Ou seja, ele deveria me dizer se o código se encontra lá ou não. Deu errado, por isso estou aqui. Se alguém puder me esclarecer sobre esse tipo de consultas em que se busca um valor que não se encontra, eu agradeço.

Postado

Olá.

Faça o select na tabela PACIENTES, e uso o LEFT OUTER JOIN para fazer a junção das tabelas, ok.

No WHERE, é só fazer: WHERE CONSULTAS.CODPAC IS NULL

SELECT ..... PACIENTES
LEFT OUTER JOIN .... CONSULTAS
WHERE CONSULTAS.CODPAC IS NULL

Postado

Descobri a melhor forma de fazer e vou postar aqui, pois pode ser que ajude mais alguém: select * from Pacientes where codPac not in( select distinct(codPac) from Consultas); O not in é exatamente pra retornar quem não está na tabela, e o distinct é pra evitar repetições.

Erciley Junior, não testei sua forma ainda, mas de qualquer forma, obrigado pela colaboração!

Abç a todos.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!